Como tratar lesões musculares: chega de dor, saiba tudo!

Tempo de leitura: 4 minutos

Chega de dor: saiba como tratar lesões musculares

 

como-tratar-lesoes-musculares

Como tratar lesões musculares: As lesões na musculatura não são problemas restritos a atletas profissionais ou pessoas que praticam atividades físicas e exercícios todos os dias. Qualquer pessoa está sujeita a sofrer com elas. Portanto, é muito importante saber como tratar lesões musculares.

Neste artigo, apresentaremos a você as lesões mais comuns que afetam os músculos e ensinaremos formas de tratá-las para evitar que interfiram em seu dia a dia ou evoluam para problemas mais graves. Continue a leitura e confira!

Lesões musculares mais comuns

No treino da academia, no futebol de final de semana ou ao realizar um esforço muito grande, uma lesão muscular pode acontecer. Esse é um machucado que afeta a musculatura de pessoas de qualquer idade que realizem repetidas vezes movimentos errados ou então esforços além do seu condicionamento físico.

As principais lesões que podem afetar a musculatura são:

  • estiramento;
  • distensão;
  • contusão;
  • ruptura ou laceração.

Elas são classificadas em grau 1, grau 2 ou grau 3. No grau 1, uma pequena quantidade de fibras musculares é lesionada, cerca de menos de 5% do total.

No grau 2, acontece um comprometimento maior, mas que ainda não ultrapassa 50% do total de fibras. Já nas lesões de grau 3, aquelas mais graves, ocorre a ruptura de muitas fibras musculares, sendo mais de 50% delas.

No geral, as lesões musculares são classificadas como contusões ou estiramentos. As lesões de grau 3 são as menos comuns. Porém, ainda que o machucado seja de menor gravidade, é importante tratá-lo para que as fibras possam  se regenerar.

Como identificar uma lesão

Antes de saber como tratar lesões musculares, é importante que você aprenda a identificar adequadamente esse tipo de machucado e a sua gravidade. Isso vai ajudar a entender se você pode se cuidar sozinho ou se precisa de um médico.

As lesões com menor gravidade são aquelas que provocam dor nos músculos, dificuldade para realizar movimentos e até mesmo perda de força no membro afetado. No caso das lesões mais graves, elas causam inchaço, vermelhidão, aumento da temperatura no local lesionado e, em casos severos, hematomas.

Como tratar lesões musculares

Embora seja preciso ter cuidado com lesões de todos os graus, aquelas de menor gravidade não precisam de um acompanhamento médico num primeiro momento. A dor e os incômodos podem ser melhorados com compressas frias e a aplicação de spraysloções ou géis.

As compressas, ou aplicação de gelo, devem ser realizadas por 15 minutos, cerca de 3 ou 4 vezes ao dia, nas 48 horas após o ferimento. Quando houver algum inchaço, elevar o membro afetado ajuda a melhorar a circulação local, aliviando a dor e reduzindo o edema.

É possível tratar lesões musculares com a ingestão de medicamentos orais. Porém, não é aconselhado o uso exagerado de anti-inflamatórios. De acordo com um estudo publicado na Wiley Online Library, doses altas dessas substâncias podem interferir no processo de cicatrização das fibras musculares, retardando sua recuperação, atrapalhando a hipertrofia e reduzindo o ganho de força.

O ideal é utilizar apenas analgésicos ou relaxantes musculares para ajudar minimizar a dor e diminuir a tensão. No caso dos anti-inflamatórios, eles somente devem ser ingeridos se você já tiver recebido essa indicação de um médico.

As lesões de maior gravidade necessitam de acompanhamento especializado. Isso porque o médico realizará exames para analisar a extensão das rupturas e ainda indicará medicamentos adequados para melhorar a recuperação das fibras musculares.

É importante manter o repouso do músculo lesionado, evitando esforços e ainda fazendo uma pausa na prática de atividades. A rotina normal somente poderá ser retomada quando não houver mais sintomas e os movimentos estiverem mais uma vez confortáveis.

Uma coisa que você precisa saber é que pode adquirir medicamentos e produtos para tratar lesões musculares pela internet. Existem lojas confiáveis com excelentes preços para que você possa fazer suas compras com segurança e economia.

Ou seja, é possível saber como tratar lesões musculares sem precisar ir à farmácia ou sair de casa. O importante é que você cuide dos seus músculos para que eles possam se recuperar rapidamente e você, mais uma vez, tenha liberdade para realizar movimentos sem sentir dor.

Entre em contato conosco, da Drogaria Liviero, conheça nossa variedade de produtos para tratar lesões musculares e descubra como fazer economia!

2 Comentários


  1. Qual remédio seria bom pra mim lesão de 2 grau inchaço pouco mas sem vermelhidão…estiramento virilha 17 dias e ainda doi não consigo jogar futbol
    ..

    Responder

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *