Rachaduras nos pés

5 dicas para prevenir rachaduras nos pés

Rachaduras nos pés – Doenças dermatológicas podem aparecer em qualquer pessoa e em qualquer estação do ano. No entanto, existem alguns problemas de pele que surgem com mais facilidade em determinadas situações, seja pelo tempo mais seco ou pelos hábitos da pessoa. Entre esses problemas, estão as terríveis rachaduras nos pés, condição que envolve diversos fatores para que ocorra, mas que, felizmente, pode ser resolvida com facilidade.

Rachaduras nos pés

Confira no post de hoje o que são as rachaduras nos pés e por que elas ocorrem, além de 5 dicas infalíveis para prevenir esse incômodo tão frequente na vida de homens e mulheres!

O que são as rachaduras nos pés

As rachaduras são fissuras desenvolvidas na epiderme dos pés após estarem submetidos a algum tipo de agressão, que pode estar relacionada com o atrito repetitivo ao andar ou com a desidratação no tempo seco. A pele acaba perdendo sua elasticidade e algumas células se desgastam no processo, formando as temíveis rachaduras e provocando incômodo, do ponto de vista estético, ou até mesmo ardor, em casos específicos.

Como as rachaduras ocorrem

As rachaduras nos pés aparecem, principalmente, em períodos de tempo seco. Além disso, muitas pessoas costumam usar calçados mais abertos, em especial na época do calor, favorecendo o aparecimento das fissuras, que podem piorar se os devidos cuidados não forem tomados.

O aparecimento das rachaduras pode, ainda, estar relacionado a outros fatores menos comuns, de acordo com os hábitos que a pessoa tem, como por exemplo: alimentar-se mal, andar descalço e não beber água durante o dia. Além disso, obesidade, diabetes, hereditariedade e doenças secundárias, como micoses, também podem causar rachaduras nos pés.

Dicas para prevenir as rachaduras nos pés

1. Aplique hidratantes à base de ureia ou vaselina

Existem muitos hidratantes disponíveis no mercado, porém nem todos são eficazes para prevenir as rachaduras nos pés.

Prefira hidratantes que tenham ureia ou vaselina em sua composição, pois são substâncias que oferecem ativos potentes e que proporcionam proteção extra contra a desidratação. Aplique o produto antes de dormir ou após o banho por, pelo menos, uma vez a cada semana.

2. Use meias após hidratar ou esfoliar os pés

Após hidratar seus pés ou esfoliá-los, uma excelente dica é não deixá-los expostos ao ar livre. Calce uma meia de material natural e macio, como o algodão, pois ela vai garantir por mais tempo os efeitos da hidratação e da esfoliação, mantendo seus pés secos e hidratados.

3. Use palmilhas confortáveis

Como uma das causas das rachaduras nos pés é o constante atrito provocado quando se anda, uma das dicas mais importantes é utilizar palmilhas que proporcionem leveza e conforto aos pés.

Procure por palmilhas ortopédicas, pois elas também corrigem o modo de andar e, muitas vezes, o desgaste e o atrito podem ser causados por esse motivo. Fique atento ao seu caminhar!

4. Seque bem os pés após tomar banho

Muitas pessoas acabam se esquecendo de secar os pés ou deixam que eles sequem naturalmente. No entanto, esse hábito é indispensável para quem quer evitar as rachaduras.

Pés muito úmidos favorecem o desenvolvimento de fungos e bactérias que podem causas fissuras na região ou outros incômodos. Assim, seque bem todo o pé, inclusive entre os dedos, com uma toalha de algodão.

5. Não descuidar da hidratação

Além de escolher bem os produtos que serão utilizados, uma dica extremamente importante é não descuidar da hidratação, que não deixa de ser um tratamento e, portanto, exige compromisso e responsabilidade.

Marque na sua agenda o dia da semana que você terá que hidratar os pés e separe um tempinho só para isso, realizando o processo com calma e eficácia. Somado a isso, não deixe de beber água, pois isto potencializa os efeitos esperados.

As rachaduras nos pés são um problema dermatológico extremamente comum entre as pessoas, mas que pode ser facilmente resolvido. Cuide bem dos seus pés e visite um dermatologista regularmente.

Gostou das nossas dicas sobre como prevenir rachaduras nos pés? Então assine nossa newsletter e fique por dentro de outros assuntos com este! Curta a nossa página no Facebook e fique por dentro de muitas outras novidades!

drogarialiviro-rachaduras

 

Compartilhe:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *