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Pernas cansadas pode aumentar no verão

A sensação de pernas cansadas pode aumentar no verão

Acabamos de entrar no período mais quente do ano: primavera e verão. Os brasileiros já estão se preparando para os meses de calor, que deve se estender até março do próximo ano. Apesar de toda a diversão que esta época permite, com atividades ao ar livre, é preciso tomar alguns cuidados com a saúde.pernas cansadas

A sensação de pernas cansadas é muito comum entre a população, e se acentua ainda mais neste período, principalmente para as mulheres. É normal sentir desconfortos após um longo dia de trabalho, por exemplo. É sempre recomendável procurar um médico para avaliar as causas, mas há algumas ações que podem ser feitas para aliviar os sintomas.

Existem diversos fatores que podem causar desconfortos, sensação de peso, inchaço e formigamento nos membros inferiores. O principal motivo está diretamente relacionado à má circulação do sangue, potencializado pela retenção de líquido. Isso se dá por dois motivos: mau funcionamento das válvulas ou aumento do tamanho das veias. Os dois fenômenos acontecem quando as temperaturas do corpo e do ambiente estão acima do normal.

Já que a diminuição da temperatura está fora da nossa alçada, principalmente em ambientes coletivos, existem alguns hábitos que podem ser adotados no dia a dia para diminuir o desconforto. Essas mudanças visam facilitar a circulação sanguínea e diminuir o desconforto que o inchaço provoca.

  • É aconselhável que mulheres evitem o uso de sapatos de saltos
  • Calças muito justas e de matérias pesados também devem ser evitados
  • Não passe muito tempo na mesma posição. Levante para dar voltas de três em três horas, pelo menos
  • Não tome banhos muito quentes
  • Não consuma bebidas alcoólicas em excesso
  • Evite o tabagismo
  • Pratique exercícios físicos pelo menos três vezes por semana. Não precisam ser intensos, apenas regulares.
  • Durma com as pernas ligeiramente inclinadas. O uso de um travesseiro ou almofada pode ajudar
  • Alimentação saudável e ingestão de água também ajudam na melhora da circulação de sangue nas pernas
  • Massagens incentivam o aumento da circulação de sangue
  • Amêndoas, brócolis, frutas vermelhas (framboesa, morango, amora), são alimentos com altos índices de Vitamina C e grande poder antioxidante, e são poderosos aliados para combater dores nas pernas.
  • Cremes e óleos essenciais que tenham fruta como base são eficazes e ajudam a manter a elasticidade das veias. Se aplicados nas pernas e aliados a massagens em movimentos circulares, contribuem para a drenagem linfática da região e bom funcionamento circulatório. O ideal é que as massagens sejam realizadas pelo menos três vezes por semana.

Sinal de alerta

Lembre-se de que dor nas pernas pode ser sinal de doenças venosas, como varizes e derrames. Por isso, é extremamente importante procurar um médico especialista caso as dores rejam recorrentes.

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