skip to Main Content

Cuidados antes de viajar: como se prevenir

Seja por motivos profissionais ou lazer, é sempre importante tomar certos cuidados antes de viajar, assim como durante e depois. Para garantir a melhor experiência possível, vale a pena ficar de olho no que fazer para ter certeza que estará em segurança.

Separamos os principais cuidados para quem irá viajar, para manter a saúde e segurança em dia. Continue a leitura para conferir!

Verifique a sua vacinação

Dependendo do seu destino, é necessário tomar vacinas para viajar. Na maioria dos casos, os países e regiões que exigem imunização não o fazem por conta de contaminação do turista em seu território, mas para evitar que visitantes tragam doenças para o local.

Dentro do Brasil, é recomendado tomar vacinas de febre amarela ao visitar regiões de mata e rios, principalmente no Norte e Nordeste.

Em viagens internacionais, é sempre bom levar o Certificado Internacional de Vacinação ou Profilaxia — conhecido também como CIVP. Como o documento é vitalício, não é necessário emiti-lo sempre que for viajar.

Cuidados antes de viajar - vacinaçãoDiversos países exigem ou recomendam vacinas para a entrada de turistas.

Antes de viajar, lembre-se de conferir quais as exigências de imunização do país, que podem ser verificadas no site da Anvisa. Clique aqui, selecione a aba “exigências de viagem” e coloque o país ou países que pretende visitar.

Você encontrará algumas situações diferentes, como casos em que vacinas são exigidas ou apenas recomendadas. Seja qual for a situação, o mais seguro é sempre buscar a prevenção para sua própria segurança e de quem está em sua volta.

Faça um check-up

Um dos principais cuidados antes de viajar é fazer um check-up da sua saúde, principalmente se a viagem for longa. Ele trará paz e segurança para o viajante, que poderá saber exatamente como está a sua saúde e fazer as prevenções e tratamentos necessários.

Sua importância se dá, principalmente, por conta de coberturas de planos de saúde. Mesmo viajando dentro do país, pode ser que o plano cubra apenas tratamentos e consultas na região em que a pessoa mora, ou ainda simplesmente não possua cobertura internacional.

Normalmente, um check-up pré-viagem inclui exames, como hemograma completo, testes de glicemia, triglicérides, ergométrico e de urina, verificação da atividade dos rins e índices de colesterol. Dependendo do caso, o médico pode solicitar exames extras.

Para se prevenir, contratar um seguro viagem vale a pena. Essa modalidade de seguro garante atendimento médico e suporte no destino, o que pode livrar o viajante de dívidas caríssimas em emergências.

Prepare-se de acordo com o destino

Assim como no caso da vacinação, os cuidados devem ser pensados de acordo com o destino da viagem. Desde a arrumação da mala até as precauções de saúde devem considerar as especificidades do destino, como clima, cultura e outras particularidades.

Por isso, é essencial uma boa pesquisa sobre o país ou região que irá visitar. Outra boa dica é conversar com pessoas que já foram para o mesmo lugar Assim, você leva somente o necessário e programa para possíveis situações.

Cuidados de acordo com o meio de transporte

Dependendo do meio de transporte, é necessário tomar cuidados específicos. Confira dicas para os tipos mais comuns:

Carro

Antes de viajar de carro, é importante levar o automóvel para uma revisão geral. Na assistência, partes mecânicas e outros componentes, assim como o estado atual dos pneus, serão analisados. Lembre-se que não realizar um check-up ou a manutenção necessária pode parecer uma economia, mas deixa os viajantes expostos a mais problemas.

Ao viajar com crianças, principalmente bebês, é necessário adaptar o carro às necessidades — e isso vai muito além da cadeirinha. Leve brinquedos, livrinhos e outros itens que sirvam de distração, além de programar as paradas.

Cuidados antes de viajar de carro
Viagens de carro precisam de cuidados específicos, principalmente quando se viaja com crianças.

Para o conforto de todos, é essencial levar água. A dica é utilizar garrafas térmicas, para que a água permaneça fresca por mais tempo. Além disso, é recomendado levar lanches leves, como frutas, para comer durante o caminho. Evite refeições e lanches pesados, que aumentam a chance de alguém passar mal.

Ônibus

As viagens de ônibus devem ser feitas usando roupas leves e confortáveis. Vale a pena preparar a bagagem de mão, que será levada no assento ou compartimento superior, com itens-chave, como carteira, remédios de uso contínuo ou medicamentos anti-enjoo, analgésicos e outros que podem ser adquiridos sem receita e são úteis em viagens.

É importante levar um agasalho e manter a hidratação durante a viagem, visto que ônibus costumam ser fechados e com ar-condicionado. É também recomendado levar uma almofada de pescoço, própria para viagem, garantindo maior conforto e reduzindo as chances de acordar com dores.

Avião

Viagens de avião costumam ser mais rápidas, porém, menos confortáveis. A mesma regra do agasalho e da hidratação para trajetos de ônibus vale aqui, assim como a almofada de viagem e os remédios importantes.

Beber água durante o voo não apenas ajuda na hidratação, mas também pode aliviar incômodos causados pelas mudanças bruscas de pressão. Mascar chicletes e bocejar também são técnicas simples que podem trazer alívio.

As almofadas de pescoço aumentam o conforto em viagens de avião.

Os cuidados com bebê em viagem de avião servem para dar mais conforto e segurança para a criança e responsáveis. Médicos recomendam que bebês não viajem de avião antes de um período mínimo de 28 dias de idade, melhor ainda se puder evitar antes dos 3 meses. Bebês neonatais podem sofrer complicações e precisarem de atendimento médico imediato, o que é dificultado em viagens do tipo.

Alguns aviões possuem fraldário. O ideal é entrar em contato com a companhia aérea antes mesmo de comprar as passagens.

Não esqueça o kit de primeiros socorros

Levar um kit de primeiros socorros para viagem é essencial! Além de dar mais segurança, essa é uma forma de preparação para pequenos problemas, como tombos, cortes leves, dores de cabeça, entre outros.

Coloque no kit itens para curativos, como antissépticos, fitas para curativo, gaze e esparadrapo, além de tesouras e pinças para auxiliar o processo. Leve também medicamentos de uso contínuo e remédios de venda livre, como antigripais, analgésicos leves e relaxantes musculares. Adesivos e pomadas para aliviar dores musculares podem ser especialmente úteis em viagens muito longas.

Seguindo os cuidados antes de viajar, seu tempo fora da cidade pode ser muito mais produtivo e tranquilo. Quer receber novas dicas para a sua saúde e bem-estar, todas as semanas, diretamente em seu e-mail? Preencha o formulário abaixo!


Compartilhe:
Este artigo tem 0 comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Back To Top
×Close search
Buscar