skip to Main Content

O envelhecimento da pele: Como evitar, prevenir e retardar o envelhecimento

Como evitar, prevenir e retardar o envelhecimento da pele?

 

Com o passar dos anos, as células perdem a capacidade de proliferação, comprometendo sua renovação. Com isso, elas deixam de possuir competência funcional e de resposta, acarretando no envelhecimento da pele e de todo o organismo.

Como evitar, prevenir e retardar o envelhecimento da pele?

O desgaste natural, provocado pelo passar dos anos, é inevitável. Porém, existem ainda muitos outros fatores responsáveis pelo envelhecimento da pele que podem ser prevenidos.

Neste post, vamos dar dicas de alguns produtos que ajudam a retardar o processo de desgaste! Acompanhe!

1. Filtro solar

Além das causas naturais, o sol é o principal responsável pelos danos causados à pele. As consequências imediatas são queimaduras, inchaço e descamação (que ocorre quando a pele ‘descasca’). A longo prazo, a exposição excessiva ao sol provoca pele ressecada, flacidez, rugas, manchas e, em casos mais graves, o câncer de pele.

Como precaução, evite se expor ao sol entre 10h e 16h. Use filtro solar diariamente, reaplicando a cada três horas e também quando o corpo transpirar muito ou tiver contato com a água.

O protetor solar é um importante aliado para evitar problemas de pele e envelhecimento precoce, porque age coibindo os raios UVA e UVB.

2. Creme antirrugas

As rugas são sinais vivos do envelhecimento da pele e da morte celular. O creme antirrugas ajuda a manter a pele saudável e bonita, estimulando a produção de colágeno, que são proteínas formadas por aminoácidos.

A função do colágeno é manter as células unidas, evitando o espaçamento e impedindo as rugas de se formarem. Outros benefícios desse tipo de creme são a restauração e firmeza da pele, hidratação e maciez.

3. Removedor de maquiagem

Muitas mulheres, após um dia inteiro de trabalho ou depois de uma festa, acabam ficando com preguiça de remover a maquiagem. Contudo, essa prática é altamente perigosa para a saúde da pele.

Quando a maquiagem não é retirada, os poros ficam obstruídos, impedindo a pele de respirar. O uso do removedor de maquiagem acelera a retirada. O ideal é fazer disso um hábito e utilizar o produto sempre antes de dormir.

4. Sabonete neutro

Conserve a pele limpa! Isso vai mantê-la saudável e afastar as bactérias. O tipo de sabonete que deve ser utilizado vai depender do tipo de pele de cada um. A melhor indicação é o sabonete neutro, pois ele remove as impurezas de uma maneira equilibrada.

Caso a pele seja muito seca, um sabonete hidratante é bem-vindo para ajudar a deixá-la mais macia e sedosa. Mas, atenção: O sabonete não deve substituir o creme hidratante.

5. Estilo de vida saudável

Manter hábitos saudáveis fará com que você tenha uma pele saudável. É preciso se alimentar bem, evitar alimentos gordurosos e bebidas alcoólicas, investir em uma dieta rica em antioxidantes, praticar atividades físicas, beber muita água e dormir bem.

A dieta é um fator muito importante. O açúcar deve ser evitado, pois causa a glicação, que gera o envelhecimento da pele. Essa reação ocorre quando um carboidrato se liga com uma proteína sem que uma enzima participe do processo. Quando isso acontece, as proteínas de sustentação da pele são modificadas, danificando as fibras elásticas e o colágeno.

Cuidados básicos com o corpo e a pele podem retardar a degeneração das células e tornar a aparência muito mais saudável. É importante inserir as dicas no cotidiano, para que virem hábitos diários.

E você, tem alguma dica de como prevenir e retardar o envelhecimento da pele? Conte-nos pelos comentários!

Gostou desse artigo? Então siga-nos no Twitter e curta nossa página no Facebook para conferir mais assuntos interessantes como esse!

Compartilhe:
Este artigo tem 0 comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Back To Top
×Close search
Buscar