Atletas de final de semana: futebol só aos domingos pode matar

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Atletas de final de semana: futebol só aos domingos pode matar

Você é um atleta de final de de semana? A semana é bem corrida, e você não consegue tirar um tempinho para praticar exercícios? Bem, daí o sábado e o domingo chegam, e você se torna um daqueles atletas de final de semana, correto? Então temos um alerta: atividades só nesses dias podem matar! E não é exagero!

Atletas de final de semana: futebol só aos domingos pode matar

Neste post, você descobrirá os perigos de se esforçar demais em apenas alguns dias e também conhecerá exercícios rápidos, como alongamentos, para ajudá-lo diariamente. Vamos lá?

Excesso de atividade física

Tantos esportistas quantos atletas de final de semana devem ter muito cuidado e não se exceder na prática de atividade física. Em excessos, as atividades provocam problemas hormonais e diversos tipos de lesões.

Nosso corpo precisa de regularidade para obter os resultados que buscamos. Por exemplo, ao passar a semana toda sem fazer uma caminhada e, nos finais de semana, decidir correr, seu organismo sentirá uma sobrecarga além do que está acostumado e lesionará algum membro.

Vale ressaltar que a prática diária reduz o risco de morte por hipertensão, problemas cardíacos e diabetes. Também promove o bem-estar e ajuda a controlar o peso, sintomas que não são bem administrados se você realiza as atividades somente aos finais de semana.

Lesões mais comuns dos atletas de final de semana

Contusões são as mais habituais nas pessoas que não se exercitam diariamente. A seguir, listamos as mais corriqueiras.

Entorse

Lesão clássica quando o movimento de uma articulação vai além da ação normal. Nesse caso, há um deslocamento súbito da articulação. Geralmente, os membros mais afetados são joelho e tornozelo.

Tendinite

A tendinite é um processo inflamatório referente ao trauma de um tendão, ocasionado por esforços físicos repetitivos. Os tenistas servem como exemplo, pois adquirem inflamações no tendão do antebraço.

Distensão muscular

A distensão acontece quando há ruptura do tecido fibroso dos músculos ou das fibras musculares. Normalmente, ocorre por estresse muscular, ou seja, quando existe um esforço muito grande, também conhecido por estiramento muscular.

Luxação

Quando há deslocamento ou separação das partes ósseas de uma superfície articular, chamamos de luxação. O ombro é um dos mais atingidos pelo problema.

Ruptura do ligamento ou tendão

Pessoas que praticam esportes de impacto lesionam, com frequência, essa difícil área de cicatrização. Nesse caso, o joelho é o principal membro afetado.

Contusões

As escoriações decorrentes de pancadas e batidas são clássicas em pessoas que não estão habituadas a atividades físicas. Por essa razão, é bem comum que os músculos mais fracos tenham as maiores tendências em contusões. Aqui está mais um bom motivo para estender os treinos durante a semana.

Fraturas

Pessoas ativas, que praticam exercícios diariamente, são menos propensas a fraturas, já que seus ossos se tornam mais fortes devido à pressão constante. Entretanto, caso a força seja exagerada, os atletas tendem a apresentar fraturas por estresse, quando há um desgaste muito grande dos membros.

Dicas para não ser um atleta de final de semana

Por mais que a vida seja extremamente corrida, procure dedicar um tempo para cuidar do seu corpo. As atividades devem ser limitadas às suas condições, levando em conta diversos fatores, como biótipo, aptidão e idade. Obviamente, sem deixar de lado o tempo de execução, que dever ser levado em conta às situações de cada um.

Pratique exercícios, pelos menos, 4 vezes por semana. Lembre-se de que você deve variar as atividades, para que não faça as mesmas coisas todas as vezes. Diariamente, procure fazer alongamentos, que são fundamentais para que os músculos não enrijeçam. Depois reserve um dia para praticar exercícios aeróbicos, com pesos, e até mesmo Yoga, uma atividade que trabalha corpo e mente.

Agora que você já sabe quais as lesões mais comuns dos atletas de final de semana e o que deve evitar para não ter contusões, siga-nos em nossas redes sociais, Facebook e Twitter, e receba dicas para cuidar do seu corpo!

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