Qual o melhor remédio caseiro para cansaço? Descubra!

O cansaço é um problema muito comum que atinge a saúde física e emocional de boa parte da população. Pode aparecer após um dia intenso de trabalho ou quando não temos uma boa noite de sono. Geralmente, é algo bem normal e desaparece com uma alimentação saudável e um relaxamento adequado.

Para evitá-lo, seria interessante manter um ritmo de vida mais calmo e tranquilo. Mas como a nossa rotina torna isso praticamente impossível, você pode recorrer a opções de remédio caseiro para cansaço. Eles o mandam para bem longe sem prejudicar o organismo – graças aos compostos ativos retirados de ingredientes totalmente naturais.

Por isso, neste post, vamos apresentar receitas e benefícios de alguns deles para que você possa se sentir mais disposto do que nunca. Continue a leitura e confira!

Suco de maçã, laranja e limão

Este poderoso remédio caseiro para fadiga tem grande poder regenerador, é ideal para fortalecer o sistema imunológico e prevenir doenças. Além disso, oferece quantidades importantes de fibras e vitamina C, que fazem o corpo trabalhar melhor e eliminar as toxinas que causam a fadiga e o cansaço extremo.

Ingredientes:

  • 2 maçãs
  • 1 limão
  • 5 laranjas
  • 100 ml de água gelada

Modo de preparo:

Lave e pique as maçãs (com a casca) e retire o suco das laranjas e do limão. Bata todos os ingredientes no liquidificador até obter um suco homogêneo. Beba imediatamente sem coar e, de preferência, em jejum.

Chá de gengibre

O gengibre é famoso por seus compostos analgésicos e anti-inflamatórios que atuam de maneira eficaz contra as dores e os problemas musculares. Também possui um alto teor de antioxidantes que ajudam a eliminar toxinas do corpo e a inibir o efeito causado pelos radicais livres.

Por ter um grande efeito estimulante sobre o sistema nervoso, esse chá pode melhorar o seu rendimento diário e aumentar suas energias, sendo uma saída para quem procura como combater o cansaço. Sem contar que é um excelente termogênico e ajuda a queimar gorduras.

Ingredientes:

  • 1 colher de chá de gengibre ralado
  • 250 ml de água

Modo de preparo:

Ferva a água. Em seguida, despeje-a sobre o gengibre ralado. Deixe repousar por 10 minutos, coe e beba. É recomendado o consumo diário de, no máximo, três xícaras desse chá.

remedio-caseiro-para cansaco
O gengibre é analgésico, anti-inflamatório e tem alto teor de antioxidantes.

Vitamina de aveia

A aveia é rica em vitaminas do complexo B, cuja principal função é garantir o bom funcionamento do sistema nervoso. Esse ingrediente ainda ajuda a aumentar a produção de triptofano, um aminoácido essencial que favorece e beneficia o sono e o relaxamento. Além disso, contém fibras e carboidratos, que aumentam as reservas de energia do organismo e reduzem a sensação de cansaço.

Ingredientes:

  • 2 colheres de sopa de aveia
  • 200 ml de leite de aveia
  • Mel (opcional)

Modo de preparo:

Adicione as duas colheres de aveia e o leite em um liquidificador e bata por alguns instantes. Se preferir, adoce com um pouco de mel. Beba sem coar.

Chá de ginseng

Esse chá é um poderoso remédio caseiro para cansaço e estresse. Isso porque o ginseng é uma planta medicinal que reduz o cansaço mental e melhora o funcionamento do cérebro. E graças ao seu alto teor de vitaminas e minerais, também atua na prevenção de doenças como a diabetes.

Vale ressaltar que esse chá não deve ser consumido por grávidas, crianças menores de 12 anos ou pessoas que sofrem de depressão, doenças cardíacas ou asma.

Ingredientes:

  • 1 pedaço de raiz de ginseng
  • 250 ml de água

Modo de preparo:

Ferva a água, junte a raiz do ginseng e deixe cozinhar por 2 minutos em fogo baixo. Retire do fogo e deixe esfriar. Depois, é só coar e beber.

Suco de couve com maçã e espinafre

Essa deliciosa bebida é rica em vitaminas e ferro, ajuda a manter a boa disposição e a energia durante todo o dia. Além disso, beneficia o sistema imunológico, melhora o trânsito intestinal e combate a anemia.

Ingredientes:

  • 2 maçãs
  • 1 folha de couve-manteiga
  • 5 folhas de espinafre
  • 200 ml de água gelada
remédios caseiros para o cansaço - Suco de couve com maçã e espinafre
A combinação de vegetais com a maçã torna a bebida deliciosa e nutriente.

Modo de preparo:

Bata todos os ingredientes no liquidificador e beba imediatamente, sem coar. Se preferir, adoce com uma pequena colher de xarope de agave, mel ou adoçante à base de estévia. Beba até dois copos desse suco por dia.

Xarope de banana com guaraná

O guaraná é um estimulante natural que proporciona muita energia e bem-estar ao organismo. Já a banana é rica em vitamina B6, que dá disposição e aquele pique para começar bem o dia. A combinação desses dois ingredientes resulta em um excelente remédio caseiro para cansaço.

Ingredientes:

  • 2 bananas maduras
  • 1 colher de sopa de guaraná em pó
  • 1 xícara de mel

Modo de preparo:

O primeiro passo é levar todos os ingredientes ao fogo, em banho-maria, por aproximadamente 40 minutos. Espere esfriar, coe e coloque em um recipiente de vidro limpo e com tampa. Conserve-o na geladeira, e tome uma colher de sopa duas vezes ao dia: a primeira em jejum e a segunda após o almoço.

remedio-caseiro-para cansaco
O guaraná é um estimulante natural e indicado para espantar o cansaço.

