skip to Main Content

Comprar medicamentos na internet é seguro?

Farmácia online: comprar medicamentos na internet é seguro?

Com o avanço da tecnologia e a correria do dia a dia, o e-commerce vem se destacando. Cada vez mais pessoas deixam de lado a maneira usual de realizar as suas compras e optam pela forma online. No entanto, apesar da facilidade, comprar medicamentos na internet desperta dúvidas nos consumidores.

Farmácia online: comprar medicamentos na internet é seguro?

As vantagens são muitas, sendo a principal delas não precisar se deslocar quando se está doente. Para você poder aproveitar as comodidades do comércio via web, sem receio, vamos explicar neste post o que deve ser observado para realizar uma compra segura. Acompanhe!

Confira se a farmácia possui loja física

Um dos pré requisitos estabelecidos pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) para que medicamentos possam ser vendidos pela internet, é que a empresa que está fazendo a venda online possua uma loja física.

Deve haver ainda um farmacêutico disponível para atendimento. Pesquise então se o site escolhido para a compra tem alguma filial aberta ao público.

Veja se o endereço da web é seguro

Para assegurar o consumidor de que ele não está comprando um medicamento falso em um estabelecimento não credenciado, a Anvisa determina que os sites utilizem sempre o domínio “.com.br”. Nunca compre produtos de páginas que não terminem com esta sigla.

Além disso, na página principal devem constar os dados da empresa como:

  • razão social;
  • CNPJ;
  • endereço físico;
  • telefone;
  • horário de funcionamento;
  • nome e registro de CRF do farmacêutico responsável.

Verifique se o remédio é aprovado pela Anvisa

Verificar se o remédio requerido possui liberação na Anvisa é uma boa maneira de conferir se a drogaria é séria. O órgão é responsável pela segurança dos medicamentos e realiza todos os testes necessários para que haja a venda do remédio.

Atenção: algumas vitaminas e suplementos não precisam de registro, mas é altamente recomendado que um nutricionista ou farmacêutico seja consultado.

Pesquise os valores dos medicamentos

Desconfie de remédios com o preço muito abaixo do mercado. Algumas vezes, os estabelecimentos fazem promoções, então é preciso pesquisar.

Uma boa estratégia quando se encontra promoções é verificar se os outros produtos do site encontram-se em um valor de mercado. Os laboratórios costumam manter um custo de distribuição tabelado, por isso, não existe milagre.

Se todos os medicamentos de uma mesmo site estiverem com um preço muito baixo, não é um bom sinal. Isso pode indicar produtos falsificados ou até mesmo contrabando e roubo de carga. Por isso, fique atento!

Não compre em sites que não solicitem receita médica

A venda fora do estabelecimento físico de qualquer medicamento que necessite receita médica é vedada pela Anvisa. Por isso, não compre produtos em sites que vendam esse tipo de mercadoria, pois eles estão violando a lei e, com certeza, não são empresas sérias.

O medicamento com controle especial e retenção de receita até pode aparecer no site com o valor e as características, porém sem foto e com uma mensagem de venda proibida via internet.

Cheque se o produto está lacrado

Na hora da entrega, certifique-se de que os medicamentos estão em embalagens lacradas, com código de barras e tarja de segurança. Observe também se ele está na validade.

Caso faça uso contínuo do remédio ou tenha uma caixa em casa, é possível fazer uma comparação para ter certeza que não se trata de um produto falsificado.

Comprar pela internet é uma excelente opção, que oferece muita comodidade! Apesar de muitas pessoas ainda ficarem com o pé atrás, seguindo as dicas de segurança, é muito difícil que algo dê errado.

E você, costuma comprar medicamentos na internet? Ou está pensando em começar? Deixe um comentário no post com as suas dúvidas ou nos conte as suas experiências caso já tenha comprado!

Gostou desse artigo? Então siga-nos no Twitter e curta nossa página no Facebook para conferir mais assuntos interessantes como esse!

Compartilhe:
Este artigo tem 0 comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Back To Top
×Close search
Buscar