Qual a diferença entre ansiedade, fobia e ataque de pânico?

 

🔍 Você sabia que há diferentes tipos de transtorno de ansiedade? Saiba a diferença entre ansiedade, fobia e ataque de pânico.

📍 Transtorno de Ansiedade Generalizada

Compreende a ansiedade excessiva e relacionada a diferentes eventos e atividades, considerando-os ameaçadores. O quadro é caracterizado por tensão, inquietação, falta de concentração, irritabilidade, cansaço e alterações de sono o que, ao longo de seis meses, que pode comprometer a vida de um indivíduo em esferas importantes da sua vida (social, profissional etc.)

O tratamento envolve acompanhamento psicoterápico e psiquiátrico, geralmente com a prescrição de ansiolíticos.

📍 Fobia

Nesse quadro, há um desencadeante nítido, uma circunstância específica que provoca medo intenso e desproporcional em relação ao perigo real imposto pelo objeto ou situação específica, o que provoca ansiedade intensa direcionada a comportamentos de esquiva do objeto ou circunstância ou para suportá-los.

O tratamento terapêutico empregado é a dessensibilização sistemática, que consiste em um conjunto de técnicas de exposição/aproximação do paciente à experiência traumática, utilizadas pelo mesmo a fim de minimizar suas reações, o que é feito em etapas. Com o avanço do tratamento, este será gradualmente colocado na situação real, utilizando os mesmos recursos para evitar ter uma crise ou aprender a lidar com ela.

📍 Ataque de Pânico

Caracterizado por surto abrupto de medo ou desconforto intenso, envolvendo sintomas físicos e psicológicos tais como medo de morrer, palpitações, sudorese, dificuldade para respirar, calafrios ou ondas de calor, desconto gástrico e sensação de tontura.

O tratamento alia psicoterapia e medicamentos, prescritos por psiquiatras.

Busque ajuda ou ajude quem precisa! Curta, comente e compartilhe este post.

#liviero #drogarialiviero #fobia #ansiedade #pânico #tratamento #psicologia #psiquiatria #transtorno #saúdemental

Compartilhe:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *