skip to Main Content

O que é dermocosmético? Usos e recomendações

O que é dermocosméticoAs rotinas de cuidados com a pele estão mais em alta do que nunca. Buscas por termos como “skincare” no Google cresceram quase quatro vezes entre novembro de 2018 e 2019, e quase 10 vezes no YouTube.

Com esse boom no interesse, surgem diversos novos produtos e ideias na indústria, sendo o dermocosmético um deles. Para saber mais sobre essa tendência, continue a leitura!

O que é dermocosmético?

Os dermocosméticos são produtos para cuidados da pele que contam com substâncias e ativos farmacológicos em sua composição e aparecem em diversos tipos de fórmulas, com variados objetivos, como aumentar a firmeza da pele, reduzir manchas, suavizar rugas e muito mais.

Essa característica faz com que essa classe de cosméticos tenha maior ação em camadas profundas da pele, ao invés de lidar apenas com aquelas superficiais.

Por conta dessas características, eles são registrados na Anvisa como produtos de Grau 2. Na prática, essa categorização implica que seus efeitos devem ser comprovados cientificamente, por meio de estudos que sigam a exigência da agência.

O que é dermocosmético - efeito comprovado
Para ter a venda permitida, os dermocosméticos precisam ter efeitos comprovados.

Esse detalhe faz com que o uso dos dermocosméticos seja seguro e eficaz, o que aumenta o interesse por eles. Outro fator que vale destaque é que os dermocosméticos raramente apresentam aromatizantes, pigmentos ou conservantes, diminuindo muito a chance de reações alérgicas em peles sensíveis.

Todos esses fatores mostram que os dermocosméticos são muito mais do que eficazes, sendo também seguros para a grande maioria das pessoas. De qualquer forma, caso sua pele costume não reagir bem a novos produtos, é sempre recomendado procurar por orientação médica antes de começar a utilizar um novo produto.

Diferença de dermocosmético e cosmético

Os cosméticos comuns tratam principalmente a superfície da pele, aquelas camadas que entram em contato com o ambiente externo. Por conta disso, seu efeito é mais imediato, como cobrir uma mancha, auxiliar na hidratação da pele ou disfarçar a acne.

Já os dermocosméticos tratam do problema em sua raiz, não apenas aliviando os sintomas. Eles ficam entre os cosméticos e medicamentos, entregando mais resultados que o primeiro, e não sendo tão fortes como o segundo. Mesmo não trazendo os mesmos efeitos de remédios, ainda é recomendado conversar com o dermatologista de sua confiança antes de começar a utilizar um produto novo.

O que é dermocosmético - ação profunda
Os dermocosméticos agem profundamente, enquanto a ação de cosméticos é mais superficial.

Essas diferenças não significam que o dermocosmético veio para substituir o outro. Pelo contrário, o ideal é complementar o uso. Por exemplo, é possível utilizar um dermocosmético para o rosto para rejuvenescimento facial aliado de um hidratante com vitamina C, que agirá nas camadas mais superficiais da pele.

Onde comprar

Uma boa parte dos dermocosméticos é encontrada em farmácias, devida à característica de possuir ativos que exigem prova científica de eficácia. Mas não se preocupe: a grande maioria pode ser comprada sem receita médica, inclusive diretamente pela internet, sem necessidade de ir até o estabelecimento.

A Drogaria Liviero conta com uma linha completa de dermocosméticos para o rosto, cabelos e mãos, tudo com ótimos preços. Se interessou? Clique no banner e visite a loja!

Compartilhe:
Este artigo tem 2 comentários
  1. Gostei muito de sabet que existe uma farmácia assim ! Moro rm Campinas sp,gostraia de saber volor do frete para minha cidade. ( Seria
    Estrogem Duo 30 sachês ) Grata- Regina de Alencar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Back To Top
×Close search
Buscar