Quais são os remédios para osteoporose? Eles funcionam?

Quais são os remédios para osteoporose? Eles funcionam?

quais-sao-os-remedios-para-osteoporose-eles-funcionam

A preocupação com a saúde deve ser prioridade para qualquer pessoa. Mas, ao longo da vida, alguns problemas podem surgir, mesmo mantendo uma rotina de vida “normal”, como a osteoporose.

Essa doença não tem cura, mas os remédios para osteoporose podem ajudar a controlá-la e permitir que o indivíduo leve uma vida mais saudável. Continue a leitura passa saber mais sobre essa patologia, além dos medicamentos mais recomendados.

Afinal, o que é osteoporose?

osteoporose é uma doença metabólica que provoca uma acentuada perda de densidade óssea. No corpo de uma pessoa com essa patologia, há uma maior atividade dos osteoclastos (células que “destroem” os ossos) do que a atividade dos osteoblastos (células que constroem os ossos).

A consequência disso é um número maior de fraturas, especialmente em idosos, pois essa faixa-etária costuma apresentar quedas com maior frequência.

Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), a osteoporose já atinge 10 milhões de pessoas no Brasil. Esse é um número que, infelizmente, tende a crescer, já que a expectativa de vida dos brasileiros está cada vez maior, aumentando o número de idosos.

Quais são as causas?

Não há uma única causa para a doença, e sim um conjunto de fatores e situações de vulnerabilidade. Por exemplo, mulheres na menopausa têm mais chances de desenvolver a osteoporose, já que não contam mais com o estrógeno (hormônio que funciona como um fator de proteção).

Há também outras condições, como a alimentação sem os nutrientes essenciais, especialmente a deficiência de vitamina D, e a pouca exposição ao sol. A baixa fonte de cálcio e o consumo excessivo de café também podem levar à osteoporose.

Como realizar o tratamento?

Além de fisioterapia para o fortalecimento da musculatura — ação que reduz as chances de quedas e, consequentemente de fraturas —, também é necessário utilizar os remédios para osteoporose prescritos pelo seu médico. Alguns são mais comuns, por exemplo:

Ranelato de Estrôncio

O ranelato de estrôncio pode ser encontrado na forma de sachês (2 gramas) e possui como excipientes o aspartamo, a maltodextrina e o manitol. É indicado para os casos de osteoporose grave e avançada. Nos casos das mulheres com pós-menopausa, a medicação reduz as chances de fraturas no quadril e também nas vértebras.

Também é indicado para o tratamento de homens com osteoporose nos casos em que o uso de outros medicamentos não seja possível.

Calcitonina

A calcitonina é um hormônio que pode estar em quantidade reduzida nos portadores da osteoporose. Ela atua como uma antagonista do paratormônio sobre o metabolismo do cálcio.

Isso significa que essa medicação reduz a presença de cálcio no plasma sanguíneo, inibindo a reabsorção do mineral e, assim, consegue diminuir a atividade os osteoclastos.

Cloridrato de Raloxifeno

Esse medicamento não é só indicado para o tratamento, mas também para a prevenção da osteoporose em mulheres que já passaram pela menopausa. O grande objetivo é reduzir o número de fraturas nessa população, por meio de um aumento na densidade óssea, impedindo a reabsorção óssea. Ele também possui outros benefícios, como a redução do colesterol.

Teriparatida

A teriparatida age no corpo de 3 formas: estimula a construção do osso, por aumentar a ação dos osteoblastos, aumenta a absorção de cálcio pelos alimentos e reduz a perda desse mineral por meio da urina.

Ele não é indicado para pacientes que tenham outras doenças ósseas associadas, como a Doença de Paget (impede a formação de novas células ósseas) ou em situações de câncer nos ossos com metástase.

É importante destacar que a destruição de células ósseas é algo fisiológico e natural do nosso organismo. As células velhas morrem para dar lugar às novas.

O que acontece na osteoporose é que a construção não consegue acompanhar a mesma velocidade na qual ocorre a perda de tecido ósseo. Por isso, os remédios para osteoporose citados acima são essenciais.

Quer saber onde você pode comprar remédios para essa patologia? Então, veja alguns medicamentos para combater a osteoporose no nosso site: clique aqui.

Drogaria Liviero

Compartilhe:

4 Comments

  1. Francisco José celestino saraiva

    5 de outubro de 2019 at 10:53

    Posso tomar remédios para os ossos sem receita medica!comprimido óleo de peixe

    Reply

    • Drogaria Liviero

      6 de janeiro de 2020 at 08:20

      Oi, Francisco! Medicamentos devem ser recomendados exclusivamente por médicos. O óleo de peixe (ômega 3), por sua vez, pode ser comprado livremente.

      Reply

  2. Carlos Alberto Sarmento Manuel

    5 de fevereiro de 2020 at 10:53

    FAÇO USO DE PROLIA 60 MG, ELA É EFICAZ COMO TRATAMENTO ?

    Reply

    • Drogaria Liviero

      12 de fevereiro de 2020 at 17:33

      Olá Carlos Alberto!

      Para uma informação mais detalhada sobre o caso, o recomendado é passar em um médico ou farmacêutico, para que eles possam lhe auxiliar.

      Reply

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *