skip to Main Content

Sedentarismo: 5 dicas para evitar e ter uma vida melhor

Sedentarismo: 5 dicas para evitar e ter uma vida melhor

Muitas pessoas estão buscando evitar o sedentarismo e adotar uma rotina mais ativa. Considerado como o mal do século, o sedentarismo significa a ausência da prática de exercícios e a baixa frequência das atividades físicas.

Esse estilo de vida traz muitos riscos à saúde e por isso precisa ser combatido. Apesar de saber disso, grande parte da população não sabe ao certo o que fazer para sair dele.

Sedentarismo

Para ajudar e dar aquele empurrãozinho, criamos este post com 5 dicas de ações que você deve tomar para evitar o sedentarismo e ter uma vida melhor. Confira!

1. Aprenda o que é o sedentarismo e quais são seus riscos

Com o avanço das tecnologias e as facilidades cada vez mais difundidas na sociedade, o número de sedentários é crescente. Uma pessoa sedentária é aquela que não exerce grandes esforços físicos em seu cotidiano, mesmo que se exercite em algum momento da semana.

Veja sinais de uma rotina sedentária:

  • não realizar atividade física por pelo menos 30 minutos em 3 dias da semana;
  • ter um cansaço aparente ao realizar atividades diárias;
  • raramente caminhar por uma distância maior que 100 metros;
  • passar sentado a maior parte do dia;
  • trabalhar sentado em uma atividade que requer pouco esforço físico.

Os riscos do sedentarismo afetam tanto a saúde como a qualidade de vida. Doenças crônicas como diabetes, problemas cardiovasculares, AVC, obesidade, falta de força muscular e óssea são alguns resultados de uma vida sedentária.

2. Escolha atividades físicas que você gosta

Já que a pessoa vai ter que escolher uma atividade física para adicionar ao cotidiano, o melhor é que ela prefira um esporte que seja do seu gosto e que possa adaptar ao seu dia a dia.

Pense em uma atividade que você sinta vontade de praticar. Se você ainda não sabe do que gosta, não tem problema! Experimente. Só não vale desistir, hein? Se não gostar, parta para outra, até encontrar aquilo que realmente o faça sair do sofá e se mexer.

3. Mude hábitos do cotidiano

Os hábitos cotidianos que não são percebidos podem contribuir para um estilo de vida sedentário. Além de escolher uma atividade física, você pode também começar a adotar hábitos diferentes. Observe algumas mudanças possíveis:

  • deixar o carro na garagem e realizar atividades caminhando;
  • trocar o elevador pela escada;
  • não ficar longos períodos sentados;
  • alongar diariamente.

4. Crie metas atingíveis

Estabelecer objetivos é uma ótima maneira de conseguir adicionar uma nova atividade à rotina. Contudo, é necessário que as metas criadas sejam atingíveis, caso contrário pode haver um efeito reverso, ou seja, uma desmotivação.

Não há nada mais frustrante do que estabelecer um objetivo e não conseguir atingi-lo. Por isso, em um primeiro momento dê mais valor à regularidade do que à intensidade.

5. Seja regular

Falando em regularidade, essa é mais uma dica para evitar o sedentarismo. Ser regular significa que você não precisa dedicar longos períodos de tempo do seu dia à atividade física e nem que ela precisa ser pesada: basta que seja realizada com frequência.

Ou seja, você não precisa correr durante uma hora em dias alternativos. Caminhar um dia sim e o outro não por 30 minutos já é suficiente para manter o sedentarismo afastado.

O corpo humano foi feito para estar em movimento. Com o aumento da longevidade, em longo prazo, pequenas ações diárias a favor do organismo terão grande reflexo na qualidade de vida. Esse fator é muito importante, pois é crescente o número de pessoas que busca envelhecer com saúde.

Você é sedentário? Que tal começar a mudar agora mesmo essa postura? Siga as nossas dicas para evitar o sedentarismo e adicione saúde a sua vida. E se você curtiu o post, deixe um comentário! Para ter mais informações como essa e melhorar a sua saúde, assine a nossa newsletter!

drogarialiviero-sedentarismo

Compartilhe:
Este artigo tem 0 comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Back To Top
×Close search
Buscar