Cuidados com a saúde no Carnaval: previna-se!

Tempo de leitura: 6 minutos

O Carnaval está chegando! A maior festa de rua do Brasil é de curtição para alguns, mas, para aproveitá-la ao máximo, é essencial seguir alguns cuidados com a saúde no Carnaval.

Se você vai aproveitar a época para festar, o post de hoje é para você! Separamos dicas importantes para garantir um Carnaval saudável e divertido. Continue a leitura para conferi-las!

Mantenha a hidratação

Manter a hidratação no Carnaval é essencial para garantir uma folia saudável! Afinal, as festas costumam ser durante o dia e ao ar livre, e a combinação de exposição solar, calor e bebidas alcoólicas facilita a desidratação.

A desidratação pode causar muito mais do que um desconforto, sendo que é possível ter desmaios e problemas sérios, acabando com a sua festa. Por isso, não esqueça de sempre tomar água, aproveitar frutas ricas em líquidos e maneirar no álcool. Caso queira opções mais apetitosas, aposte em sucos naturais e água de coco.

Proteja a sua pele

Os bloquinhos costumam passear pelas ruas das cidades durante o dia, então é extremamente importante proteger sua pele contra a radiação solar! Além de evitar queimaduras, a exposição excessiva pode agravar problemas cutâneos e até aumentar as chances de contrair câncer de pele.

cuidados com a saúde no carnaval - protetor solar
Não importa se vai passar o Carnaval na praia, piscina ou nas ruas: o protetor solar é sempre obrigatório!

Para proteger-se corretamente, utilize um bom protetor solar, lembrando de reaplicá-lo conforme a recomendação do produto. Também vale a pena usar chapéus ou bonés para proteger o couro cabeludo, óculos com proteção UV e apostar em roupas feitas com tecidos que oferecem proteção solar.

Evite exageros

Como já dizia o ditado, tudo que é demais estraga. Ele se encaixa especialmente bem quando falamos de Carnaval, visto que é uma época conhecida por exageros no consumo de álcool e outras drogas.

O número de mortes e acidentes no trânsito durante o feriado prolongado continua alto, sendo que, em 2019, 2 mil pessoas foram detidas por dirigirem embriagadas.

Por isso, coloque a mão na consciência neste Carnaval e não exagere na bebida, além de não dirigir, se beber. Dessa forma, você evita desde uma ressaca até acidentes graves, que podem colocar sua vida e de outros em risco.

Coloque a proteção em primeiro lugar

Durante o Carnaval, é possível encontrar diversas campanhas de prevenção contra ISTs, mas todo cuidado é pouco. O uso da camisinha e outras formas de proteção é indispensável para ter relações sexuais seguras, independentemente de idade, gênero ou orientação sexual.

Mesmo se não tiver planos de ter relações, não custa nada se prevenir e carregar uma camisinha para a folia. Só não vale deixá-la na carteira, pois ela pode perder a efetividade devido à fricção do látex da camisinha com a embalagem, principalmente quando se guarda a carteira no bolso de trás.

Prefira carregá-la em bolsas ou, caso seja apenas para uma saída, no bolso da frente, recomenda o Ministério da Saúde.

cuidados com a saúde no carnaval - camisinha

Um dos principais cuidados com a saúde no Carnaval é proteger-se na hora do sexo.

É importante lembrar que camisinhas penianas estão disponíveis em Unidades Básicas de Saúde gratuitamente, sendo que alguns postos possuem também lubrificante e camisinha vaginal. Caso prefira uma versão diferenciada, como sem látex, de tamanhos diferentes, extrafinas ou saborizadas, procure as opções disponíveis para compra em farmácias.

Se você fez sexo sem proteção recentemente, procure imediatamente o local mais próximo que ofereça a PEP (Profilaxia Pós-Exposição ao HIV). Confira a lista de lugares que disponibilizam o tratamento gratuitamente. Aproveite a visita e faça um exame para detectar outros tipos de ISTs que possam ter sido contraídas.

Marque pontos de encontro

Quem nunca se perdeu do grupo de amigos durante uma festa? À primeira vista pode não parecer, mas criar planos fáceis para se encontrar e comunicar durante os blocos é muito importante para sua saúde. Dessa forma, caso alguém passe mal e precise de ajuda, fica mais fácil localizá-lo.

Uma boa ideia é criar um ponto e horários de encontro, além de evitar sair para comprar algo ou ir ao banheiro sozinho. Dessa forma, evitam-se preocupações e diminuem as chances de problemas maiores acontecerem.

Não esqueça da alimentação

Festas de Carnaval podem seguir por longas horas, e o consumo de álcool pode dar a falsa sensação de saciedade. É imprescindível se alimentar bem para evitar passar mal por conta de bebidas, tonturas ou fraqueza.

cuidados com a saúde no carnaval - alimentaçãoAlimentar-se durante a folia é importante para garantir um Carnaval saudável.

Para maior praticidade, é recomendado levar frutas de fácil consumo, como bananas, ou itens como nozes e castanhas. Evite comer em locais desconhecidos, visto que a intoxicação alimentar pode acabar com a folia até o fim do Carnaval!

Tenha cuidado com energéticos

Os energéticos podem dar uma força para continuar curtindo a festa, mas é preciso cuidado com essas bebidas ou comprimidos. O uso exagerado pode causar irritações no estômago, palpitações e insônia, que vão impedir o descanso necessário para aproveitar o próximo dia.

Além disso, nunca misture energéticos com álcool! Por mais que seja uma mistura comum, o uso combinado das substâncias traz um risco sério de insônia, exagero no álcool, arritmia e pode causar até convulsões. É por esse motivo que todas as embalagens de energético possuem um aviso claro para não misturar com bebidas alcoólicas.

Confira a carteira de vacinação

Caso vá viajar durante o Carnaval, é importante conferir se todas as suas vacinas estão em dia, principalmente para regiões de risco para febre amarela e outros males.

Confira também a vacina para tétano. Embalagens quebradas na rua aumentam os riscos de machucados, e todo cuidado é pouco.

Conheça seus limites

Quem nunca esteve se divertindo tanto que não queria ir embora? Por mais que a vontade seja ficar, é preciso conhecer os limites do corpo e descansar na hora que é necessário.

Ficar na festa até a exaustão não será tão divertido, não é mesmo? Por isso, descanse, tenha uma ótima noite de sono e prepare-se para o próximo dia! Dessa forma, conseguirá aproveitar ao máximo todo o período de Carnaval, evitando também dores e desconfortos ocasionados pelo desrespeito aos limites.

Seguindo essas dicas de cuidados no Carnaval, seu feriadão tem tudo para ser muito divertido. Boa folia!

Para mais dicas de saúde e bem-estar, assine o formulário abaixo! A partir da confirmação, te avisaremos sempre que tivermos novos textos por aqui.

 



 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *