Doenças de inverno – Como se prevenir

Como se prevenir das doenças típicas de inverno

Doenças de inverno – Durante os meses mais frios do ano, é bastante comum que as pessoas fiquem doentes: gripes, resfriados, dores de garganta… Enfim, há uma infinidade de patologias que podem acometê-las. São as típicas doenças de inverno.

doenças de inverno

As mudanças climáticas que ocorrem durante esse período acabam deixando o nosso sistema imunológico mais frágil e, assim, o corpo fica propenso a contrair doenças. Por conta disso, é preciso agir de forma preventiva e não focar apenas no tratamento, depois que os vírus e as bactérias já se encontram alojados no nosso organismo.

Pensando nisso, vamos listar algumas das principais dicas para que você possa evitar as doenças de inverno de forma prática. Uma simples mudança de hábitos consegue fazer uma grande diferença. Confira:

Pratique exercícios físicos

Quando pensamos em inverno, associamos as nossas horas vagas com cobertas, chocolate quente e uma sessão de filmes em casa. Porém, é preciso deixar a preguiça de lado, porque é justamente nesse momento que o nosso corpo precisa estar fortalecido.

E, para isso, nada melhor do que a prática de exercícios físicos. Os aeróbicos são excelentes, já que trabalham o sistema respiratório e nos deixam menos vulneráveis a doenças como a bronquite e a pneumonia — mais comuns nessa época.

E você nem precisa sair de casa: pular corda, fazer abdominais e subir e descer as escadas são ótimas opções.

Beba bastante água

Por causa do frio, acabamos bebendo menos água. Esse é outro péssimo hábito que temos durante o inverno e que prejudica tanto o nosso corpo.

Praticamente todas as reações químicas que ocorrem dentro das células precisam de água para acontecer. Sendo assim, sem a hidratação necessária, o nosso corpo fica mais fraco — o que é um convite para os agentes invasores.

O recomendado é cerca de 2 litros de água por dia, mas vai depender muito do ritmo da pessoa. Por exemplo: se você é um assíduo praticante de exercícios, vai precisar de mais água.

Deixe o ambiente arejado

O frio faz com que fechemos portas e janelas da casa e do ambiente de trabalho. Isso é um péssimo hábito, já que, em locais fechados, os vírus ficam à espera para entrar no corpo da próxima vítima.

Então, a melhor opção é deixar o ambiente bastante ventilado, com portas e janelas abertas, e usar um pouco mais de agasalhos.

Alimente-se saudavelmente

Com o nosso sistema imune mais fragilizado, devemos fortalecê-lo. E a alimentação é uma fonte de nutrientes essencial para isso.

Coma muitas frutas e verduras, pois nelas estão uma boa parte das vitaminas e dos sais minerais necessários para o bom funcionamento do nosso corpo. Não vamos nos esquecer das carnes, já que contam com ferro, elemento muito importante para o nosso processo respiratório.

Durma bem

Uma boa noite de sono ajuda a recarregar as baterias, e esse descanso é muito importante para que o corpo trabalhe de forma satisfatória. Quando estamos dormindo, o nosso organismo pode se concentrar em outras funções, como a produção de células de defesa.

Gostou desse artigo? Então siga-nos no Twitter e curta nossa página no Facebook para conferir mais assuntos interessantes como esse!

Compartilhe:

2 Comments

  1. Arivaldo Mendonça

    27 de abril de 2020 at 23:20

    Um boa matéria.
    Parabéns!.

    Reply

    • Drogaria Liviero

      28 de abril de 2020 at 07:41

      Que bom que gostou, Arivaldo! Para ficar em dia com as novidades, que tal assinar a nossa newsletter?

      Reply

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *