Cuidados com as mãos no trabalho: o que eu preciso saber?

Cuidados com as mãos no trabalho: o que eu preciso saber?

cuidados-com-as-maos-no-trabalho-o-que-eu-preciso-saber

Você sabe como ter cuidados com as mãos no trabalho? Muita gente não se dá conta do quanto isso é importante, afinal de contas, usamos as nossas mãos para fazermos praticamente tudo.

Como você pegaria um copo de água sem elas? Como conseguiria escrever? Com toda a certeza, seria muito mais difícil.

De acordo com o Ministério da Previdência Social, 24,9% dos acidentes de trabalho registrados no INSS são lesões nas mãos e nos dedos.

Por isso, precisamos cuidar muito bem delas. Veja, abaixo, algumas noções importantes a respeito do tema! Boa leitura!

A presença nos treinamentos corporativos é essencial

Muitos funcionários acabam faltando aos treinamentos que a empresa oferece por acharem que podem aprender apenas praticando ou que podem pedir ajuda depois. O problema é que, na maioria das vezes, essas não são boas opções de como lidar com as suas obrigações no ambiente de trabalho. Além disso, o risco de acidentes é muito maior se você não sabe como enfrentar a situação.

Caso tenha chegado um maquinário novo, haverá um treinamento para saber como manuseá-lo — participe e tire todas as suas dúvidas. Aproveite esse momento para manusear a máquina com a ajuda do técnico presente. Essa é uma forma muito mais segura de fazer o seu trabalho.

O uso de acessórios deve ser evitado

Por mais que você tenha um apego emocional com a sua aliança de casamento, o ideal é que ela seja retirada antes de iniciar o expediente. Guarde-a dentro da bolsa ou em qualquer outro lugar seguro, assim como outros acessórios, como pulseiras e correntes.

Eles podem prender em uma quina, gancho, parafuso ou qualquer peça, especialmente naquelas que estão fora do lugar, e você pode ser seriamente prejudicado. As pulseiras são as que merecem maior atenção, já que utilizamos muito as mãos no dia a dia.

A utilização de luvas é primordial

Usar luvas para determinados procedimentos é um cuidado essencial que precisamos ter com a mãos, especialmente quando pegamos em objetos que apresentam algum tipo de substância possivelmente tóxica, gerando manchas ou causando qualquer outro acidente.

Além disso, é uma ótima maneira de manter as mãos limpas e evitar, por exemplo, problemas oculares, já que usamos os dedos para coçar os olhos — apesar de ser um hábito ruim. Pessoas que lidam o tempo todo com dinheiro precisam ter certos cuidados também, já que estamos falando de papéis que estão contaminados por vírus, bactérias e outros agentes nocivos.

Por exemplo, uma pesquisa realizada em Campinas conseguiu identificar cerca de 93 bactérias em cédulas que foram recolhidas das pessoas e de estabelecimentos.

Tenha também o cuidado de usar luvas apropriadas para cada atividade e assegure que o tamanho seja o ideal. Elas não podem ficar folgadas, muito menos apertadas.

O emprego de ferramentas adequadas para cada atividade é imprescindível

Sempre buscamos fazer as coisas da forma mais fácil e, mesmo quando algo apresenta algum tipo de risco de lesão, damos preferência ao nosso já conhecido “jeitinho brasileiro”. Só que isso pode custar bem caro.

Por exemplo, segurar um objeto com as mãos enquanto tenta perfurá-lo com uma faca não é o mais indicado. O ideal é que você possa apoiá-lo em algum lugar e, assim, usar o instrumento.

A aplicação de hidratante é um cuidado importante

Tanto homens quanto mulheres precisam ter o cuidado de usar hidratante nas mãos. Às vezes, nos preocupamos muito mais com o restante do corpo e não cuidamos dessa parte tão importante para o nosso dia a dia.

Existem diversos hidratantes específicos para serem aplicados nas mãos, e o ideal é que você utilize aqueles direcionados para essa parte do corpo. De preferência, tenha sempre um dentro da bolsa e transforme o uso em um hábito.

Os cuidados com as mãos são essenciais já que estamos falando de um órgão tão importante. Portanto, além disso, lave-as sempre que for necessário. Essa é uma parte do corpo que pode envelhecer bem depressa, portanto, cuide muito bem dela.

Gostou das nossas dicas de cuidados com as mãos no trabalho? Veja nossos produtos específicos para essa região!

Drogaria Liviero

Compartilhe:

2 Comments

  1. Edvaldo Gobira pontes

    13 de novembro de 2018 at 21:22

    Quero canhar desconto. Uso o medicamento todos os dias.

    Reply

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *