skip to Main Content

Drenagem linfática conheça os benefícios

Conheça os benefícios da drenagem linfática

Drenagem linfática conheça os benefíciosDrenagem linfática – A técnica de massagem que tem como objetivo estimular o sistema linfático se popularizou no Brasil pelos benefícios que prometem trazer para o corpo humano.

Criada em 1932 por um massoterapeuta norueguês com objetivo de tratar doenças crônicas em vias respiratórias, a drenagem linfática é indicada hoje para diversos outros tipos de tratamentos, entre eles, a redução de retenção de liquido, ativação de circulação sanguínea, combate à celulite e até relaxamento dos músculos do corpo.

O sistema linfático é formado por uma rede de vasos capilares parecidos com as veias, chamados de vasos linfáticos. A linfa, fluido viscoso com textura semelhante ao sangue, circula no interior desses vasos, que estão distribuídos por todo o corpo. Quando o sistema não funciona de maneira adequada, ou seja, não libera a linfa para o sangue, um excesso de líquido é acumulado, gerando inchaço e pequenas deformações sobre a pele, dando origem às temidas celulites.

Estimulada por meio da massagem, a circulação linfática acontece de forma mais rápida, eliminando os acúmulos de líquido e, consequentemente, diminuindo as celulites aparentes.

Áreas para drenagem

Como já foi dito, os vasos linfáticos são encontrados em todo o corpo humano. Porém, não são todas as áreas em que as linfas podem ser sentidas. Por isso, a drenagem linfática funciona melhor se realizada em algumas regiões estratégicas. As áreas mais comuns são virilha, axila, pescoço (cada lado possui uma cadeia de linfas diferente), abaixo da mandíbula, abaixo do queixo, atrás das orelhas, região posterior da cabeça, entre outras.

Emagrecimento

Apesar de não haver nenhuma comprovação científica de que a drenagem linfática elimine gordura do corpo, o procedimento ajuda consideravelmente no processo de emagrecimento. Isso porque as áreas que retém líquido incham, aumentando a circunferência na região da barriga e quadril. Quando o líquido é incentivado a circular pelo sangue, automaticamente, a circunferência diminui de tamanho.

Procedimento cirúrgico

A drenagem linfática também pode ser utilizada como forma de complemento a tratamentos cirúrgicos. A associação da massagem no pós-operatório da mamoplastia redutora, é extremamente importante para trazer resultados satisfatórios, além de evitar complicações e aliviar possíveis dores. Isso porque a técnica permite que haja diminuição de edemas e aderências musculares. Também é ótima em auxiliar na cicatrização.

Água para potencializar

Ingerir bastante água antes e depois do procedimento de drenagem linfática potencializa consideravelmente o resultado da massagem. Isso porque o líquido ajuda na liberação das toxinas, eliminando-as de maneira mais rápida.

Contraindicação

Apesar dos diversos benefícios, a drenagem linfática não é indicada para todos. Quem possui problemas venosos, como trombose, infecções agudas, insuficiência cardíaca, hipertensão, câncer, asma e bronquite asmática não pode se submeter à técnica. Por isso, é aconselhável procurar um médico antes de iniciar o tratamento.

Assine a nossa newsletter e fique por dentro de outros assuntos relacionados e curta a nossa página no Facebook para saber de muitas outras novidades!

 

Drogaria Liviero!
Compartilhe:
Este artigo tem 0 comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Back To Top
×Close search
Buscar