skip to Main Content

Saudável e iluminada: 7 cuidados com a pele aos 40 anos

Com o passar da idade, a pele tende a perder firmeza, tônus e hidratação, exigindo atenção especial e diária. Dermatologistas aconselham algumas etapas de cuidados com a pele aos 40 anos: limpeza, hidratação intensa, proteção solar, esfoliação leve e tratamento para os sinais de envelhecimento.

Confira, a seguir, os sete passos diários mais importantes que vão deixar sua pele ainda mais bonita!

1. Limpe a pele diariamente

Nossa pele acumula poeira e resíduos de poluição ao longo do dia, que se não forem removidos do jeito certo podem deixá-la frágil e exposta aos radicais livres, que provocam envelhecimento precoce.

Os melhores produtos para pele madura nesta etapa de limpeza são um sabonete líquido apropriado ao seu tipo de cútis e uma solução micelar, que remove impurezas, equilibra o pH e acalma epidermes sensíveis. Limpe a pele duas vezes ao dia, ao acordar, e à noite, ao chegar em casa.

2. Aplique um antioxidante

O antioxidante é o produto que vai neutralizar a ação dos radicais livres, que danificam as células saudáveis e promovem o envelhecimento precoce da pele. Os dermocosméticos com ação antioxidante são compostos por vitamina C, ácido ferúlico, resveratrol, phloretin ou vitaminas A e E.

A vitamina C é uma das substâncias mais adoradas pela sua ação clareadora de manchas e por proporcionar luminosidade e beleza à pele.

Os antioxidantes podem ser aplicados de manhã e à noite. Nos dois períodos, use-os imediatamente após a etapa de limpeza. Faça movimentos leves para os ativos penetrarem na epiderme.

3. Hidrate

O desequilíbrio hormonal da menopausa interfere diretamente na pele, deixando-a mais ressecada. Por isso, é fundamental hidratar para repor a perda gradativa de água. Os hidratantes vão nutrir as células cutâneas e amenizar os efeitos da flacidez, uma vez que a produção de colágeno também diminui depois dos 40.

Para a pele do rosto, dê preferência a hidratantes em creme com vitaminas e manteiga de karité.

cuidados-com-a-pele-aos-40-anos
Hidratar é uma etapa essencial da rotina para ter uma pele bonita aos 40 anos.

4. Use protetor solar

Expor a pele à radiação ultravioleta (UV) sem proteção provoca danos cumulativos, alerta a Sociedade Brasileira de Dermatologia. Podem acontecer alterações, como sardas, manchas, rugas e pintas. Em excesso, a exposição ao sol pode contribuir para o surgimento de tumores benignos ou malignos. Por esses motivos, é indicado o uso diário de filtro solar.

A pele madura tende a sofrer os efeitos nocivos do sol com mais intensidade, tornando-se propícia a manchas, sardas, rugas e até câncer. Não deixe de usar protetor solar diariamente. Aplique de manhã, antes de sair de casa, e reforce com uma camada no início da tarde.

Opte pelos protetores com FPS acima de 30. Os produtos com cor atuam também na proteção da luz visível, emitida por lâmpadas e telas de aparelhos.

5. Experimente produtos com retinol

O retinol é um composto derivado da vitamina A, altamente eficaz para melhora da textura, luminosidade e firmeza da pele, pois contribui para a produção de colágeno. Também tem atuação contra rugas, poros dilatados, manchas e espinhas.

Incorpore um dermocosmético com retinol à sua rotina noturna, após a limpeza da pele. Os produtos também podem ser utilizados durante o dia, mas é fundamental aplicar protetor solar com alto fator para evitar irritações.

6. Esfolie gentilmente

A esfoliação é uma etapa essencial da rotina de cuidados com a pele do rosto aos 40 anos. Ela é especialmente importante para a cútis madura por promover a renovação celular.

Esfoliar suavemente a pele duas vezes por semana é uma forma de estimular o transporte de oxigênio e nutrientes para as células cutâneas, resultando em mais brilho. Prefira esfoliantes à base de ácido, como o AHA.

cuidados-com-a-pele-aos-40-anos
Faça uma esfoliação facial suave duas vezes por semana.

7. Creme para os olhos

A área dos olhos é onde os primeiros sinais da idade aparecem, já que a pele é muito delicada e 40% mais fina. Para adiar o surgimento das linhas de expressão, invista em um bom creme para a região e aplique-o diariamente de manhã e à noite.

Procure uma fórmula com retinol (vitamina A) e antioxidantes para obter melhores resultados.

Os cuidados com a pele aos 40 anos incluem uma rotina para mantê-la saudável e radiante todos os dias. A Drogaria Liviero oferece opções variadas de produtos de skincare com os ativos necessários para a pele madura. Clique no banner para conferir!

cuidados-com-a-pele-aos-40-anos

Compartilhe:
Este artigo tem 0 comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Back To Top
×Close search
Buscar