skip to Main Content

O que é passiflora e para que serve?

o que é passiflora

Conhecida por sua ação calmante natural, a passiflora é a flor do maracujá. Ao todo, existem mais de 500 espécies em sua família, sendo que o Brasil abriga quase um terço de todas elas.

Seu uso é comum entre pessoas que procuram produtos naturais para aliviar a ansiedade, aparecendo com diversas variações. Para saber mais sobre o que é passiflora e seus usos, continue a leitura!

Para que serve passiflora?

A planta é utilizada como um calmante natural, para aliviar os sintomas da ansiedade. Além disso, ameniza insônia, sintomas da menopausa e inflamações.

Esse uso se dá graças à grande presença de saparinas, substância que age no sistema central e ajuda a criar a sensação de relaxamento. Além disso, é rica em propriedades anti-inflamatórias e antioxidantes.

Essas características fazem com que a passiflora seja muito utilizada em medicamentos fitoterápicos, fabricados a partir de produtos naturais.

Confira outros usos da passiflora:

  • Bem-estar: conta com substâncias que estimulam a produção de hormônios do relaxamento, por isso é comum encontrar indicação da passiflora para dormir;
  • Concentração: a passiflora também ajuda quem tem dificuldade de se concentrar;
  • Infecções: com ação antibactericida, a planta é uma aliada no tratamento de infecções;
  • Pressão: a passiflora controla o consumo de oxigênio do cérebro, o que resulta em uma redução da pressão arterial.

Tipos de passiflora

São mais de 500 tipos diferentes de passiflora, e cerca de 90% da produção brasileira é da P.edulis Sims f. flavicarpa Deg, conhecida popularmente como maracujá-amarelo. Por mais que a fruta seja vendida em todas as regiões do país, não é a variação mais utilizada com fins medicinais.

Ao invés disso, as variações da planta mais utilizadas com esses objetivos são a passiflora alata, do maracujá doce, e a passiflora incarnata, da flor-da-paixão.

o que é passiflora incarnata
Passiflora incarnata, a flor-da-paixão, é comum em remédios fitoterápicos contra a ansiedade.

Como tomar a passiflora

A passiflora é fácil de encontrar para comprar, com preços acessíveis e diversos formatos diferentes. O ideal é procurar por aquela que se adapte melhor à sua rotina e costumes.

Comprimidos

A passiflora em comprimidos pode ser encontrada pura ou com combinação de outras plantas com objetivos semelhantes, como é o caso da Pasalix. Via de regra, é recomendado consumir dois comprimidos por dia, ou segundo orientação médica.

Chá

O chá é feito com as folhas secas do maracujá, vendidas principalmente em lojas de produtos naturais. Para preparar, basta colocar duas colheres de chá das folhas secas em uma xícara com água fervente. Deixe em repouso por 10 minutos, coe e beba normalmente. Você pode consumir o chá até três vezes por dia.

O chá de passiflora é fácil de fazer e proporciona sensação de bem-estar.

Líquido

Você também encontra a passiflora em gotas, como o Maracugina IP. Sua recomendação de uso pode variar de acordo com a fórmula, mas é comum que a indicação seja de 5ml quatro vezes ao dia.

Cuidados e contraindicações

Mesmo sendo um produto natural, é necessário ter alguns cuidados ao tomar a passiflora. Além de pessoas que possuem alergia à substância, grávidas e lactantes devem evitar o seu uso.

Não misture a passiflora com bebidas alcoólicas, pois a combinação pode potencializar os efeitos do álcool. Não é recomendado, também, associá-la ao uso de remédios sedativos e hipnóticos.

A passiflora pode ser uma boa aliada para quem busca por uma solução natural para amenizar a tensão do dia a dia. Ficou interessado? Clique no banner abaixo e adquira agora mesmo!

Compartilhe:
Este artigo tem 0 comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Back To Top
×Close search
Buscar