Prevenir infartos – veja os cuidados simples

Cuidados simples para prevenir infartos

Fique de olho nas dicas que preparamos e comece hoje mesmo a se cuidar.

Cuidados simples para prevenir infartos

Cuidados simples para prevenir infartos: Segundo a Sociedade Brasileira de Cardiologia, a cada 5 minutos alguém morre vítima de infarto. A doença perde apenas para o acidente vascular cerebral (AVC) em número de óbitos. Esses dados alertam para a importância de prevenir infarto por meio de uma mudança de hábitos.

1. Pratique atividades físicas

Um dos cuidados para prevenir infartos esta ligado a prática de exercícios físicos que promove uma série de benefícios para o corpo, dentre eles a diminuição do risco.

De acordo com cardiologistas, a endorfina (hormônio liberado pelo organismo após os exercícios) relaxa as paredes das artérias, fazendo com que a taxa de glicose no organismo e a pressão arterial caiam.

Nesse contexto, recomenda-se que o indivíduo pratique pelo menos 30 minutos de alguma atividade física 3 vezes por semana. E, claro, não se esqueça de consultar um médico para atestar que está em condições físicas para isso.

2. Evite o tabagismo

Fumar é um dos hábitos que mais prejudica o coração. A cada inalação, você deixa as artérias mais vulneráveis, aumentando o risco de aterosclerose. É que o cigarro possui mais de 4,7 mil substâncias tóxicas — entre elas a nicotina, que facilita a coagulação do sangue e aumenta a produção de placas de gordura no interior das artérias.

3. Controle a hipertensão

A alta pressão do sangue pode causar lesões nas paredes das artérias e facilitar o acúmulo de gordura. Esse processo aumenta o risco de desenvolver a aterosclerose, que é uma das maiores causas de infartos e de derrames cerebrais.

Controlar a hipertensão é, portanto, uma forma de evitar ataques cardíacos e outras doenças cardiovasculares.

4. Lide com a diabetes

Você sabia que a diabetes é um dos fatores de risco para a formação de coágulos no interior das artérias? Além de facilitar a formação das placas de gordura, o excesso de açúcar no organismo enrijece o endotélio (a parede interna dos vasos sanguíneos).

Além disso, a diabetes desregula os níveis de colesterol ruim no sangue, fator que também está ligado à formação de coágulos e de placas de gordura. Sendo assim, o ideal é seguir as dietas e os tratamentos adequados para evitar consequências mais graves.

5. Contorne o estresse

A noradrenalina é um neurotransmissor associado ao estresse extremamente perigoso. Ele favorece a coagulação e contrai os vasos sanguíneos, deixando-os mais propensos a rompimentos.

O estresse também aumenta a pressão arterial e os níveis de glicemia, que são fatores que aumentam as chances de infarto.

6. Siga uma dieta equilibrada

Outros cuidados para prevenir infartos estão vinculados a uma dieta que seja rica em nutrientes, carboidratos, lipídeos, proteínas, minerais e vitaminas. O ideal é evitar os excessos, principalmente de açúcar e de gorduras saturadas.

Uma alimentação saudável deve conter muitas frutas, verduras, legumes. Eles são fundamentais para o bom funcionamento do organismo e ainda evitam uma série de doenças.

Agora que você já sabe como prevenir infarto, descubra como evitar a hipertensão. Continue a visita em nosso blog e leia agora mesmo o post “Hipertensão: o que é? Como você pode prevenir e tratar?”.

Gostou desse artigo? Então siga-nos no Twitter e curta nossa página no Facebook para conferir mais assuntos interessantes como esse!

Compartilhe:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *