Finasterida funciona? Conheça 7 mitos e verdades sobre o remédio

Tempo de leitura: 4 minutos

Finasterida funciona? Conheça 7 mitos e verdades sobre o remédio

Finasterida

Medicamento utilizado para controlar a queda de cabelos masculinos, a Finasterida é um dos tratamentos mais comuns para o problema. Também útil no combate ao câncer de próstata, é relativamente fácil encontrar o remédio em farmácias online e físicas.

Porém, assim como existem muitos pontos positivos a respeito de seu uso, também há várias controvérsias. Hoje, mostraremos o que é Finasterida e quais são os maiores mitos sobre o medicamento.

O que é a finasterida?

A Finasterida, disponível no Brasil desde 1998, é um dos medicamentos mais famosos contra a calvície masculina. É indicado quando a queda tem causas hormonais ou genéticas, ajudando a recuperar as áreas calvas.

Inicialmente, a Finasterida foi criada para combater o câncer de próstata. Porém, de acordo com relatos dos pacientes, eles notaram um aumento do volume de cabelo. Dessa forma, a ANVISA, Agência Nacional de Vigilância Sanitária registrou em seu banco de dados que o medicamento também poderia ser usado na luta contra a queda capilar, fichando a comercialização em 5 mg para tratamento do câncer de próstata e 1 mg para a calvície.

Quais os maiores mitos e verdades sobre a

Finasterida?

Agora que você já o conhece um pouco, vamos analisar 7 mitos ou verdades sobre o medicamento.

1. Apenas 1 mg de Finasterida funciona

Verdade! A dosagem é fixa, independentemente ao estágio da queda, e o paciente pode escolher o momento de parar com a medicação.

finasterida funciona - dosagem
A dosagem do tratamento da Finasterida para quedas de cabelo é fixada em 1 mg.

Entretanto, é necessário que o profissional da área faça exames periódicos, para conferir as taxas metabólicas da pessoa.

2. Finasterida funciona porque controla as glândulas sebáceas

Verdade! Cientistas suíços concluíram que a queda é causada por bactérias ou ataques fúngicos no couro cabeludo.

Os homens são os mais atingidos pelo problema, devido à elevação nos níveis de testosterona — o que transforma a área em um campo de proliferação.

O excesso de gordura é um prato cheio para as bactérias. Por isso, o combate à produção de gordura com a Finasterida é indicado.

3. A eficácia do medicamento acontece de forma rápida

Em parte! A partir do 3º mês de uso, o medicamento mostra os seus efeitos, por isso não podemos dizer se a eficácia é rápida ou não. Tudo depende do organismo de cada paciente.

finasterida funciona - rapidez
Os efeitos da Finasterida variam de acordo com o organismo.

Vale lembrar também que cada pessoa reage de forma diferente ao tratamento. Enquanto algumas pessoas conseguem apenas manter os cabelos existentes, outras recuperam um percentual dos fios perdidos — e ainda há aqueles que não notam diferença.

4. Finasterida funciona, mas causa impotência sexual

Mito! O medicamento gera uma redução na libido. Porém, ele não é causa de uma impotência sexual. Além disso, nem todos os pacientes apresentam diminuição do prazer, e os que relatam esse efeito dizem que, com a suspensão do medicamento, o desejo volta normalmente.

 


Segundo um artigo da Exame, a redução da função erétil gira em torno de 1,3%, e a da libido em cerca de 1,8%. Ou seja: nada significativo nem irreversível.

5. Só homens devem usar Finasterida

Verdade! São raríssimos os casos de mulheres fazendo tratamento à base de Finasterida. O medicamento é teratogênico, isso é: se a mulher engravidar durante o uso, o bebê nascerá com má formação. Por essa razão, a própria bula contraindica o uso por mulheres em idade fértil.

6. A Finasterida pode ser comprada sem receita

Mito! A Finasterida só é vendida com prescrição médica, ou seja, você não conseguirá adquiri-la por conta própria. Além disso, é preciso realizar exames hormonais e de fígado, para saber se o paciente não apresenta nenhum problema de saúde que, aliado à substância, cause complicações futuras.

finasterida funciona - receita médica
A Finasterida só pode ser adquirida mediante apresentação de receita médica.

7. Casais que estão tentando engravidar devem evitar o

medicamento

Em parte! Alguns relatos associam a infertilidade de alguns casais ao uso do medicamento. Para quem está tentando, recomenda-se que os maridos parem o remédio, e que a tentativa só aconteça depois de 3 meses de pausa. Assim, também evita-se o risco de má formação do feto.

A Finasterida pode ser a saída para homens que estão sofrendo com a queda de cabelos. Clique no banner e conheça os preços da Drogaria Liviero!

7 Comentários


    1. Caro Felipe,

      A finasterida é um medicamento tarjado, necessita de receita mas a mesma não fica retida na drogaria.
      Caso tenha alguma dúvida, consulte sempre seu médico.

      Obrigado pelo contato.

      Drogaria Liviero
      (11)2334-2747

      Responder

  1. Eu também comprei Finasterida sem receita em uma farmácia online! isso seria ilegal? a farmacia é bem famosa! não posso dizer o nome mas eu comprei por aprox. 60,00!…

    Responder

  2. Verdade, eu também ja fiz varios ciclos com o mendicamento e SEMPRE comprei sem receita medica.

    Responder

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *