O que é a pressão alta emocional?

O estresse é um grande mal que assola o homem contemporâneo. Evolutivamente, o estresse é um mecanismo fisiológico natural que eleva a pressão arterial e nos coloca em estado de alerta diante de situações de perigo, levando maior quantidade de sangue aos nossos músculos para que possamos escapar. Sabemos que certo grau de tensão é inerente ao ser vivo. Entretanto, se esse estado é contínuo e constante, pode provocar grandes males, até mesmo irreversíveis.

Você sabia que o estresse pode agravar e até mesmo causar a pressão alta? Isso acontece porque esse processo desencadeia a liberação de hormônios e mediadores, como adrenalina e cortisol, que elevam a pressão arterial. A hipertensão arterial, se não tratada, pode provocar infarto e derrame cerebral.

Dicas para se prevenir e não deixar o estresse comprometer sua qualidade de vida:

• Cuide com carinho do seu coração: seja regularmente acompanhado(a) por um(a) cardiologista, seguindo suas recomendações e tomando os remédios religiosamente conforme prescritos.

• Planeje seu dia! Estabeleça prioridades e não marque vários compromissos seguidos, fazendo pausas entre os mesmos. Assim você terá margem para lidar com imprevistos e terá tempo para “arejar” a mente.

• Saia do sofá! Exercite-se ao menos três vezes por semana, durante meia hora ou, caso ainda não seja possível, saia da inércia: caminhe mais, se espreguice, cuide da sua flexibilidade e movimente-se.

• Mantenha pessoas queridas por perto. A proximidade com os amigos, além de tornar a rotina mais leve e divertida, nos permite rir de nós mesmo(a)s e enxergar a vida de um ponto de vista otimista.

• Reserve um momento só seu, de autocuidado, para relaxar e se desconectar das tensões do dia a dia. Seja assistindo a um filme, lendo um bom livro, brincando com seu bichinho de estimação, cuidando do seu jardim ou cozinhando uma refeição gostosa. Faça aquilo que lhe faz bem!

• Abandone o cigarro e o excesso de sal e comidas industrializadas. Pesquise por receitas nutritivas e saborosas na internet.

• Se, mesmo assim, o estresse ainda perturbá-lo(a), não hesite em buscar ajuda: o psicólogo é o profissional capacitado para guiar seu paciente rumo ao equilíbrio emocional. A terapia permite que as pessoas se conheçam melhor e fornece ferramentas que nos ajudam a lidar conosco, com os demais e com as circunstâncias de forma saudável.

Dica Extra:

• Palestra da Psicóloga Kelly McGonigal: “Como fazer do estresse um amigo”, disponível em: https://www.ted.com/talks/kelly_mcgonigal_how_to_make_stress_your_friend?language=pt-br#t-43301

Não deixe o estresse comprometer sua qualidade de vida!

Compartilhe:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.