skip to Main Content

Entenda a importância da prevenção ao câncer de mama e como fazê-lo

A prevenção ao câncer de mama é constantemente recomendada pelos profissionais de saúde e canais da mídia, e isso não é para menos, afinal, esse tipo de tumor é o mais comum entre as mulheres em todo o mundo.

Ainda que em muitos casos seja possível fazer o tratamento da doença e alcançar a cura, o ideal é adotar medidas preventivas para que as células cancerígenas não se proliferem no organismo. Foi pensando nisso que preparamos este artigo.

Continue lendo para entender por que é tão importante prevenir o câncer de mama e quais são as medidas que você pode adotar para evitar a manifestação dessa doença. Veja como não é difícil manter hábitos mais saudáveis para preservar sua saúde e qualidade de vida.

A importância da prevenção ao câncer de mama

Segundo o INCA (Instituto Nacional de Câncer), o câncer de mama é o tipo de tumor maligno que mais afeta mulheres depois do câncer de pele não melanoma. Corresponde a cerca de 25% dos casos anuais no mundo, mas o percentual é mais alto no Brasil, sendo de 29%, dos quais 1% representa a incidência entre pessoas do sexo masculino.

Existem diferentes tipos de câncer de mama, alguns mais agressivos do que outros. Porém, quando a doença se encontra em um estágio avançado, ela coloca em risco a vida da mulher. As chances de cura reduzem significativamente quanto mais tarde a doença é descoberta.

Por isso, é muito importante adotar as medidas preventivas a fim de evitar que os tumores malignos se manifestem, ou descobri-los precocemente para que seja possível realizar o tratamento e alcançar a cura. Afinal, o câncer de mama também pode migrar para outras partes do organismo e se tornar um problema ainda mais agressivo e perigoso.

As medidas para prevenir o câncer de mama

A prevenção ao câncer de mama é feita principalmente com a adoção de hábitos saudáveis, afinal, os tumores malignos se formam em função de mutações celulares que podem ser evitadas quando o organismo está em equilíbrio. A seguir listamos algumas das principais formas de prevenção. Veja!

Fazer o autoexame

autoexame das mamas é essencial para identificar alterações nos seios quando elas ainda estão no começo. Deve ser feito uma vez por mês, sendo importante porque a maioria dos tumores é descoberta pelas próprias mulheres.

Evitar o tabaco

As substâncias presentes no cigarro causam a intoxicação do organismo e desencadeiam uma série de doenças, o que inclui diferentes tipos de câncer. Para prevenir a formação de tumores malignos nas mamas, é fundamental evitar o tabaco para não ter contato com essas substâncias tóxicas e manter a saúde das células.

Praticar atividades físicas

A prática regular de exercícios físicos ajuda a manter o organismo funcionando em equilíbrio. O corpo em movimento reduz o acúmulo de gordura, as taxas de açúcar no sangue, elimina as toxinas acumuladas e regula os hormônios, além de minimizar o estresse e aumentar a sensação de bem-estar.

Adotar uma alimentação equilibrada

Tudo aquilo que ingerimos é enviado para as células do nosso corpo, daí a necessidade de manter uma alimentação saudável para que o organismo receba somente substâncias benéficas como os antioxidantes, que previnem diversos tipos de câncer. Uma boa alimentação evita o sobrepeso, o açúcar em excesso e a ingestão de substâncias cancerígenas, como aquelas presentes em industrializados, enlatados embutidos e alimentos gordurosos.

Manter o acompanhamento médico

Outra medida importante para a prevenção ao câncer de mama é fazer o acompanhamento médico para observar a saúde do organismo e realizar a mamografia anual a partir dos 40 anos de idade. Se houver casos de câncer de mama na família, é fundamental procurar um especialista para que ele defina se é necessário fazer um acompanhamento mais cedo.

Por meio da prevenção ao câncer de mama, podemos reduzir os números de casos registrados e mortes, afinal, essa é uma doença agressiva. Então, não negligencie os cuidados e procure adotar hábitos saudáveis para manter esse problema longe.

Esse é um tema importante e, por isso, continue aprendendo sobre ele! Veja em nosso outro artigo quais são os principais sintomas do câncer de mama e fique atenta quando for fazer o autoexame.

Compartilhe:
Este artigo tem 0 comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Back To Top
×Close search
Buscar