skip to Main Content

Máscaras faciais caseiras: conheça 9 opções!

Aviso: esse texto trata de máscaras faciais estéticas, e não de proteção respiratória. Clique aqui para conferir nosso post sobre as máscaras de proteção, com dicas para fazer a sua em casa.


A pele do rosto é uma das regiões mais sensíveis do corpo e, por isso, precisa de cuidados específicos para manter-se saudável. Para cuidar dela, é possível utilizar máscaras faciais caseiras com produtos naturais, muitas vezes aproveitando ingredientes que você já tem em casa.

Separamos 9 receitas fáceis e efetivas para deixar a sua pele linda e saudável. Continue a leitura para conferir!

1. Máscara de mel, iogurte e limão

Pele oleosa, seca ou mista: não importa! Essa máscara é indicada para todos os tipos de pele. A mistura gera um efeito poderoso de remoção de manchas e estimula a produção de colágeno, deixando a pele iluminada e saudável. Confira os ingredientes:

  • 3 colheres de mel;
  • ½ xícara de iogurte natural;
  • 5 gotas de limão.

Para preparar, basta misturar todos os ingredientes em um recipiente e aplicar sobre a pele, deixando cerca de 20 minutos. O processo pode ser repetido duas vezes por semana.

Para incrementar ainda mais a máscara, adicione duas colheres de aveia à mistura, fazendo com que ela se torne uma máscara esfoliante, ideal para limpar a pele.

2. Máscara de aveia

A aveia tem propriedades que beneficiam especialmente peles sensíveis e ressecadas, pois hidrata e cria uma barreira de proteção que impede o ressecamento. Além disso, seu efeito esfoliante é ótimo para remover as células mortas da pele.

Para uma máscara de aveia caseira, basta bater no liquidificador meia xícara de aveia e acrescentar mel, leite (ou limão, no caso de peles oleosas) e duas gotas de óleo essencial de gerânio ou de camomila.

Máscaras faciais caseiras de aveia

Essa máscara fácil de fazer é uma ótima opção para esfoliar e hidratar a pele.Após misturar todos os ingredientes, a aplicação deve ser feita utilizando os dedos, sempre com movimentos circulares. Depois de 15 minutos, remova a máscara com água morna.

3. Máscara facial caseira de pepino

O pepino é um dos ingredientes mais lembrados quando o assunto é hidratação facial caseira! Em cenas de filmes e novelas, é comum o uso de fatias de pepino na região dos olhos.

Além de amenizar as olheiras, ele é também diurético, ajudando na regeneração celular. Os nutrientes do pepino auxiliam na remoção de cravos, na cicatrização e deixam a pele mais firme, relaxada, calma e hidratada. São muitos benefícios em um só ingrediente!

Comece separando duas fatias para colocar na região dos olhos. O restante deve ser descascado e triturado até chegar à consistência de pasta. Feito isso, basta deixar agindo no rosto por 15 minutos e remover com água fria para ter uma pele fresquinha e hidratada!

4. Máscara de rosas para uma pele lisinha

Isso mesmo, rosas! Essa flor tão admirada pela beleza também é repleta de benefícios para o rosto, como ativos tonificantes e regeneradores.

Máscaras faciais caseiras de rosas
Para uma máscara suave e tonificante, utilize pétalas de rosas frescas.

Basta esmagar cerca de cinco pétalas de rosas fresquinhas até formar uma pasta. Pode deixar agindo no rosto em média 15 minutos, enxaguando logo após com água fria.

5. Máscara estimulante de mel e leite

Estimular a produção de células novas do rosto é tão importante quanto a esfoliação, que retira as células mortas. Sendo assim, após utilizar máscaras esfoliantes é sempre importante apostar em uma máscara que desempenhe tal papel.

Essa é mais uma máscara que pode ser feita em casa. Para produzi-la, será preciso:

  • 1 colher (sopa) de mel;
  • 1 colher (sopa) de água mineral;
  • 1 colher (sopa) de leite ou de iogurte;

Misture todos os ingredientes e aplique no rosto com um algodão, deixando agir por 15 minutos. A remoção deve ser feita com água fria!

6. Máscara de cúrcuma, leite e mel

Conhecida também como açafrão-da-terra, a cúrcuma é um tempero da família do gengibre, e seu uso vai muito além de apenas temperar pratos. Com propriedades anti-inflamatórias e antioxidantes, uma máscara facial caseira com esse ingrediente rejuvenesce a pele, reduz vermelhidão e a trata a acne.

Seu preparo é simples. Confira os ingredientes:

  • 2 colheres (sopa) de cúrcuma em pó;
  • Leite integral;
    • Para uma versão vegana, substitua por leite de coco ou de amêndoa
  • Uma colher de mel
    • Esse ingrediente pode ser excluído na versão vegana

Misture bem até formar uma pasta cremosa. Aplique em todo o rosto e pescoço, deixando agir por 15 minutos. Retire com água morna e com auxílio de demaquilante ou água micelar, visto que a cor da cúrcuma pode ser difícil de sair. Evite secar o rosto com toalhas claras para não manchar o tecido.

7. Máscara de babosa

Muito usada em receitas caseiras para o cabelo, também é possível fazer uma máscara de babosa para o rosto. O gel da planta é um poderoso hidratante e cicatrizante, ajudando a secar espinhas e mantendo a pele saudável.

Máscaras faciais caseiras de babosa
O gel da babosa é um poderoso hidratante e cicatrizante, podendo ser usado tanto nos cabelos quanto na pele.

Uma receita simples é bater o gel coado de uma folha no liquidificador. Quando formar um líquido pegajoso, basta passar no rosto recém-lavado e deixar agindo por 20 a 30 minutos. Depois, lave bem com água corrente para retirar todo o produto.

Quer uma receita mais incrementada? Confira a receita do canal Flor do Oriente, que mistura a babosa com açafrão:

8. Máscara de limão e aveia

A combinação do limão e aveia em uma máscara facial caseira resulta em uma pele esfoliada e com manchas suavizadas. Seu preparo é simples, confira os ingredientes:

  • 3 colheres (sopa) de farinha de aveia;
  • Suco de meio limão;
    • Opcionalmente, para peles secas, uma colher (chá) de azeite.

Misture os ingredientes até formar uma pasta. Aplique fazendo movimentos circulares e deixe agir por entre 20 e 30 minutos. Passado o tempo, limpe muito bem e não deixe nenhum resíduo – lembre-se que o suco de limão na pele pode gerar graves queimaduras do sol!

9. Máscara de abacate e limão

A máscara caseira de abacate e limão ajuda a hidratar a pele, estimular a produção de colágeno, amenizar manchas e até a reduzir a acne. A receita é bem simples, usando apenas dois ingredientes:

  • Polpa de um abacate;
  • Duas colheres (chá) de suco de limão recém-espremido.

Amasse a polpa e misture bem com o suco do limão até formar uma pasta. Aplique no rosto, deixando agir por 15 minutos e, passado o tempo, lave bem com a água fria.

Optar pela máscara facial caseira é mais que uma forma de aproveitar os benefícios que os ingredientes naturais oferecem, aproveitando o que a natureza nos dá.

Para economizar tempo, máscaras prontas também podem ser utilizadas ou até combinadas com essas receitas. A Drogaria Liviero conta com uma ótima seleção para cuidados com a sua pele. Clique no banner e conheça!

 

Compartilhe:
Este artigo tem 4 comentários
      1. Estas informações sobre mascaras vão na contramão da orientação do Ministério da saúde para proteção contra o coronavírus. Eu penso que se vocês não podem ajudar não atrapalhem por favor.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Back To Top
×Close search
Buscar