skip to Main Content

Saiba quais são os nutrientes essenciais para as mulheres!

Nutrientes essenciais para as mulheres – saiba quais são.

nutrientes para mulheres

Quando o assunto é o bem-estar da mulher, cuidar da saúde no dia a dia e visitar o médico com regularidade são algumas das atitudes para manter o organismo em ordem.

Mas, além disso, ter uma boa alimentação também é muito importante, e existem alguns nutrientes essenciais que não podem faltar na dieta de forma alguma.

Alguns são ainda mais necessários em uma fase da vida do que em outras. Por exemplo, quando gestantes, as mulheres precisam de uma quantidade extra de vitamina D, pois essa substância ajuda na prevenção ao risco de pré-eclâmpsia.

 

Tendo isso em mente, vamos falar com você sobre os nutrientes essenciais para as mulheres se manterem saudáveis! Anote aí!

Cálcio

Esse sal mineral é de fundamental importância para manter a rigidez de ossos e dentes.

O cálcio, além de ajudar na prevenção da osteoporose, que pode se desenvolver principalmente durante a menopausa, também diminui os sintomas que aparecem na TPM (tensão pré-menstrual).

Além disso, enquanto envelhecemos, o desgaste dos ossos é maior que a sua formação.

Então, quanto mais cálcio for consumido ao longo da vida, melhor. É comum tomarmos leite para ingerir cálcio, mas saiba que há outros alimentos em que ele está presente em grande quantidade, como a couve, o espinafre e as leguminosas.

Vitamina D

Esse nutriente é um dos mais importantes para a nossa saúde e regula muitas funções vitais, como a fixação do cálcio, sobre o qual recém falamos neste artigo. A vitamina D também é uma das substâncias responsáveis pela manutenção do bom humor.

Para que essa vitamina seja conservada em bons níveis no nosso corpo, os raios solares são essenciais. Para as gestantes, o nutriente é ainda mais importante, sendo necessárias algumas doses a mais durante a gestação.

Além dos banhos de sol, há alimentos que ajudam bastante na síntese de vitamina D, como é o caso da gema de ovo.

Magnésio

O magnésio ajuda no bom funcionamento do sistema nervoso e também na manutenção do tônus muscular.

Outros benefícios que esse sal mineral promove é a prevenção da osteoporose, uma doença mais recorrente em mulheres, e o suporte no controle da pressão arterial.

As principais fontes de magnésio são as sementes de abóbora, o feijão preto e o espinafre.

Fibras

As fibras são nutrientes essenciais na dieta de toda mulher, ajudando a regular o movimento do bolo fecal dentro do intestino. Outra vantagem é que a presença delas regula o nível de glicose no sangue e previne o desenvolvimento de diabetes.

Há muitas fontes ricas em fibras: frutas, raízes, como a mandioca, grãos, como a quinoa e a chia, e diversos alimentos em suas versões integrais, como o clássico arroz.

Mulheres com idade igual ou inferior a 50 anos precisam de 25 gramas desse nutriente por dia. Já para as que possuem mais de 50, 21 gramas diários de fibras já são o bastante.

Vitamina C

A vitamina C guarda inúmeros benefícios, sendo que um dos mais importantes é o fato de ela fortalecer o sistema imune, evitando que fiquemos doentes constantemente.

Para as mulheres, a vitamina C tem um papel especial: ela faz parte da formação de colágeno, a proteína que dá firmeza à pele. Assim, quanto mais vitamina C, mais colágeno será produzido e mais bonita a pele da mulher ficará. Frutas como o kiwi, a acerola, a laranja e o limão são ricas nesse nutriente.

Quer ajudar mais pessoas a também cuidarem melhor da saúde consumindo os nutrientes essenciais que te apresentamos hoje? Siga-nos em nossas redes sociais, Facebook e Twitter, e receba dicas para cuidar do seu corpo!


Compartilhe:
Este artigo tem 0 comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Back To Top
×Close search
Buscar