skip to Main Content

11 remédios para azia caseiros e eficazes

Difícil é encontrar uma pessoa que nunca sofreu com azia. Ela causa uma sensação de queimação e é provocada pelo refluxo do ácido gástrico, uma substância fabricada no estômago para ajudar na quebra e absorção dos alimentos pelo intestino. Para evitar que isso aconteça ou mesmo amenizar o problema, é possível recorrer aos remédios caseiros para azia.

O fato de serem caseiros não significa que sejam mais “fracos”. Na verdade, eles conseguem ser muito eficazes e reduzem consideravelmente alguns efeitos colaterais típicos das drogas vendidas nas farmácias.

Quer algumas dicas do que é bom para azia? Então continue lendo este post e siga até o final!

1. Chá de camomila

A camomila é uma erva bastante conhecida por oferecer maior tranquilidade, relaxamento, melhorar a noite de sono e aliviar o estresse, que é considerado uma das causas do refluxo gastroesofágico. Assim, fazer um chá de camomila para azia alivia a queimação característica. Veja abaixo como fazê-lo.

Coloque 200 ml de água no fogo, e assim que levantar fervura, desligue. Acrescente 1 colher de chá de camomila e abafe. Deixe por cerca de 1 minuto, coe e beba assim que estiver morno.

2. Suco de pera

Para aqueles que não gostam de chá, o suco de pera é uma excelente alternativa. Além de ser rica em diversas vitaminas, minerais e fibras, a pera consegue diluir o suco gástrico, assim, quando o refluxo ocorre, a sensação de queimação é menor.

Suco de pera para azia é uma ótima opção para quem sofre de refluxos.

Para preparar o suco você só precisa bater no liquidificador duas peras maduras com a quantidade de água que deixe a bebida na consistência desejada. Para evitar o escurecimento do suco, adicione algumas gotas de limão.

3. Água com limão

Beber água com limão se tornou um hábito de muita gente. A bebida oferece diversos benefícios, entre eles a redução da sensação de queimação. É um dos remédios para azia mais simples e fáceis de fazer.

Tomar 1 copo de água morna com o suco de 1 limão morno 20 minutos antes do café da manhã (de preferência, em jejum) ajuda no equilíbrio dos níveis de ácido presentes no estômago.

remédios caseiros para azia - água com limão
Tomar água com limão em jejum equilibra os níveis de ácido presentes no estômago.

4. Chá de espinheira santa

A espinheira santa é uma planta bastante conhecida dos brasileiros por ajudar no tratamento de problemas estomacais e alívio da azia. Além disso, consegue ajudar em outros aspectos, como gastrite, e até mesmo auxiliar na prevenção da úlcera.

Para fazer o chá, você deve levar ao fogo 200 ml de água e, ao levantar fervura, desligue a chama e acrescente 1 colher de sopa de espinheira santa. Abafe a panela por cerca de 10 minutos, podendo consumir em seguida.

5. Chá de gengibre

Tem muita gente que “torce o nariz” para o gengibre, mas ele é rico em diversas substâncias que melhoram consideravelmente a nossa saúde, como os antioxidantes. O chá ajuda a reduzir as contrações estomacais e, assim, evitam que o refluxo ocorra e, por consequência, a azia.

remedio caseiro para azia - chá de gengibre
O chá de gengibre é uma ótima opção para aliviar a azia.

Você deve colocar 2 cm do gengibre, cortado em rodelas, numa panela com 2 xícaras de água e levar ao fogo. Quando começar a ferver, desligue a chama e mantenha a panela tampada por 30 minutos. Agora, basta remover os pedaços do alimento e ingerir um copo da bebida 20 minutos antes das refeições.

6. Bicarbonato de sódio

Barato e eficiente, é possível que você já tenha bicarbonato de sódio em casa. Quando diluído em água, essa substância possui efeito alcalinizante, o que diminui a acidez presente no estômago e, como consequência, reduz a sensação de queimação.

Seu uso não há segredo: misture uma colher de café com bicarbonato de sódio em 100 ml de água e beba.

7. Chá de funcho

Conhecido também como erva-doce, o funcho é rico em substâncias anti-inflamatórias que aliviam a queimação na garganta e reduzem o refluxo.

remedio caseiro para azia - chá de funcho
O chá de funcho é um remédio caseiro para azia simples e barato de se preparar.

O preparo do chá é bem simples: coloque uma colher de sopa do funcho em uma xícara de água fervente. Deixe em descanso por 10 minutos e, em seguida, coe e beba. Para quem tem crises de azia recorrentes, é recomendado tomar o chá três vezes por dia, ou 20 minutos antes de uma refeição especialmente pesada.

8. Maçãs vermelhas

Consumir maçãs vermelhas, sempre sem casca, ajuda a aliviar a azia. Isso acontece porque a fruta é rica em fibras, o que ajuda a empurrar o ácido do esôfago, e por possuir propriedades cicatrizantes, o que diminui a queimação.

A dica deve sempre ser seguida com maçãs vermelhas. As verdes são mais ácidas, o que pode acabar agredindo mais o estômago.

9. Amêndoas

As amêndoas produzem alcalina, uma substância que possui a capacidade de neutralizar os ácidos presentes no estômago, o que alivia a queimação da azia.

remedio caseiro para azia - amendoas
A amêndoa é uma boa aliada na luta contra a queimação característica da azia.

A indicação é comer quatro amêndoas depois de refeições. Você também pode substituir as amêndoas cruas pelo leite feito a partir dela, que possui menos gorduras.

10. Suco de aloe vera

A aloe vera, também conhecida no Brasil como babosa, possui propriedades ótimas para diversos fins, como hidratação de pele e cabelos, alívio de queimaduras solares, combate à dor muscular e para azia.

Sua característica calmante combate a acidez excessiva, o que também ajuda em casos de gastrite. O suco é fácil de preparar, sendo necessário retirar a polpa de duas folhas, adicionar água e meia maçã descascada, batendo no liquidificador.

11. Bananas

Considerada um antiácido natural, a banana é uma das frutas que podem aliviar a azia. Sua natureza semi-ácida ajuda a equilibrar o pH do estômago e, como consequência, gera um alívio quase imediato.

Há outros hábitos que você pode criar além de consumir os remédios para azia. Por exemplo, comer mais vezes no dia, mas em porções menores ou não deitar logo após as refeições, aguardando, pelo menos, 30 minutos na posição sentada ou em pé. Lembre-se que é a constância desse hábito que faz a diferença.

Além disso, se os sinais e sintomas se tornarem frequentes, o melhor é ir ao médico. Esses métodos caseiros devem ser utilizados apenas de forma pontual.

Acesse o e-commerce da Drogaria Liviero para conferir os produtos para alívio da azia, clique no banner!

 

Compartilhe:
Este artigo tem 9 comentários
  1. Muito importante essas publicações, pois deixa o indivíduo mais seguro quando o mesmo recorre a medicina alternativa para resolver alguns incômodos ou assuntos relacionados a saúde, desde de quê, os sintomas não sejam persistentes .

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Back To Top
×Close search
Buscar