Chá de alfafa

A alfafa é rica em vitaminas A, B, C, D, E e K, além dos ácidos fenólico e fólico – substâncias que ajudam a fortalecer a imunidade e combater o cansaço, proporcionando mais energia ao organismo.

Ingredientes:

  • 2 colheres de sopa de alfafa
  • 500 ml de água

Modo de preparo:

Ferva a água. Desligue o fogo e adicione a alfafa. Deixe abafado até esfriar e coe antes de beber. Você pode consumir esse chá até três vezes ao dia.

8. Dose de maca peruana

O cansaço excessivo pode ser combatido com uma dose de maca peruana. Além desse efeito, a maca peruana ainda aumenta a libido, ajuda no combate da diabetes, fortalece o sistema imunológico e muito mais.

remédios caseiros para o cansaço - maca peruana
A maca peruana possui diversos efeitos, e combater o cansaço é apenas um deles.

Você encontra o tubérculo em diversas formas, sendo mais fácil achar suas versões em pó ou em cápsulas. Confira como preparar uma dose de maca peruana:

Ingredientes

  • Duas colheres de chá de maca peruana
  • Um copo de água

Modo de preparo

Adicione a maca peruana á água e misture bastante, de preferência com auxílio de um liquidificador. Depois, é só beber.Note que existem diversas receitas que levam a maca peruana, sendo que ela pode ser usada em chás, vitaminas e em preparo de bolos.
 

9. Suco de cenoura, brócolis e laranja

A união desses dois vegetais com a laranja traz grandes vantagens ao organismo. O suco é uma ótima fonte de betacaroteno e magnésio, aliados na luta contra a fadiga, além de fornecer cálcio e vitamina C ao corpo.

Ingredientes

  • Duas laranjas-pera
  • Meia cenoura
  • Um copo d’água
  • Dois floretes de brócolis

Modo de preparo

Bata tudo no liquidificador, até que fique bem líquido. Coe e beba em seguida. O bagaço que sobra é uma ótima fonte de fibras, por isso, pode ser preservado em pequena quantidade no suco.

Por fim, é importante enfatizar que o tratamento com o remédio caseiro para cansaço seja complementado com boas noites de sono e uma dieta equilibrada. No entanto, se a sensação de fadiga extrema permanecer no dia a dia, pode ser um sinal indicativo de alguma doença mais séria. O ideal é procurar um médico para avaliar o seu caso e, então, aliar a medicação caseira com a que será receitada por ele.

Em alguns casos, um complexo vitamínico pode ajudar bastante, aumentando a disposição e reduzindo a fadiga. A Drogaria Liviero conta com uma ótima solução para você, clique no banner e conheça!

Compartilhe:

13 Comments

  1. Ivair Antônio de lima

    5 de outubro de 2018 at 06:33

    Gostei muito dessa receita que resultar em muitas oportunidades de escolha para bem pelas receitas.

    Reply

  2. Odete

    7 de março de 2019 at 08:43

    Amei essas dicas de receitas pois vou testar estou precisando muito de uma boa dose de vitamina, para acabar com a indisposição..

    Reply

  3. Agnaldo

    15 de abril de 2019 at 01:01

    Vou fazer receitas gostei

    Reply

  4. Tereza

    29 de maio de 2019 at 09:02

    Porque pessoas com depressão não pode tomar o chá de ginseng?é justamente esse que preciso,pois estou muito cansada mentalmente,e os médicos não entendem não vou tomar calmante

    Reply

    • Atendimento Drogaria Liviero

      26 de setembro de 2019 at 14:38

      Olá Tereza!

      Procure identificar com seu médico os efeitos do ginseng, o motivo pelo qual ele não deve ser ingerido, e a possibilidade de outros tipos de tratamento.

      Reply

  5. maria aparecida ribeiro batista

    21 de junho de 2019 at 08:33

    Gostei das receitas eu procuro sempre eu gosto das alternativas que podemos usar miutas das vezes temos em casa parabéns obrigada

    Reply

    • Nação Digital

      10 de julho de 2019 at 08:08

      Oi, Maria! Que legal que o conteúdo foi útil pra você. Continue nos acompanhando!

      Reply

  6. […] principal sintoma da síndrome de burnout é a sensação de cansaço e esgotamento extremo, mas é comum que carregue outras […]

    Reply

  7. Nanci santos de Oliveira

    2 de fevereiro de 2020 at 08:37

    Muito boa as receitas

    Reply

    • Drogaria Liviero

      3 de fevereiro de 2020 at 08:15

      Ficamos felizes em saber que te ajudamos, Nanci! ♥

      Para nova dicas todas as semanas em seu e-mail, assine a nossa newsletter!!

      Reply

  8. Rosana

    11 de abril de 2020 at 13:47

    Boa tarde, quero deixar que fiz o suco de maçã ? limão, laranja,água e confesso. Coloquei 2 folhinhas bempequenas do boldo doce. Meu marido tomou e depois de 30 minutos estava se sentindo melhor. Gostei muito. Obrigada.

    Reply

    • Drogaria Liviero

      13 de abril de 2020 at 08:32

      Que bom que ajudamos, Rosana! ♥ para mais dicas, que tal assinar a nossa newsletter?

      Reply

  9. valda

    22 de maio de 2020 at 19:22

    Gostei vou experimentar… E para quem está sentindo muito cansaço dores nas articulações experimente fazer um chá com manjericão, amora e cravo (esse que colocamos no doce) Cozinhe os três ingredientes juntos por uns 12 minutos. Se quiser pode acrescentar um pouquinho de sal e um pouquinho de açúcar como se tivesse preparando um soro caseiro. É EXCELENTE.

    Reply

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *