skip to Main Content

7 dicas para cuidar de cabelos cacheados

Cachos são lindos e dão muitas oportunidades de penteados e looks interessantes. Para manter os fios sempre bonitos, hidratados e sem frizz, é necessário tomar alguns cuidados especiais. Pensando nisso, separamos sete dicas para cuidar de cabelos cacheados, que vão deixar seus caracóis ainda mais lindos.

Continue a leitura para conferir!

1. Conheça o tipo do cabelo

O primeiro objetivo para conquistar os cachos dos sonhos é conhecer bem o seu cabelo. A simples divisão entre liso, cacheado e crespo não é o suficiente, afinal, o formato dos fios pode variar bastante dentro desses tipos. Sem uma categorização mais detalhada, fica difícil encontrar os tratamentos e produtos certos para cada caso.

Para facilitar, foi criada uma categorização que separa todos os tipos de cabelo em uma escala de 1-4C. Nela, quanto maior o número, mais cacheado é o cabelo, enquanto as letras simbolizam o nível de ondulação. Entenda o que cada um quer dizer:

  • O tipo 1 é o cabelo liso, sem ondulações;
  • O tipo 2 são os fios ondulados:
    • 2A é o cabelo levemente ondulado, com a raiz mais lisa e pouco volume;
    • 2B é o cabelo ondulado com maior definição;
    • Já o 2C é o mais ondulado, se aproximando dos cachos;
  • O tipo 3 é o cabelo propriamente cacheado:
    • 3A são os cachos com fios mais finos, com cachos abertos;
    • 3B é o cabelo cacheado bem definido e menor;
    • 3C são os fios grossos e com cachos mais fechados, se aproximando do cabelo crespo;
  • O tipo 4 é o cabelo crespo:
    • 4A é bem próximo do 3C, porém com fios mais secos e grossos;
    • 4B possui ondulações em formato de “Z” e é menos definido;
    • O 4C possui fios bem crespos, o que torna os cachos bastante fechados e quase imperceptíveis.

dicas para cuidar de cabelos cacheados - tipos de cachos

2. Aposte no cronograma capilar

Indicado para todos os tipos de cabelo, os cacheados podem apostar no cronograma capilar para garantir a saúde e beleza dos fios. A técnica se baseia em intercalar tratamentos de nutrição, hidratação e reconstrução.

A nutrição ajuda na proteção dos fios contra agressões do dia a dia, como sol e poluição, tratando as fibras capilares danificadas. É baseada em produtos que auxiliam na formação e reposição da camada lipídica do cabelo, que é formada por ácidos graxos e mantém as cutículas fechadas.

A hidratação é um dos tipos de tratamentos capilares mais conhecidos e realizados. Ela serve para repor os líquidos dos fios, garantindo brilho e elasticidade para o cabelo.

A reconstrução consiste na reparação de fios danificados, como aqueles que passaram por tinturas, uso de chapinha e outros produtos químicos. Seus produtos realizam a reposição de proteínas importantes para o cabelo, deixando-o forte e encorpado.

O cronograma dura um mês, e em cada semana são realizadas três sessões de cuidados. É importante esperar 48 horas entre uma sessão e outra, para que os produtos sejam verdadeiramente aproveitados e não saturem o cabelo.

Ele irá depender da prioridade do tratamento. Confira algumas sugestões, e siga aquela que seja adequada para a maior necessidade dos seus cachos:

Hidratação

dicas para cuidar de cabelos cacheados - cronograma capilar de hidratação

Nutrição

dicas para cuidar de cabelos cacheados - cronograma capilar de nutricao

Reconstrução

dicas para cuidar de cabelos cacheados - cronograma capilar de reconstrução

3. Mantenha a hidratação em dia

A hidratação é a palavra-chave para cachos saudáveis e belos, e é mais fácil do que muitas pessoas pensam. Usar produtos de qualidade é muito importante, porém, é apenas uma parte da história.

Aprender como hidratar os cachos é, também, repensar alguns costumes. O uso de água quente para lavar os cabelos deve ser evitado, visto que a temperatura alta abre as cutículas dos fios, retirando a oleosidade natural e deixando o cabelo sem brilho.

dicas para cuidar de cabelos cacheados - banho
Prefira lavar os cabelos na água fria.

O uso de secador, mesmo com o difusor, também pode afetar nesse quesito. Sempre que possível, prefira deixar as mechas secarem naturalmente!

4. Nunca desembarace com escovas

Os fios cacheados são frágeis e podem ser quebrados facilmente. Essa característica faz com que o uso de pentes de plástico e escovas não seja recomendado.

Ao invés deles, prefira pentes de madeira, e sempre desembarace o cabelo molhado. Esse tipo de pente retira os nós sem agredir as fibras e com maior facilidade, preservando a forma dos cachos, e é mais gentil com couros cabeludos sensíveis e fios finos. Eles também aumentam a circulação de sangue na região, o que melhora a hidratação e reduz a queda de cabelo.

5. Considere o low poo ou no poo

Você sabe o que é no poo e low poo? A técnica consiste em usar menores quantidades, fórmulas mais leves ou até abolir o uso do shampoo, aliado com produtos sem substâncias que podem danificar os fios com o tempo, como sulfato e parabenos.

O sulfato é um dos maiores inimigos da hidratação nos cabelos cacheados. Por conta do formato dos fios, a oleosidade natural e benéfica não consegue chegar suficientemente nas pontas, e o sulfato retira ainda mais esse óleo.

O no poo e low poo são especialmente efetivos nos cachos.

Uma curiosidade é que shampoos indicados para as técnicas não fazem muita espuma, visto que ela é formada por um tipo de sulfato. Para quem prefere abolir de vez o shampoo, é indicado utilizar condicionadores com selo co-wash, ou seja, que promovem limpeza junto com a hidratação.

6. Evite secar com toalha

O movimento de esfregão ao secar o cabelo com uma toalha tradicional aumenta o frizz e pode quebrar os fios. Mesmo sem esfregar, a composição da toalha é mais grossa e seu uso não é recomendado.

Uma solução prática e efetiva é utilizar uma camiseta de algodão, sempre limpa. Esse tecido absorve a umidade sem desmanchar os cachos.

A técnica de plopping também é recomendada. Com ela, os cachos ficam definidos e secos ao mesmo tempo, com um resultado ótimo. Confira um vídeo, do canal da Vandressa Ribeiro, ensinando o método:

7. Utilize os produtos certos

Os melhores produtos para cabelo cacheado não são, necessariamente, os mais caros. Ao invés disso, procure por aqueles recomendados por cabeleireiros e outros especialistas. Muitas vezes, aquele produto “baratinho” proporciona um ótimo efeito final!

Procure utilizar shampoo sem sal e produtos expressamente recomendados para o cabelo cacheado. Caso não siga um cronograma capilar, faça hidratações profundas, com máscaras de hidratação, a cada 15 dias.

A Drogaria Liviero conta com uma seleção de produtos para todos os tipos de cabelo, com ótimos preços e a comodidade de receber em casa. Clique no banner e conheça!

Compartilhe:
Este artigo tem 1 comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Back To Top
×Close search
Buscar