Remédio genérico – conheça as principais vantagens de comprar remédio genérico

Remédio genérico – conheça as principais vantagens de comprar

Remédio genérico - conheça as principais vantagens de comprar

Os preços dos medicamentos no Brasil estão entre os mais elevados do mundo, sobretudo por conta da elevadíssima taxa tributária que incide sobre essas substâncias e a sua comercialização em território nacional. Dentro dessa realidade, conhecer quais são as principais vantagens de comprar remédio genérico pode ser muito interessante.

O fato é que essa alternativa já faz parte do cotidiano de muitas pessoas e abocanhou uma parcela significativa do mercado, ocupando um percentual alto nas prateleiras das drogarias e facilitando o acesso à população. Confira o conteúdo e aprenda um pouco mais sobre esses medicamentos!

O que são remédios genéricos?

Os remédios genéricos têm o mesmo princípio ativo de um medicamento de referência, ou seja, são capazes de cumprir as mesmas funções e alcançar os mesmos objetivos dos produtos de marca. O diferencial é que eles trazem a substância ativa e não agregam, no preço, os custos de marketing das grandes corporações.

Usualmente, eles são fabricados após a expiração/renúncia da proteção de patentes ou de outros direitos de exclusividade, além de receberem a devida autorização da ANVISA. Eles podem substituir, sem problemas, um medicamento de referência porque passam por todas as provas de equivalência farmacêutica e bioequivalência.

Quais são as vantagens de comprar remédio genérico?

Excelente qualidade

Uma das vantagens de comprar um remédio genérico está na sua excelente qualidade, que é equivalente aos medicamentos de referência e de marca. Isso é garantido em função dos inúmeros testes exigidos para que eles recebam a concessão do registro.

São análises minuciosas, realizadas em laboratórios de altíssima confiabilidade, como os da Universidade de São Paulo (USP), da Universidade de Campinas (UNICAMP), da Santa Casa de Misericórdia do Rio de Janeiro, entre outras. Além disso, a ANVISA monitora as propriedades e realiza inspeções sanitárias sistemáticas nos laboratórios.

Bons preços

Não dá para falar das vantagens de comprar remédio genérico sem lembrar que eles apresentam bons preços, afinal, essa é uma das principais motivações para muitas pessoas investirem e apostarem na aquisição desse tipo de medicamento. E as razões para essa boa competitividade no mercado são as mais diversas.

Um dos grandes motivos é que seus fabricantes produzem após a expiração da patente, o que implica na não realização das pesquisas de descoberta e desenvolvimento das substâncias, visto que as características são as mesmas do remédio de referência. Além disso, os custos de merchandising são menores que os das grandes corporações.

Facilidade na substituição

Por fim, outra vantagem de comprar um remédio genérico está na facilidade de substituição, ou seja, na capacidade de intercambialidade. Um médico pode, sem medo, mudar um medicamento de marca pelo seu genérico, visto que os níveis de eficácia são assegurados pelos testes de equivalência terapêutica.

Essas avaliações e medições, como dissemos, são realizadas por institutos sérios e incluem, em seus processos, comparações in vitro por meio de estudos de bioequivalência monitorados e apresentados para a ANVISA, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária.

Entendeu quais são as vantagens de comprar remédio genérico? Gostou do conteúdo? Então deixe um comentário aqui no blog!

Drogaria Liviero

Compartilhe:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.