Quais os benefícios do colágeno hidrolisado? Veja 4 respostas

A suplementação com colágeno hidrolisado é um dos caminhos para ter uma pele mais bonita, fortalecer ossos e articulações e deixar unhas e cabelos saudáveis. Essa proteína é produzida naturalmente pelo corpo e garante o bom funcionamento do organismo por dentro e por fora.

Os benefícios do colágeno hidrolisado dão a dimensão da importância dessa substância para o corpo. O problema é que com o passar da idade há perda na produção dessa proteína, que forma as fibras que dão sustentação e firmeza aos tecidos, ossos, músculos e vasos sanguíneos.

A solução para manter os níveis de colágeno equilibrados é fazer suplementação diária, que é simples de inserir na rotina, uma vez que o produto se apresenta em variadas versões. Neste post, você vai descobrir quais os benefícios do colágeno hidrolisado. Continue lendo!

1. Ajuda a firmar a pele

O colágeno é uma proteína produzida pelo próprio corpo e fundamental para a pele. Ele dá firmeza e elasticidade ao tecido, prevenindo a aparição de rugas e estrias. O descompasso é que, com o passar da idade, o organismo começa a perder a substância (1% ao ano a partir dos 35, e 35% a partir dos 50 anos), fazendo com que a suplementação de colágeno se torne essencial, principalmente para as mulheres na menopausa.

Com a suplementação do colágeno hidrolisado, o organismo direciona a proteína para os tecidos carentes da substância. A ciência vem comprovando sua eficácia. Uma pesquisa da Faculdade de Ciências Farmacêuticas de Ribeirão Preto, da USP, que avaliou os efeitos do colágeno hidrolisado em mulheres de 45 a 60 anos, mostra que após 90 dias de uso houve melhora progressiva na pele.

2. Fortalece ossos e articulações

Os benefícios do colágeno hidrolisado vão além de manter a pele saudável e bonita. A proteína é capaz de auxiliar na prevenção da osteoporose e de outras doenças que atingem as articulações, diminuir as dores dos pacientes com osteoartrite (degeneração das cartilagens) e ser um tratamento complementar para doenças reumáticas, como a espondilite anquilosante.

A perda anual de colágeno a partir dos 35 anos interfere na densidade dos ossos, que tende a diminuir, e nas articulações, que se tornam mais frágeis. Como resultado, tendões e ligamentos ficam mais rígidos, ocasionando dores, desgastes e até rompimentos.

quais-os-beneficios-do-colageno-hidrolisado
O consumo regular de colágeno hidrolisado fortalece articulações, tendões e ligamentos.

3. Acelera o metabolismo

O colágeno também atua na recuperação muscular após atividade física e no aumento da massa magra, o que consequentemente acelera o metabolismo. Por ter digestão lenta, a proteína promove saciedade, adiando a fome.

A substância auxilia na reconstrução dos músculos, na manutenção e no aumento da massa magra. Quando utilizada em conjunto com atividade física regular, é capaz de reduzir o tempo de recuperação muscular entre os exercícios.

4. Deixa cabelos e unhas mais saudáveis

O colágeno hidrolisado em pó ou cápsulas atua como um cosmético a favor da saúde do cabelo e das unhas.

A ação da proteína nos cabelos faz com que os fios fiquem mais resistentes e brilhantes, além de turbinar o crescimento. Para unhas frágeis, o colágeno atua como um suplemento fortalecedor, impedindo que quebrem com facilidade.

quais-os-beneficios-do-colageno-hidrolisado
Cabelos e unhas bonitos e saudáveis com colágeno. Foto: Tim Mossholder

Como consumir colágeno hidrolisado

O colágeno hidrolisado é vendido em basicamente duas versões: sachê e cápsula. Especialistas recomendam o consumo diário de 5g a 10g da proteína por dia para obter os benefícios.

A forma mais prática de ingerir a quantidade diária indicada é pelo sachê. O conteúdo de um pacotinho geralmente já tem a dose indicada. O pó é diluído em água, suco ou iogurte.

As cápsulas de colágeno são alternativa para quem não aprecia o sabor do sachê. No entanto, para alcançar a quantidade diária, é preciso consumir várias unidades, dependendo do fabricante.

Atente-se na hora de comprar, pois existem duas variedades de colágeno hidrolisado. O tipo 1 é mais indicado para manutenção da saúde da pele, cabelos e unhas, já o tipo 2 é recomendado para auxiliar no tratamento de osteoartrite autoimune e artrite reumatoide.

Adicione o colágeno hidrolisado na sua rotina e sinta os benefícios com o uso regular. A Drogaria Liviero, empresa com mais de 40 anos de tradição no mercado farmacêutico, oferece opções variadas da proteína. Clique no banner para escolher!

quais-os-beneficios-do-colageno-hidrolisado

Compartilhe:

2 Comments

  1. Maria Souza Dantas

    16 de fevereiro de 2020 at 18:21

    Quero tomar o colágeno

    Reply

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *