skip to Main Content

Por que é necessário escovar a língua? Conheça os benefícios!

Você tem o hábito de escovar a língua? Acredite, essa é uma etapa muito importante da higiene bucal e que ajuda a garantir a saúde dos dentes e os tecidos da boca. Por isso, deve ser uma prática realizada em todas as escovações.

É preciso, porém, que isso seja feito do jeito certo para realmente eliminar os resíduos de alimento sem causar nenhum tipo de lesão ou agressão à língua. Nós preparamos este artigo para explicar como fazer isso.

Continue lendo para entender a importância dessa higienização e confira como realizá-la corretamente para desfrutar de um hálito fresco e uma saúde bucal equilibrada.

Por que devemos escovar a língua?

A língua participa ativamente do processo de mastigação. Ela está em contato direto com os alimentos e, em função das papilas gustativas e dos sulcos em sua superfície, acumula muitos resíduos, que não se soltam sozinhos.

Para isso, é preciso escovar a língua corretamente. Esse processo não pode ser negligenciado porque os restos de alimento também acumulam bactérias, como acontece com os dentes. Sendo assim, podem desencadear diversos problemas bucais. A seguir, listamos alguns motivos que explicam por que essa medida é tão importante.

Combater o mau hálito

Os resíduos de alimento que se acumulam sobre a língua entram em processo de fermentação e exalam um odor ruim. Por isso, ao fazer a escovação dela, você combate o mau hálito (halitose), deixando a boca fresca.

Eliminar a saburra lingual

A saburra lingual é uma “massinha” amarelada ou esbranquiçada que se forma em cima da língua quando ela não é higienizada corretamente. É composta por resíduos de alimento, células da boca, muco e bactérias, e tem um odor desagradável, o que provoca mau hálito.

Evitar a proliferação de bactérias

Como dito, os resíduos de alimento que ficam presos na língua proliferam bactérias. Ali é um ambiente propício para elas, que podem migrar para outras áreas da boca e causar problemas e doenças bucais, como a cárie e a gengivite.

Melhorar o paladar

A camada de sujeira que se forma sobre a língua interfere na sensibilidade das papilas gustativas. Sendo assim, quando a escovamos todos os dias, também melhoramos nosso paladar, aproveitando melhor os sabores das refeições.

Manter o fluxo salivar adequado

Escovar a língua é importante para manter um fluxo salivar de qualidade. Sabia que a saliva ajuda a fazer a limpeza natural dos dentes? Quando a boca fica seca ou há alterações no pH e na composição da saliva, ficamos sujeitos a problemas como a cárie.

Como escovar a língua do jeito certo?

Você não precisa de nenhuma medida especial para escovar a língua. Isso pode ser feito com a sua escova (de cerdas macias), quando terminar de higienizar os dentes. Mas é preciso seguir alguns passos para fazer do jeito certo. Veja:

  1. elimine toda a espuma;
  2. abra bem a boca em frente ao espelho e coloque a língua para fora;
  3. posicione a escova no fundo da língua;
  4. puxe a escova em direção à ponta da língua, como se estivesse varrendo;
  5. cuspa os resíduos e enxague bem a boca.

Evite fazer movimentos de vai e vem, pois desse modo você estará empurrando a pasta de dente e a sujeira para a garganta. Há o risco de engolir as impurezas e direcionar bactérias para essa região.

Também é uma opção fazer essa higiene usando um raspador específico. No entanto, independentemente da sua escolha, lembre-se de que os movimentos precisam ser delicados e suaves para não agredir a pele e eliminar os resíduos de modo eficaz.

Sua higiene bucal não estará completa se você não escovar a língua; afinal, os restos de alimento continuarão em sua boca proliferando bactérias. Então, lembre-se de fazer essa limpeza em todas as escovações para manter seu hálito fresco e sua boca saudável e limpa de verdade!

Você sabia que escovar a língua era assim tão importante? Deixe seu comentário e conte para a gente!

Compartilhe:
Este artigo tem 1 comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Back To Top
×Close search
Buscar