Intoxicação alimentar entenda o que é e como tratar

Intoxicação alimentar entenda o que é e como tratar

Intoxicação alimentar entenda o que é e como tratar

Intoxicação alimentar é uma doença que tem como causa a ingestão de alimentos ou bebidas contaminados, seja por fungos, bactérias, microrganismos ou vírus que afetam o sistema digestivo. E nesse sentido, uma dúvida muito comum é como tratar intoxicação alimentar.

Você também tem dúvidas sobre o assunto? Então, siga a leitura e conheça um pouco mais sobre as causas, sintomas e medicamentos para intoxicação alimentar.

Quais as principais causas da intoxicação alimentar?

A infecção bacteriana é uma das principais causas da intoxicação alimentar, consequência de Salmonella e Staphylococcus aureus, que multiplicam-se rapidamente no interior do intestino. Essas bactérias podem contaminar frutas e verduras, laticínios, carnes e água.

  • frutas e verduras: são contaminadas no momento em que são higienizadas com água contaminada por esgoto humano ou dejetos de animais;
  • carnes e laticínios: muito vulneráveis, visto que estragam rapidamente. Os microrganismos patogênicos conseguem sobreviver quando o alimento não é cozido ou conservado corretamente. Além disso, utilizar a mesma tábua em que foi cortada a carne para cortar outros alimentos é também uma das formas de contaminação;
  • água: muitos dos organismos que são prejudiciais à saúde e que causam intoxicação alimentar acabam sendo transmitidos pela água, muitas vezes ingerida ou utilizada para higienizar os alimentos, propagando, assim, a doença.

Por isso, atente sempre para as condições ambientais em que o reservatório de água se encontra, visto que a poluição do líquido é uma das principais causas da intoxicação alimentar.

Quais os sintomas da intoxicação alimentar?

Os sintomas de uma intoxicação alimentar, na maioria das vezes, são parecidos. No entanto, nos casos considerados mais graves, podem acontecer quadros de desidratação, queda da pressão arterial e perda de peso.

A intoxicação alimentar, geralmente, afeta os intestinos e o estômago, e o sintoma mais comum e inicial é a diarreia. Porém, há outros sintomas, como:

Esses e outros mal-estares, na maioria das vezes, começam horas após a ingestão do alimento contaminado, mas há casos em que essas manifestações podem demorar dias ou semanas para ocorrer.

É importante frisar que nem toda intoxicação alimentar provoca diarreia, vômitos, cólicas e náuseas, havendo casos em que os sintomas são mais graves, como dormência, fraqueza, confusão ou formigamento nas mãos, pés e face.

Como tratar intoxicação alimentar?

O tratamento da intoxicação alimentar, na maioria dos casos, é caseiro. Ele inclui a ingestão de muitos líquidos e uma alimentação equilibrada, leve e pobre em gorduras.

Essas recomendações devem ser seguidas até que os sintomas desapareçam por completo. Confira, a seguir, os alimentos mais recomendados para tratar a intoxicação alimentar:

  • mingau de amido de milho;
  • chás com açúcar, mas sem cafeína. Evite o chá-preto, o chá-mate e o chá-verde;
  • maçã e pera cozidas e sem casca;
  • banana;
  • cenoura e batata cozidas;
  • arroz branco ou massa sem molhos ou gorduras;
  • frango grelhado ou cozido.

Evite o consumo de alimentos de difícil digestão, como feijão, carnes vermelhas, leite, ovos, repolho, tomate, alface e couve.

Quais os remédios mais indicados para tratar a intoxicação alimentar?

Além de uma alimentação equilibrada, há alguns casos que exigem um tratamento medicamentoso prescrito por farmacêutico ou médico.

Os remédios podem ser os que restauram a flora intestinal e tratam a diarreia, como o Zinco-pro, Flora 5, Enterogermina, Repoflor, e os que tratam dos sintomas de enjoo, tontura e vômito. Nos casos mais graves, pode ser necessário a utilização de antibióticos prescritos pelos médicos.

A intoxicação alimentar, infelizmente, é uma doença de ocorrência imprevisível, visto que os alimentos contaminados não apresentam sinais de que há a presença de um microrganismo infeccioso. No entanto, a prevenção desse tipo de enfermidade está associada a saneamento básico, cuidados no preparo dos alimentos e medidas de higiene e limpeza.

Agora que você entende mais sobre como tratar intoxicação alimentar, entre em contato conosco e fique por dentro de muitas informações sobre saúde e bem-estar!

Drogaria Liviero

Compartilhe:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.