skip to Main Content

Anemia: Veja quais são os principais sintomas

Veja quais são os principais sintomas de anemia

Os sintomas de anemia são provocados pela deficiência de glóbulos vermelhos no sangue, causada pela carência de nutrientes essenciais ao organismo, como vitaminas, proteínas, zinco e, o mais comum, ferro, responsável por aproximadamente 90% dos casos.

Anemia

O reconhecimento desses sintomas é importante para que saiba o momento de procurar por um médico e realize o tratamento adequado, no caso de constatação da anemia. Quer saber quais são eles? Continue a leitura e confira!

Como ocorre a anemia

O principal tipo de anemia é a ferropriva — que surge devido à escassez de ferro no organismo. Ela compromete a produção dos glóbulos vermelhos, também conhecidos como hemácias, responsáveis por transportar oxigênio através da corrente sanguínea para que as demais células do organismo funcionem satisfatoriamente.

Para ser distribuído de maneira adequada por todo o corpo, o oxigênio captado pelo pulmão precisa se ligar a uma proteína presente nas hemácias chamada hemoglobina, encarregada de realizar esse processo.

Contudo, quando a quantidade de hemácias no sangue fica reduzida por algum motivo, os sintomas de anemia surgem por conta da dificuldade do oxigênio chegar às células.

Os principais sintomas de anemia

Cansaço / fadiga

Com menos células para transportar oxigênio, a capacidade de trabalho de todos os tecidos e órgãos acaba comprometida, e o organismo preserva energia para garantir o desempenho dos tecidos e órgãos mais vitais.

Assim, cansaço, fadiga, fraqueza, sonolência, falta de ânimo e de disposição são os primeiros sintomas de anemia a surgirem e também os mais comuns, principalmente nos idosos, que passam a ter dificuldades em realizar tarefas típicas do dia a dia, como trocar de roupa e tomar banho.

Palidez cutânea

Com a priorização dos órgãos mais importantes, a pele e as mucosas são as primeiras afetadas e passam a receber menos sangue, apresentando um aspecto pálido.

A falta de hemácias também deixa o sangue mais diluído e, por consequência, com a cor menos viva. Os primeiros locais a refletirem esse sintoma de anemia são as gengivas, a conjuntiva dos olhos e as palmas das mãos, que ficam esbranquiçadas.

Câimbras

Os músculos também sofrem por conta da anemia. Com a oxigenação comprometida e a menor circulação de sangue, a musculatura pode desencadear contrações involuntárias, como as câimbras, reflexo do funcionamento anormal do organismo.

Taquicardia

A falta de oxigênio circulando sobrecarrega primeiramente o coração, que precisa aumentar a quantidade de sangue bombeado para abastecer os demais órgãos. Esse esforço excessivo faz com que os batimentos fiquem acelerados, provocando taquicardia.

Falta de ar

A deficiência de oxigênio no organismo combinada a uma frequência cardíaca mais acelerada pode provocar falta de ar nos pacientes com casos graves de anemia ou naqueles que possuem algum tipo de problema ou mau funcionamento cardiovascular e/ou respiratório.

Dor no peito

Em casos mais graves ou nos pacientes com histórico de problemas cardíacos, a combinação de taquicardia com a falta de ar provocada pela redução da oxigenação no organismo pode causar dores no peito e suscitar uma isquemia cardíaca.

Falta de concentração e de memória

A falta do ferro no organismo aliada à oxigenação deficitária pode afetar o desempenho cerebral. Problemas de concentração e falhas de memória tornam-se comuns em quem sofre de anemia, principalmente as crianças e os idosos.

A anemia, geralmente provocada pela falta de ferro no organismo, também pode ser desencadeada por alguma outra doença de base mais grave, como câncer, linfomas, leucemia, doenças hereditárias ou autoimunes.

Por isso, ao sentir qualquer um desses sintomas, procure seu médico para realizar o exame de sangue ― e se for o caso, identificar a gravidade da situação e definir qual a melhor terapia. Na maioria dos casos, uma alimentação saudável rica em ferro contorna o problema.

Para que outras pessoas também saibam detectar os principais sintomas de anemia, compartilhe essas informações em suas redes sociais e alerte seus familiares e amigos. Siga-nos no Twitter e curta nossa página no Facebook para conferir mais assuntos interessantes como esse.

Compartilhe:
Este artigo tem 0 comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Back To Top
×Close search
Buscar