skip to Main Content

Homem depois dos 30: porque tomar cálcio é importante

Homem depois dos 30: porque tomar cálcio é

importante

O tempo passa, a idade chega e é muito importante cuidar da saúde conforme os anos avançam. Por mais que não repare, o homem depois dos 30 também precisa estar atento às mudanças do seu corpo e, principalmente, tomar precauções para evitar doenças futuras.

cálcio para homem

Para auxiliar nesse processo, elaboramos este artigo para mostrar a importância do cálcio e porque os homens devem estar atento à falta dele. Acompanhe!

O cálcio e suas propriedades

Para que o corpo funcione bem, é preciso que exista um equilíbrio entre todos os nutrientes absorvidos pelo organismo. Entre eles, merecem destaque o cálcio, elemento fundamental para evitar patologias ósseas. A ingestão de alimentos ricos na substância ajuda no aumento da massa óssea e, por consequência, previne o surgimento de osteoporoses e fraturas constantes em adultos.

O cálcio faz parte de processos metabólicos importantíssimos para o corpo, como a transmissão dos impulsos nervosos, a excitabilidade muscular (capacidade de receber estímulos), ativação enzimática, secreção hormonal e a coagulação sanguínea. Apesar de tanto poder, o destaque maior do cálcio encontra-se em potencializar a mineralização dos ossos e dentes.

Estudos indicam que a concentração maior de cálcio no corpo humano é aos 35 anos. Depois disso há uma perda muita rápida de massa óssea: cerca de 1% ao ano. Essa redução cobra do organismo taxas mais elevadas de cálcio, tornando-se imprescindível a ingestão de alimentos ricos no nutriente, para que assim previna-se diversos malefícios.

O homem depois dos 30

Segundo pesquisas, a velocidade da perda muscular nos homens acontece entre 1-2% anualmente. Já a demanda calórica sofre uma perda calórica de 5 a 7% a cada 10 anos.

Ao avançar da idade, os homens tendem a perder mais músculos e acumular mais gordura. Isso acontece devido a desaceleração do metabolismo e a redução dos níveis de testosterona, aproximadamente entre os 30 e 35 anos.

Por essa razão, é possível notar as consequências mais acentuadas da insuficiência do cálcio depois dos 30 anos. Homens com hábitos alimentares ruins e com deficiências de vitaminas são os que mais sofrem com o avançar dos anos. Nessa fase, torna-se imprescindível uma boa alimentação e a prática de exercícios físicos para ajudar na queima de gordura, que não se desfaz tão rapidamente.

Osteoporose em homens depois dos 30

Um pouco menos comum no sexo masculino, mas que requer muita atenção, a falta do cálcio também gera osteoporose. Por mais que a recorrência seja menor e de forma lenta, a perda óssea acontece progressivamente e é grave.

Benefícios do cálcio para os homens

Os benefícios da ingestão do cálcio facilitam a vida tanto das mulheres quanto dos homens. O nutriente protege os músculos do coração e ajuda o sistema nervoso a manter a pressão controlada nas artérias. O cálcio também é responsável por contrair e relaxar os músculos cardíacos.

Além de fortalecer os ossos, a espinha dorsal também é beneficiada pelo nutriente. Uma espinha bem sustentada assegura a forma correta do corpo e previne dores nas costas. Outros tipos de problemas ósseos, como artrite, são evitados se você controla os níveis de cálcio.

Outro benefício da substância é atuar na prevenção da obesidade e no controle do peso. A deficiência do cálcio na alimentação faz os ossos liberarem uma quantidade extra do hormônio paratireoide na corrente sanguínea. Essa dose a mais estimula a produção de gordura e impede o processo de quebra, tornando difícil o emagrecimento.

Agora que você já sabe porque o homem depois dos 30 anos precisa ter uma boa ingestão de cálcio para manter a saúde em dia, curta a nossa página no Facebook e tenha sempre dicas atuais para cuidar do corpo.


Compartilhe:
Este artigo tem 4 comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Back To Top
×Close search
Buscar