Dicas para as mães de primeira viagem!

👶 A primeira gestação e os cuidados com o primogênito podem despertar muitas dúvidas e inseguranças. Uma forma de dissipá-las é buscando informações a respeito. Para acalmar seu coração, reunimos dicas importantes sobre a gestação, cuidados com o bebê e consigo mesma:

1. Obstetras, maternidades e pediatras = Visite-os com antecedência.

Caso você tenha convênio médico, liste os obstetras, maternidades e pediatras disponíveis e marque consultas para escolher seu favorito. Lembre-se: maternidade e obstetra devem ser definidos desde o início. Já o pediatra pode ser procurado entre o segundo e o terceiro semestre de gestação.

Pelo SUS, você poderá conferir as maternidades públicas disponíveis e escolher a que mais lhe agrada.

2. Liste o que precisa ser comprado

Montar o enxoval do nenê pode ser muito empolgante! Entretanto, não se esqueça do fundamental: roupas, acessórios e produtos de higiene. Compre aos poucos, para não estourar seu orçamento, e com antecedência, até o início do semestre final da gestação. Assim, caso o bebê nasça antes, você já estará preparada.

3. Planeje o parto

Imprevistos podem acontecer. Entretanto, se planeje para que o parto ocorra o mais próximo possível do esperado. Pesquise a respeito, converse com profissionais e outras mães para definir como e onde será esse momento: em casa, no hospital etc.

4. Combine as visitas ao recém-nascido

No primeiro mês após o nascimento, você ficará bastante cansada e estará focada nos cuidados com o seu bebê. Combine o dia e horário das visitas para que amigos e familiares não apareçam em momentos indesejados.

5. Peça ajuda

Não sinta medo ou vergonha de pedir ajuda. Conte com o pai da criança, amigos e parentes. Deixe-os cozinhar para você, fazer compras e arrumar a casa. Dessa forma, você se sentirá mais disposta e tranquila para cuidar da criança.

6. Cuide da sua saúde física e emocional

É fundamental estar com a saúde em dia para que você consiga cuidar do seu bebê. Por isso, alimente-se bem, durma bem, faça exercícios liberados pelo médico, faça todos os exames solicitados e compareça a todas as consultas médicas.

7. Busque informações sobre amamentação

Amamentar pode ser cansativo e, muitas vezes, frustrante. É normal que você e o bebê passem por dificuldades até se adaptarem à prática. Busque informações a respeito, converse com seu médico e demais profissionais sobre problemas que podem surgir. Pesquise de antemão sobre bancos de leite, alimentação durante a amamentação etc.

8. Entenda sua relação com o bebê

O vínculo entre mãe e bebê pode não se formar de imediato, o que é normal, embora isso pareça frustrante e assustador. Para isso, seja paciente e passe bastante tempo com ele, no colo.

9. Bebês choram – e muito.

O choro do bebê pode te preocupar no início. Aos poucos, você entenderá essa forma dele se comunicar com você, que identificará quando ele está com fome, cólica, irritado ou incomodado.

10. Não faça comparações

Evite comparações com outras mães e seus filhos. Cada bebê é único e se desenvolve no seu próprio ritmo, desde que você mantenha consultas regulares ao pediatra, certificando-se de que está tudo bem com sua saúde. Aproveite cada etapa do desenvolvimento do seu filho, sem ficar ansiosa pela próxima, já que tudo passará muito rápido e você sentirá saudades. 💕

#diadasmaes #mãe #mamãe #felizdiadasmães #mãedeprimeiraviagem #mamãedeprimeiraviagem #dicas

Compartilhe:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *