skip to Main Content

Hipertensão: O que é? Como você pode prevenir e tratar?

Hipertensão: O que é? Como prevenir e tratar?

O que é hipertensão e como ela age no organismo? Quais são as causas e o que fazer para evitá-la? Essas são dúvidas comuns, principalmente se você se preocupa com a saúde e bem-estar seu e de sua família.

Por isso, esclareça todas as suas dúvidas no post abaixo e saiba como prevenir a hipertensão.

Hipertensão: O que é? Como prevenir e tratar?

O que é?

A hipertensão – popularmente conhecida como pressão alta – é um dos problemas de saúde mais comuns no mundo. E na maioria dos casos, é uma doença que manifesta com o envelhecimento, sendo prevalente em indivíduos com mais de 55 anos.

É a responsável pelas principais doenças cardiovasculares, como o infarto e o acidente vascular cerebral (AVC), que lideram o ranking das causas de morte no mundo, e apesar de não ter cura, a pressão alta pode ser controlada com tratamento adequado.

A hipertensão é a uma doença crônica definida como pressão sanguínea acima de 14 por 9, ou seja, medida maior que 140/90 mmHg segundo registra o esfigmomanômetro que é o aparelho mais indicado para aferir a pressão.

No entanto, o diagnóstico de pressão alta não é feito com apenas uma medida elevada da pressão sanguínea. O correto é uma medida seriada, de preferência com um profissional de saúde nos postos de atendimento.

Como surge e o que acontece no corpo?

A pressão alta surge com o aumento da idade ou de acordo com as causas relacionadas. Com o tempo, o aumento dessa pressão sanguínea danifica os vasos de todo o corpo, principalmente os pequenos vasos sanguíneos. O resultado são lesões em órgãos como rins, olhos, cérebro e coração, se a doença não for diagnosticada e tratada a tempo.

Porém, a hipertensão é uma doença silenciosa daí o fato de ser perigosa, pois na maioria das vezes o indivíduo terá sintomas como dor de cabeça, tonteira, náuseas e vômitos quando a pressão já está muito elevada (acima de 18 por 10) e a doença já está avançada.

Por isso, é sempre importante que, ao se consultar, você peça a seu médico para aferir sua pressão, mesmo que não tenha nenhum sintoma.

Quais são as causas?

A hipertensão pode estar relacionada com a hereditariedade. Ela também é mais comum em negros. Mas, alguns fatores aumentam as chances de desenvolver a doença, como:

  • Tabagismo;
  • Colesterol elevado;
  • Estresse;
  • Sedentarismo;
  • Consumo de álcool;
  • Hipertireoidismo;
  • Consumo de sal em excesso;
  • Uso constante de alguns medicamentos como anti-inflamatórios.

Como prevenir a hipertensão e tratá-la?

Para prevenir a hipertensão basicamente você deve adotar hábitos de vida saudáveis como:

  • Praticar exercício físico regularmente;
  • Alimentação saudável;
  • Evitar fumar e ingerir bebida alcoólica;
  • Controlar o estresse;
  • Controlar doenças como diabetes e hipertireoidismo;
  • Consumir mais fibras.

Em alguns casos, definidos pelo médico, é necessário utilizar medicamentos anti-hipertensivos. Se essa é sua situação ou de algum parente próximo, vale a pena comprar medicamentos em drogarias virtuais. Isso porque o tratamento para hipertensão geralmente é longo e por isso a compra virtual é mais cômoda.

A hipertensão é uma doença crônica e relacionada com doenças graves como o infarto, que podem levar a morte. Daí a importância de você saber como prevenir a hipertensão para começar desde já a adotar hábitos de vida saudáveis.

Gostou de nosso post sobre hipertensão? Então siga-nos no Twitter e curta nossa página no Facebook para conferir mais assuntos interessantes como esse. Conseguiu esclarecer todas suas dúvidas? Continue conosco e assine já nossa newsletter!

Compartilhe:
Este artigo tem 1 comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Back To Top
×Close search
Buscar