skip to Main Content

Dores musculares

Dores musculares depois do exercício: como prevenir e tratar

Dores musculares – Você está muito empolgado para sair do sedentarismo e começar a praticar exercícios. Porém, sabemos que as dores musculares aparecerão após a realização deles e nós não queremos que isso aconteça. No dia seguinte, até o movimento mais simples causa dor, como sentar-se, por exemplo.

Dores musculares

Neste post, vamos esclarecer algumas dúvidas sobre o assunto. Acompanhe!

Por que a dor acontece?

Quando fazemos exercício físico, estamos pedindo para o nosso corpo funcionar numa capacidade acima da normal. As fibras musculares não estão acostumadas a grandes caminhadas ou a uma carga extra. Por conta disso, acabam sofrendo micro lesões que, por sua vez, desenvolvem um processo inflamatório e, assim, a dor aparece.

Isso é ainda mais intenso em quem nunca praticou exercícios. A dor, além de ser maior, também dura mais tempo. Isso acontece porque quem já fez algum tipo de atividade física criou o que chamamos de memória muscular.

Sabemos que praticar exercícios é essencial para a nossa saúde e não podemos deixar de fazer apenas por conta dessa dor muscular, especialmente porque há várias formas de prevenir e tratar.

Como reduzir as dores musculares?

1. Pratique exercícios regularmente

Parece contraditório, não é mesmo? Se é o exercício que provoca a dor, como fazê-lo todos os dias poderia aliviá-la?

Isso ocorre porque os seus músculos entram em outro ritmo, se acostumam com o esforço a mais e, por isso, as fibras não se lesionam tanto. Portanto, faça atividade física com uma certa frequência.

2. Tenha acompanhamento

Não há, exatamente, uma forma de prevenir a dor muscular no pós-treino, mas há um meio de reduzi-la. Por exemplo, ter o acompanhamento de um profissional durante os treinos é essencial, principalmente para quem nunca praticou nenhum tipo de exercício.

Quando damos início a novas atividades, nos empolgamos e, muitas vezes, erguemos um peso muito além do que podemos. Um profissional saberá qual é a quantidade de carga ou o nível de intensidade compatível com os seus objetivos e o seu organismo.

Como tratar as dores?

Há inúmeras formas de tratar as dores musculares, tanto as mais naturais quanto por meio da aplicação de medicamentos tópicos.

1. Faça alongamentos

Faça alongamento muscular sempre que encerrar os treinos. Esse hábito ajuda a evitar que as dores apareçam de forma muito intensa.

É importante que seja após os treinos, já que, se feito antes, pode prejudicar o seu desempenho muscular e ainda causar lesões. O ideal é que, antes de iniciar, você faça exercícios de aquecimento, como corrida, pular corda e outros.

2. Alimente-se adequadamente

Para que as fibras lesionadas se reconstruam e parem de causar dor, elas precisam de proteínas. Portanto, uma forma de aliviar o desconforto é ingerindo alimentos ricos em proteínas, como as carnes.

Porém, apenas proteína não basta. Ela deve vir acompanhada por carboidratos – é o açúcar que leva a proteína para dentro das células musculares. Assim, comer um sanduíche com salada e frango, por exemplo, é uma excelente alternativa.

3. Invista em massagens

A massoterapia é uma ótima estratégia para eliminar as dores após a prática de exercícios. Ela consegue, em alguns casos, remover alguns pontos de tensão que causam dor e ainda ajuda no relaxamento da musculatura. Portanto, busque por um profissional e agende o seu horário.

4. Use medicamentos

Existem diversos tipos de géis que são excelentes para eliminar ou então aliviar a dor muscular. Basta aplicá-los na pele, na região de maior dor, e deixar o produto agir.

Um bom exemplo é o diclofenaco de potássio, que além de ter ação analgésica, também é anti-inflamatório e antipirético É um medicamento excelente para aliviar a lesão das fibras, reduzindo o processo inflamatório.

Os outros géis também são eficazes nesses casos e melhoram a circulação, reduzindo a inflamação e, como consequência, aliviando a dor.

Você não precisa sentir medo das dores musculares do dia seguinte e deixar de praticar exercícios por causa disso. Lembre-se que a sua saúde é o seu bem mais precioso. Invista nela!

Se quiser mais dicas de como cuidar melhor de você, basta assinar a nossa newsletter!

drogarialiviero-doresmusculares

Compartilhe:
Este artigo tem 1 comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Back To Top
×Close search
Buscar