Cansou no futebol? Veja remédios para acabar com a dor no corpo

Cansou no futebol? Veja remédios para acabar com a dor no corpo

cansou-no-futebol-veja-remedios-para-acabar-com-a-dor-no-corpo

Praticar esportes faz muito bem para a saúde, especialmente os aeróbicos como o futebol. O problema é que, muitas vezes, não estamos devidamente preparados para a intensidade desse esporte e a dor muscular pode aparecer no dia seguinte. A boa notícia é que existem diversos remédios para dor no corpo que podem ajudá-lo.

Esse tipo de situação acontece muito com os atletas de final de semana. Estamos falando daquela pessoa que passa a semana na frente da televisão ou do computador trabalhando e não pratica nenhum tipo de atividade física. Então, quando chega o final de semana, impõe um estresse ao corpo que, por sua vez, não está adaptado.

Analgésicos, anti-inflamatórios ou relaxante muscular?

Para algumas pessoas pode até parecer estranha essa pergunta, pois muita gente acredita que esses três grupos de medicamentos são a mesma coisa. Porém, o mecanismo de ação deles é diferente e é importante saber um pouco sobre o assunto:

  • analgésicos: eles conseguem interromper ou, ao menos, reduzir a transmissão da dor pelo sistema nervoso;
  • anti-inflamatórios não esteroides: a redução da inflamação é uma das formas de reduzir a dor;
  • relaxante muscular: são indicados para evitar espasmos — que são a causa de dores intensas — ou relaxar a musculatura quando eles ocorrem. 

Quais são os principais remédios para dor no corpo?

Dentro dos grupos que acabamos de citar, existem uma série de medicamentos que são bastante utilizados para reduzir a dor muscular que ocorre após exercícios intensos. Veja a lista abaixo:

Dorilax

Tem como princípio ativo a cafeína, o paracetamol e o carisoprodol. A principal indicação do Dorilax é analgésica e relaxante muscular. Também pode ser usado em casos de espasmos, distensões, torcicolo, contusões e luxações.

Flanax

No Flanax você encontrará uma substância conhecida como naproxeno sódico e é indicado para febre em adultos, dor de dente, dor pélvica ou qualquer outra causada por algum tipo de processo inflamatório.Também é indicado para gripes e resfriados.

Salonpas

Salonpas é bastante conhecido e pode ser caracterizado como um tipo de emplasto. O emplasto é definido como uma mistura de substâncias que, ao aplicada sobre a pele, ajuda a reduzir dores, inflamações e outros. É uma opção excelente para passar em regiões como joelhos e ombros.

Tanyx

Tanyx funciona como um tipo de TENS (Eletroestimulação Transcutânea). Sabe-se que a diferença de polaridade gerada nos nervos ajudam a levar a informação da dor para o cérebro. A função desse medicamento que é um tipo de adesivo eletrônio é a de retardar a velocidade dessa informação, aliviando assim a dor.

Por que não devemos nos automedicar?

Por não precisar de receita médica, muitas pessoas tomam esses medicamentos de forma irrestrita e indiscriminada. Por mais que eles pareçam inofensivos, todo remédio apresenta contraindicações e efeitos colaterais que precisam ser analisados com todo cuidado.

Por exemplo, o paracetamol, presente em grande parte dos analgésicos, pode lesionar seriamente o fígado se consumido em dosagens excessivas. Já os relaxantes musculares podem interagir com outras drogas e causar efeitos colaterais significativos como a sonolência. Esse efeito pode causar inúmeros problemas, por exemplo, para aqueles que trabalham dirigindo ou operam máquinas pesadas.

Portanto, sempre procure orientação médica antes de consumir qualquer remédio, ainda que você tenha o hábito de tomá-lo sem indicação. Ele pode causar prejuízos para a saúde a qualquer momento.

Quer mais opções de remédios para dor no corpo? Acesse o nosso site e veja todas as opções que oferecemos!

Drogaria Liviero!

Compartilhe:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *