skip to Main Content

Quer mais fôlego? Veja como ganhar mais resistência física

Você sabe como ganhar resistência física?

Sabemos o quanto é importante para a nossa saúde a prática de exercícios físicos. Começar é o primeiro passo para ter uma melhor qualidade de vida no futuro, mas ter fôlego nesses primeiros dias ou para aumentar o nível dos exercícios, pode ser um pouco mais difícil. Por isso, vamos ensiná-lo agora como ganhar resistência física e, assim, melhorar o seu desempenho.

A resistência está, intimamente, relacionada aos músculos e ao sistema cardiorrespiratório, mas muito depende do tipo de atividade que se pratica. Por exemplo, na musculação você precisa de uma resistência muscular maior para conseguir realizar o movimento com a carga. Já numa corrida, quanto melhor o sistema respiratório e cardíaco consegue se desenvolver, por mais tempo você corre.

Mas você sabe como ganhar resistência física? Veja agora algumas dicas que podem ajudá-lo!

Faça exercícios regularmente

Desistir ao enfrentar o primeiro obstáculo é uma péssima decisão para quem quer ganhar resistência. Ela só se constrói com o passar do tempo e você adquirirá um pouco mais a cada dia de exercícios. Portanto, manter uma regularidade nas atividades é essencial para conquistar o seu objetivo.

Planeje os seus treinos

Para otimizar os resultados, é importante planejar os exercícios de resistência física ideais. A melhor saída é sempre procurar um profissional capacitado, que poderá montar treinos que sejam interessantes para o caso individual, levando em conta as particularidades de cada um.

como ganhar mais resistência física - treino
Os treinos são melhores aproveitados quando planejados.

Uma dica para quem quer começar sozinho é apostar em treinos intercalados. Nessa modalidade, é necessário intercalar exercícios de alta intensidade com aqueles mais tranquilos. Esse esquema faz com que o corpo consiga relaxar sem ficar ocioso.

Esse tipo de treino é bem cansativo, por isso, as sessões não devem levar mais do que 40 minutos. E, como dito anteriormente, apenas um profissional conseguirá determinar quais tipos de exercício são mais indicados para cada um.

Deixe o cigarro de lado

Provavelmente, você já deve ter visto uma foto de como é o pulmão de um fumante. A nicotina, além de provocar dependência química, promove uma reação inflamatória no tecido pulmonar. Isso gera desconforto ao respirar e uma grande dificuldade para realizar as trocas gasosas, já que há formação de edema, consequência da inflamação nos alvéolos.

Essa reação inflamatória não demora semanas ou meses para acontecer, ocorre em questão de horas. Portanto, se você quer aumentar a sua resistência física para melhorar nos exercícios, pare de fumar de uma vez.

Lutar contra o tabagismo pode ser difícil. Para garantir um resultado melhor, é recomendado procurar por ajuda profissional.

Aqueça-se

Fazer um aquecimento antes dos exercícios é muito importante para aumentar a resistência. Nesse caso, deixe de lado os alongamentos, pois eles não são uma boa forma de aquecimento e também reduzem a resistência muscular.

Num primeiro momento, aposte em uma corrida leve, em pular corda, fazer polichinelos, exercícios de prancha ou qualquer outro que ajude o corpo a entrar no ritmo.

como ganhar mais resistência física - prancha
Exercícios de prancha são boas opções para o aquecimento.

Lembre-se que se aquecer é essencial, pois você prepara não só o corpo como informa ao cérebro que ele deve se preparar para os próximos minutos.

Hidrate-se

Quem deseja aprender como melhorar o fôlego e aumentar a resistência física precisa levar em conta a importância da hidratação. Ela impacta na qualidade de vida em geral, e é especialmente importante durante exercícios físicos.

Fique de olho na hidratação antes, durante e depois da sessão de treinos. Para beber durante os exercícios, aposte em isotônicos.

Aumente o ritmo gradativamente

Começar já no primeiro dia de corrida tentando alcançar uma distância de 5 km não é a melhor opção. Se o corpo não está acostumado a se movimentar, ele precisa ser ensinado a isso. Com o tempo, os seus músculos também se adequarão às necessidades que as atividades físicas impõem sem que você tenha que fazer um grande esforço para isso.

Portanto, crie um ritmo de exercícios. Você pode começar, por exemplo, indo à academia 2 ou 3 vezes por semana e aumentar a quantidade de dias aos poucos. Com isso, o ritmo também aumentará e você terá maiores condições de realizar as atividades com maior desempenho.

Descanse

Ter o descanso adequando é essencial para aumentar a resistência, especialmente, quando o assunto é musculação. Por exemplo, você malhou os membros inferiores hoje. O ideal é que eles descansem por completo por cerca de 48 horas. Assim, amanhã, apenas os membros superiores poderão ser submetidos ao esforço. Esse descanso permitirá que as fibras musculares se recuperem antes de uma nova série de exercícios.

como ganhar mais resistência física - descanso
O descanso é essencial para que os músculos se recuperem.

Mantenha uma rotina

Para alcançar bons resultados, é necessário manter uma rotina de treinos. Isso quer dizer que é necessário planejar os dias de exercício e levar em conta o que será feito em cada um deles, mas não significa fazer sempre a mesma coisa.

Com o tempo, o corpo irá se acostumar com a rotina, diminuindo os ganhos de resistência. Por isso, é indicado trocar os treinos a cada 15 dias, no mínimo. Lembre-se que apenas profissionais certificados possuem a autorização de planejar os seus exercícios!

Analise a alimentação

Uma boa alimentação é essencial para quem quer aprender como ganhar mais resistência física. Prefira consumir carboidratos complexos, como batata doce, arroz integral, frutas, entre outros, que dão a energia necessária, ajudam o corpo a trabalhar e dão saciabilidade.

Procure fazer as refeições, leves e balanceadas, duas horas antes do treino. Sempre que possível, procure um profissional, como nutricionista esportivo, para te ajudar a montar a sua nova dieta.

Os suplementos alimentares também podem te ajudar. Com opções para todos os objetivos, é possível que esse auxílio faça bastante diferença.

A Drogaria Liviero conta com uma seleção de suplementos alimentares para você. Clique no banner e confira!

Compartilhe:
Este artigo tem 2 comentários
  1. Faz muito tempo que não faço exercícios e quando faço algum tipo de esforços fico com faltar de ar tipo subi uma escada empura um carro como deve melhorar isso

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Back To Top
×Close search
Buscar