Como acordar cedo e com disposição? Descubra aqui!

Como acordar cedo e com disposição? Descubra aqui!

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Disposição – Encontrar uma forma de acordar cedo pode ser complicado para muitos. Na hora de levantar, a preguiça pode tomar conta e aqueles 5 minutos a mais são uma verdadeira maravilha, especialmente para quem mora em locais de clima frio.

O bom é que acordar cedo pode trazer muitos benefícios para o dia do indivíduo. Quer saber mais sobre como acordar cedo e com disposição? Continue a leitura do post!

Benefícios de acordar cedo

Você pode estar se perguntando: por que acordar cedo se posso dormir um pouco mais? Um dos motivos é que o dia fica “maior” e tem-se mais tempo para resolver assuntos do dia a dia, como ligar para a empresa de cartão de crédito, pagar as contas do mês, preparar um café da manhã mais saudável e tantas outras vantagens.

Para quem trabalha, acordar mais cedo para praticar exercícios pela manhã pode ser complicado, mas garante mais disposição para enfrentar a jornada.

Como acordar cedo e com disposição

A grande sacada não é apenas acordar cedo, mas acordar com disposição — o que pode ser a parte mais difícil. Com o passar do tempo, o ritmo cotidiano aumentou e, por isso, as horas de sono diminuíram. Hoje, dormimos, em média, 7 horas por dia (às vezes, até menos), enquanto, antes do século XX, esse tempo era de 9 horas.

Apresentamos, a seguir, algumas dicas de como conseguir ter mais disposição mesmo ao acordar cedo. Confira!

Tenha uma rotina

Para alguns, a rotina pode ser ruim, mas, sem dúvida, ela pode ajudar a ter hábitos mais saudáveis. O corpo precisa ter um horário fixo para despertar — com o tempo, passará a acordar mais ou menos na hora prevista, muitas vezes sem a ajuda de despertador.

Não é preciso colocar o despertador para as 5h se está acostumado a acordar às 9h todos os dias. Faça isso de forma gradual: programe o despertador para tocar 20 ou 30 minutos antes até que isso se torne um hábito. Quando não sentir mais dificuldade, antecipe novamente o horário.

Relaxe um pouco antes de dormir

Usar celulares, notebooks e outros aparelhos eletrônicos na hora de dormir não ajuda a ter um sono reparador. Aliás, o mais provável é que se demore bastante para começar a ter sono em razão da baixa produção de melatonina que a luz intensa provoca.

Além disso, outras atividades estimulantes como corrida ou mesmo trabalhar podem deixar o cérebro em estado de alerta e prejudicar o descanso. Ler um livro de que goste ou ouvir uma música relaxante enquanto está deitado pode ser mais benéfico.

Evite o botão “soneca”

Ele é um grande vilão: em geral, é culpado por aqueles que chegam atrasados ao trabalho. Os 5 ou 10 minutos a mais de descanso ativados depois que o despertador toca não são a melhor opção para quem deseja acordar mais disposto, já que esses minutos não proporcionam um sono de qualidade. Então, acorde e levante-se assim que o relógio tocar.

Há também outras formas de passar o dia mais disposto como tomar um bom café da manhã, que seja rico em frutas e inclua uma xícara de café. Afinal, a cafeína é um excelente estimulante e, quando ingerida sem exageros, pode oferecer diversos benefícios.

Você já sabe como acordar cedo e ter mais disposição. Se, ainda assim, se sentir cansado o dia inteiro, talvez seja o momento de procurar um médico: cansaço excessivo pode ser o sinal de que algo em sua saúde não vai bem.

Conhece amigos que também querem aprender a ter mais disposição quando acordam cedo? Então compartilhe este post nas suas redes sociais!

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