Sintomas da TPM: como vencer o estresse?

Tempo de leitura: 4 minutos

Sintomas da TPM: como vencer o estresse?

Sintomas da TPM: como vencer o estresse?

Dores de cabeça, irritabilidade e uma vontade incessante de comer chocolate. Reconhece essas sensações? Se você pensou nos sintomas da TPM, está certa. Ela ocorre todo mês, algum tempo antes do início da menstruação, e em algumas mulheres o efeito é quase imperceptível, enquanto em outras pode afetar bastante a qualidade de vida.

Para saber como vencer os efeitos da temida tensão pré-menstrual, basta continuar a leitura!

Saiba o que incluir e o que evitar na alimentação

A alimentação influencia diretamente no funcionamento do organismo e alguns nutrientes são essenciais para mulheres. Por isso, você pode usar alguns alimentos a seu favor para reduzir os sintomas da TPM e evitar os que podem aumentá-los.

Uma ótima opção que precisa ser incluída na alimentação são os alimentos ricos em magnésio, como beterraba, aveia, abacate e banana. Eles podem ajudar a reduzir as dores de cabeça e, quando consumidos com a vitamina B6, ainda podem diminuir a irritação, melhorar o humor e a qualidade do sono.

Alimentos como o salmão, o azeite de oliva e a linhaça ajudam a melhorar a circulação e reduzir a sensação de inchaço. Os vegetais escuros contém bastante cálcio e ajudam a aliviar as cólicas, e os alimentos integrais e as fibras dão mais disposição e diminuem a fadiga.

Já entre os alimentos que devem ser evitados estão os molhos e os alimentos ricos em sal, que podem causar retenção de líquidos e aumentar a sensação de inchaço. Alimentos com muita cafeína, bebidas alcoólicas e doces também devem ser evitados, pois causam tensão e pioram o inchaço das mamas.

Aquele chocolate pode até parecer uma boa ideia, pois é rico em magnésio e seu corpo está carente desse nutriente. O problema é que ele melhora os sintomas por um tempo, mas depois os aumenta. Caso sinta vontade de comer algum doce, opte por frutas e sucos naturais.

Faça exercícios físicos

Evitar o sedentarismo traz grandes benefícios para o corpo e para a mente e, quando se trata dos sintomas da TPM isso não é diferente. Ao praticar as atividades físicas, são liberadas as endorfinas, hormônios que proporcionam a sensação de prazer e causam o relaxamento.

Além disso, também são feitas massagens internas nos órgãos, o que alivia sintomas como a cólica e o inchaço, mas é preciso que as atividades sejam feitas com moderação porque, quando muito intensas, podem agravar os sintomas.

Procure ajuda médica

Algumas mulheres sentem os sintomas de forma muito mais forte e precisam de tratamentos com medicamentos. Embora esse seja o caso apenas de uma minoria, caso você perceba que precisa de ajuda, não hesite e converse com seu ginecologista. Dependendo da situação, podem ser receitados suplementosou medicamentos para dor e outros sintomas, de acordo com as queixas.

Os suplementos também podem ser uma boa opção para mulheres que têm uma rotina muito corrida e não conseguem ingerir, por meio da alimentação, todas as vitaminas necessárias. Portanto, conversar com seu médico sobre sua rotina é sempre importante.

Conheça seus limites

Durante a TPM, a mulher pode estar mais sensível e irritada. Sabendo disso, quando perceber que está começando a perder o controle ou se sentir mal, interrompa por um momento o que estiver fazendo e respire. Tente relaxar e não se expor a situações de estresse durante esse período.

Caso isso não seja possível, seja compreensiva com seu corpo e entenda que está mais suscetível a algumas sensações. Olhe pelo lado bom: usando essas dicas você poderá aliviar os sintomas da TPM e passar por esses dias de forma mais confortável.

E para ajudar mais ainda, também fizemos um artigo sobre como aliviar as cólicas menstruais que vale a pena conferir!

Gostou das nossas dicas então, assine a nossa newsletter e fique por dentro de outros assuntos relacionados e curta a nossa página no Facebook para saber de muitas outras novidades!

Drogaria Liviero!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *