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Alimentação saudável: dicas para você conseguir manter

Alimentação saudável: dicas para você conseguir manter

Durante nosso dia temos diversas responsabilidades, e muitas vezes não sobra tempo para nós mesmos nem mesmo para adquirirmos uma alimentação saudável. Mas é preciso ter atenção, pois é muito importante cuidarmos da nossa saúde, e não precisamos radicalizar para isso. Continue a leitura e confira 9 dicas para você manter uma alimentação saudável!

9 dicas para você conseguir manter uma alimentação saudável

1. Alimente-se devagar

Alimentar-se rápido demais nos deixa a sensação de peso, de sono, e faz com que comamos mais do que o necessário também. Para evitar isso, desligue aparelhos durante as refeições, pois estes podem disparar a ansiedade e fazer você comer depressa. E sempre que possível, almoce na companhia de alguém, para que possam conversar e saborear a comida, fazendo sua refeição mais agradável.

2. Beba, no mínimo, 2 litros de água por dia

Precisamos de água pois nosso sangue é composto por 90% dela, e nosso corpo pode variar entre 50% e 75%, então cada vez que perdemos líquido (suor, etc), é preciso repor. Além do mais, a água faz uma limpeza em todo nosso organismo, hidrata nossa pele, e é por ela que vitaminas e minerais chegam nas células de todo nosso corpo.

3. Reduza os níveis de açúcar

O açúcar refinado é um composto que vem da cana-de-açúcar, porém, toda a parte boa dele foi retirada, sobrando apenas as calorias. Reduzir significa deixar de ingerir uma quantidade de calorias desnecessárias para nosso organismo. Procure também substituir a versão refinada pelo mascavo, por exemplo, que não passou pelo processo de refinamento, e ainda mantém os valores nutricionais.

4. Dê preferência para alimentos integrais

Da mesma forma acontece com a farinha branca, ou seja, após um processo de refinamento, todo o valor nutricional dela foi retirado, restando apenas o carboidrato.

Prefira as opções integrais do macarrão, arroz, pão, etc, que ainda preservam os nutrientes naturais. E fique atento para não ser enganado, pois o único tipo de farinha na lista de ingredientes do produto deve ser “Farinha de Trigo Integral”. Se tiver outro tipo de farinha de trigo, o produto não é 100% integral.

5. Inclua alimentos orgânicos em sua alimentação

Estes são preferidos pois são produzidos sem utilização de agrotóxicos e conservantes, que são substâncias maléficas para o nosso organismo. Caso não seja possível encontrar nestas versões, sempre ao escolher frutas, verduras e legumes, pense em como você as encontraria se estivesse pegando direto do pé. Se oferecerem a você um tomate muito vermelho, muito redondo, de casca lisa e brilhante, fique esperto!

6. Aposte em lanches saudáveis

Quando saímos de casa as tentações começam a aparecer, já que é muito mais fácil encontrar um lanche industrializado do que algo saudável. Por isso, prepare lanches saudáveis que você possa levar com você, por exemplo um mix de castanhas, que são facilmente transportadas em saquinhos, ou um sanduíche integral, frutas, entre outros, evitando de comer besteiras por aí.

7. Coma a salada primeiro

No almoço e no jantar sempre comece suas refeições com a salada, especialmente as saladas frias de folhas verdes, pois são ricas em nutrientes e vitaminas, e são excelentes fontes de fibras que conferirão saciedade, assim quando chegar no prato principal, evitará que você coma além da conta. E quando for escolher a salada, quanto mais colorida ela for, melhor!

8. Consuma frutas todos os dias

As frutas são excelentes alimentos, pois são ricas em fibras, vitaminas, minerais, e atuam sempre de forma benéfica em nosso organismo. Consuma, no mínimo, 3 porções por dia, e sempre que possível variando as frutas. Assim você poderá desfrutar de todos os benefícios que elas apresentam.

9. Faça de 4 a 6 refeições por dia

Assim, você evita ter picos de fome durante o dia, o que te faria ter vontade de comer mais do que o necessário na próxima refeição. Fazendo desta forma, seu organismo estará sempre bem nutrido, e você comerá somente o necessário. Lembre-se que, quanto mais refeições você fizer ao dia, menor será cada porção.

Colocando em prática estas dicas de alimentação saudável, certamente você se sentirá melhor e mais disposto! Gostou desse artigo? Então siga-nos no Twitter e curta nossa página no Facebook para conferir mais assuntos interessantes como esse!

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Este artigo tem 13 comentários
  1. Pelo que eu entendi nesse blog algumas coisas ainda ficaram faltando mais detalhes.Ideal seria detalhar mais esse site para melhor entendimento. Abraços Alina 🙂

  2. Bom dia,
    Acredito que a alimentação saudável seja a solução para muitas doenças que hoje fazem parte do dia a dia das pessoas como diabetes, obesidade, pressão alta e outras.
    Seria interessante se vocês divulgassem livros ou vídeos que tratam de saude integrativa, mudança de estilo de vida, etc.
    Eu mudei a minha vida de forma significativa depois de ter lido os livros do Dr Albero Peribanez e participado dos cursos presenciais (Livros: Lugar de médico é na cozinha e cirurgia verde).
    A iniciativa de vocês pode beneficiar muitas pessoas e estaria caminhando na direção do que tem mostrado as pesquisas de universidades renomadas.
    Grata
    Beth

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