skip to Main Content

Você sabe qual é a importância do protetor solar?

Você sabe qual é a importância do protetor solar?

De acordo com informações do Inca (Instituto Nacional do Câncer), cerca de 30% dos tumores malignos registrados no Brasil são do não-melanoma, também conhecido como câncer de pele. Muitas vezes, é causado pela alta exposição aos raios UVA/UVB sem proteção, o que aumenta ainda mais a importância do protetor solar.

Mesmo com dados como esse, não é raro observar em praias e piscinas que, apesar da crescente conscientização sobre a necessidade de se proteger do sol, muita gente se recusa a utilizar o protetor solar, seja por preguiça, seja por desconhecimento. Portanto, é fundamental saber como esse produto é essencial para a saúde da sua pele.

Que tal, então, descobrir mais sobre a importância do protetor solar? Para isso, é só continuar a leitura, tirar todas as suas dúvidas sobre o assunto e encontrar a melhor forma de proteger você e a sua família dos raios solares, aproveitando o sol da maneira mais saudável possível. Confira!

Qual é a importância do protetor solar?

Independente da temperatura ou clima do dia, passar o filtro solar deve ser uma rotina para todas as pessoas. Afinal, os benefícios são inúmeros não só para a sua pele, mas para todo o corpo. Portanto, para que entenda qual é a importância do protetor solar, listamos alguns dos principais motivos.

Previne doenças de pele

Curtir o sol em um parque, praia ou piscina é muito comum, especialmente no Brasil, onde as temperaturas geralmente são mais elevadas. Porém, é fundamental saber aproveitar a exposição ao sol de maneira correta, afinal, são os raios UVA/UVB os principais responsáveis por doenças de pele.

Não à toa, campanhas como o Dezembro Laranja estimulam a população a utilizar os recursos disponíveis para prevenir algumas dessas doenças, como o câncer de pele. A principal recomendação, é claro, é o uso do protetor solar com frequência, para que o seu corpo esteja sempre protegido.

Pode ajudar com espinhas e manchas

Um dos primeiros sinais de alerta em relação à exposição ao sol é o aparecimento de manchas pelo corpo. O que significa que a proteção não está sendo feita da maneira correta. Com o filtro solar, você garante que a sua pele esteja sempre protegida e saudável.

Além disso, alguns produtos possuem uma ação secativa, controlando a oleosidade da sua pele, o que pode ser um outro fator para garantir que espinhas não apareçam regularmente no seu rosto, por exemplo.

Previne o envelhecimento

envelhecimento da pele está diretamente relacionado ao contato com os raios solares, que podem prejudicar a produção natural de colágeno, por exemplo, reduzindo a firmeza dos tecidos da pele. Consequentemente, aumenta as marcas de expressão e também a formação de rugas.

O envelhecimento é natural do ser humano e não podemos evitá-lo, porém, é possível reduzir os impactos de fatores externos nesse processo. Ao utilizar o protetor solar corretamente, vai garantir a saúde da sua pele.

Quais fatores levar em consideração na hora de escolher o protetor?

Como cada pessoa tem um tipo de pele e diferentes históricos, existem variados tipos de protetores solar. Ou seja, você pode encontrar um que se adéque exatamente ao que procura. Portanto, para que faça a melhor escolha na hora de proteger o seu corpo, é essencial saber quais são os fatores mais importantes.

O primeiro deles é o tipo de pele, sabendo, por exemplo, se é um fototipo I ou II, com a pele mais clara e, consequentemente, precisando de um FPS (Fator de Proteção Solar) mais alto. Já os fototipos V e VI, por exemplo, têm pele mais escura e, apesar de não terem riscos de queimaduras, precisam de um FPS menor.

A oleosidade da pele também deve ser outro ponto analisado na decisão, com versões oil-free (livre de óleo) sendo indicadas para quem já sofre, por exemplo, com acnes e espinhas. Assim, os filtros acabam garantindo a pele seca e protegida dos raios solares.

É importante entender também qual o seu objetivo com o protetor solar. Afinal, para ir à praia, talvez seja ideal uma opção com um maior FPS, já que você estará mais exposto ao sol. Para o dia a dia, um protetor solar facial já pode ser bastante útil para a saúde da sua pele.

Quais cuidados você deve tomar ao passar o protetor?

Para que a utilização do filtro solar seja, de fato, eficiente, é necessário tomar alguns cuidados ao passar o produto no seu corpo. A ação básica e obrigatória é, quinze minutos antes de se expor ao sol e com a pele seca, passar o protetor diretamente na pele, o que já vai ser o suficiente para não sofrer danos por raios solares.

Independentemente de qual versão você esteja utilizando — spray ou creme —, o cenário ideal é espalhar com as mãos o protetor após a aplicação, garantindo que todas as áreas do seu corpo sejam cobertas e nenhuma parte fique desprotegida. 

Apesar da eficácia do protetor solar, é preciso ficar atento à reaplicação do produto, uma prática pouco comum em ambientes de lazer e que pode prejudicar a sua pele. Afinal, muita gente acredita que, uma vez no corpo, o filtro vai continuar fazendo o efeito mesmo com suor, água ou o próprio tempo.

Porém, não é assim que funciona. A reaplicação é fundamental para a garantia de uma proteção eficiente durante todo o tempo de exposição ao sol. Sempre que entrar na água, por exemplo, é preciso reaplicar o produto. O ideal é aplicar o protetor de duas em duas horas.

O filtro solar é, sem dúvidas, um produto que deve fazer parte da rotina de todas as pessoas, independentemente do tipo de pele ou do tempo de exposição diária ao sol. Apenas com a aplicação correta desse produto é possível garantir uma pele mais saudável para você e a sua família.

Agora que você já sabe qual é a importância do protetor solar na sua rotina, que tal conferir algumas opções de produtos que se encaixem no que você procura? Confira a nossa loja e encontre o ideal para o seu dia a dia!

Compartilhe:
Este artigo tem 0 comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Back To Top
×Close search
Buscar