skip to Main Content

Cólicas menstruais

Cólicas menstruais: você sabe como aliviar as dores?

As cólicas menstruais, ao contrário do que muitos podem pensar, não são algo normal. O ideal é que todo esse período passe sem causar nenhum tipo de dor. Entretanto, algumas mulheres sentem cólicas muito fortes e podem passar horas na cama ou não conseguir realizar as suas atividades cotidianas por conta desse problema.

Cólicas menstruais: você sabe como aliviar as dores?

O que são as cólicas menstruais?

Você sabe o que acontece dentro do seu corpo quando sente as tais cólicas? Já se perguntou por que elas acontecem e por que podem causar dor?

A menstruação ocorre pelo fato de a gestação não acontecer. Explicando melhor, todos os meses, o nosso corpo se prepara para receber o feto. As trompas, o útero e os ovários ficam na expectativa da fecundação e, quando ela não acontece, todo o arcabouço formado para receber o novo ser se desfaz na forma de sangue.

Durante esse processo, dentro do útero, se forma uma camada chamada de endométrio. É nela que o óvulo fecundado ficará para ser nutrido e se desenvolver. Quando esse fato não acontece, o próprio órgão manda sinais para que a produção de prostaglandina se inicie e faça com que ocorra a perda dessa camada.

As dores acontecem por causa das contrações musculares feitas pelo útero para expulsar essa camada. Essas contrações causam a compressão dos vasos e dos nervos da região e, por isso, causam a dor.

Quando a dor é muito intensa, é sempre bom procurar o médico, já que pode ser um caso de endometriose, que ocorre quando o endométrio se forma para além do útero, avançando para outros órgãos, como trompas e ovários.

Já as dores mais leves podem ser vistas apenas com um certo desconforto, mas que pode não se resolver sozinho.

Nos dois casos, o uso de medicamentos pode ser necessário, afinal de contas, nem sempre podemos parar as nossas tarefas do dia a dia por conta da dor.

Como fazer a dor passar?

Existem algumas formas de fazer com que a dor vá embora, ou mesmo de evitá-la. Veja quais são elas.

Exercícios físicos

Muitas mulheres não praticam exercícios quando estão menstruadas e é aí que mora o erro. Quanto mais parada você fica, mais difícil é para o endométrio se “descolar” do útero e é essa dificuldade que causa a dor.

Portanto, o ideal é sempre praticar algum tipo de exercício físico para prevenir as cólicas menstruais. E, se a dor já estiver instalada, uma caminhada leve pode ser de muita ajuda.

Bolsa de água quente ou compressa fria

Tanto o calor quanto o frio podem te ajudar a melhorar as dores que se desenvolvem com a cólica. Colocar uma bolsa de água quente na região mais baixa do abdome ajuda a relaxar a musculatura e reduzir as contrações uterinas. Dessa forma, a dor fica menos intensa.

Já a compressa fria – bolsa térmica em gel – é outra boa alternativa para reduzir a dor. Ela deve ser colocada no congelador e, antes de aplicá-la no local, o ideal é forrá-la com um tecido mais fino, como o algodão. O frio consegue retardar a resposta da dor, ou seja, deixa os impulsos nervosos mais lentos e, assim, a resposta a esse sintoma diminui.

Medicamentos

O remédio utilizado para o tratamento dependerá da causa, ou seja, é preciso, em primeiro lugar, descobrir por que a dor acontece.

Por exemplo, algumas mulheres sentem dor por causa da elevada produção do hormônio prostaglandina. Quanto mais dessa substância estiver presente, mais contrações haverá e, como consequência, mais dor. Nesses casos, o ideal é usar um medicamento antiespasmódico.

Os analgésicos e anti-inflamatórios também podem ser uma excelente opção. Mas, se a dor estiver muito forte, o ideal é seguir a orientação médica, já que pode ser um caso de endometriose.

As cólicas são um incômodo na vida de muitas mulheres. O lado bom é que existem maneiras de aliviar o desconforto e, assim, você não vai mais precisar conviver com essa dor!

Já sabe como se livrar, de uma vez por todas, das cólicas menstruais? Aproveite e aprenda também sobre a endometriose, seus sintomas e descubra se esse pode ser o seu caso!

Gostou de saber um pouco mais sobre como cólicas menstruais? Para ter mais informações como essa e melhorar a sua saúde, assine a nossa newsletter!

drogarialiviero-xolixas-menstruais

Compartilhe:
Este artigo tem 13 comentários
  1. Eu tenho 14 anos, menstruei com 12 tenho cólicas muito forte de não querer nem acorda
    Eu fico impaciente! Devo me preocupar com as cólicas enlouquecedora ? E o sangramento absurdo ? (Muito sangue )

      1. Depois de 3 anos sem menstruar minha menstruacao veio, e comecei o anticoncecional
        Completei a cartela 21 dias menstruando sem parar é agora na pausa está vindo pior muito sangue é normal???
        Por que eu fiquei 3 anos.

    1. Tenho 12 anos e eu menstruei ontem tô tipo isso não e vdd né mais e vdd as dores estão sendo bem graças e calmas até agora pq são os primeiros dias espero que não mude vou utilizar para amenizar a dor a bolsa de água quente a noite e a frio durante o dia pq aqui o tempo tá frio se eu usar uma bolsa gelada pela noite vai dá um frioooo então tô bem né kkk até agora tá super tranquila tava bem fraca mais agora tá mais forte espero acalmar mais

      1. Bom dia, Aina! Seria bem legal ter o acompanhamento de ginecologista para que possam te acompanhar e tirar todas as suas dúvidas nesse momento. Se for possível para você, converse com seus responsáveis sobre a possibilidade de uma teleconsulta (feita em chamada de vídeo), para evitar exposição!

  2. Depois de 3 anos sem menstruar minha menstruacao veio, e comecei o anticoncecional
    Completei a cartela 21 dias menstruando sem parar é agora na pausa está vindo pior muito sangue é normal???
    Por que eu fiquei 3 anos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Back To Top
×Close search
Buscar