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4 suplementos vitamínicos que você precisa conhecer

Suplementos vitamínicos que você precisa conhecer

Suplementos vitamínicos – A rotina agitada faz com que você se alimente mal? Pois saiba que isso pode prejudicar a sua saúde. A falta de suplementos vitamínicos contribui para que o sistema imunológico perca a sua força e se torne mais aberto a “ataques” de vírus, bactérias e doenças autoimunes.

suplementos vitamínicos

Não é todo mundo que consegue programar a alimentação semanal, seguindo os critérios nutricionais indicados. Os lanches rápidos, que substituem as principais refeições, nem sempre são suficientes quando o quesito é valor nutricional e, quando o corpo começa a dar sinais, talvez seja preciso uma suplementação vitamínica. Por isso, vamos te apresentar 4 dicas de suplementos que fazem a diferença para a sua saúde.

1. Ácido fólico

A vitamina B9, conhecida como ácido fólico, é um nutriente muito importante para várias funções do organismo. Por ser solúvel em água, é facilmente eliminada do corpo através da urina e deve ser reposta diariamente.

Em quantidades certas, o ácido fólico:

  • protege a saúde do cérebro, prevenindo a depressão;
  • fortalece o sistema imunológico;
  • estimula a produção das células do sangue, prevenindo a anemia;
  • mantém a saúde dos vasos sanguíneos e diminui a homocisteína, um aminoácido que está presente no plasmo do sangue e é relacionado ao aparecimento de doenças cardiovasculares;
  • previne alterações no DNA, o que pode contribuir para a prevenção do câncer de cólon;
  • controla a evolução do vitiligo.

Na gravidez, os suplementos vitamínicos de ácido fólico são indispensáveis, já que ele é o principal nutriente para a formação do sistema nervoso do feto.

2. Ômega 3

O ômega 3 é um ácido graxo essencial para o corpo. Incapaz de ser produzido pelo organismo, ele é especialmente encontrado em peixes e seus óleos. A sua ingestão:

  • contribui para a saúde do coração, por regular a atividade das plaquetas sanguíneas;
  • regula os níveis do colesterol, contribuindo para o aumento dos níveis do HDL, conhecido como o colesterol bom, e reduz os níveis de triglicérides;
  • melhora a visão, porque participa do recobrimento da retina, onde acontece a transformação do estímulo luminoso em elétrico para o cérebro realizar todo o processo de enxergar;
  • melhora o desenvolvimento cognitivo e diminui o risco de doenças como o Alzheimer e a depressão;
  • contribui para o alívio dos sintomas da artrite reumatoide, por possuir ação anti-inflamatória.

3. Vitamina D

A vitamina D é, geralmente, absorvida pelo organismo por meio da exposição solar diária. Contudo, as rotinas cada vez mais agitadas e em ambientes fechados têm feito com que o corpo não a sintetize e necessite de uma suplementação. Conheça alguns de seus benefícios:

  • em gestantes, contribui para que o feto cresça com mais saúde e reduz as chances da criança nascer com autismo;
  • ajuda no fortalecimento do sistema imunológico;
  • auxilia na prevenção de alguns tipos de câncer, como o de mama e da próstata;
  • previne gripes, resfriados e infecções respiratórias;
  • trata algumas doenças autoimunes, como a esclerose múltipla e a artrite reumatoide.

4. Niacina

A niacina, ou vitamina B3, também é solúvel em água, o que faz com que o corpo não a armazene. Sua suplementação diária contribui para:

  • manter a saúde dos cabelos, pele e olhos;
  • dar suporte às funções dos sistemas nervoso e digestivo;
  • contribuir para a conversão dos carboidratos em energia;
  • auxiliar na produção dos hormônios sexuais;
  • melhorar a circulação e desencadear efeitos anti-inflamatórios.

Agora que você já conhece os benefícios desses 4 suplementos vitamínicos, mantenha a sua saúde em dia e tenha sempre um acompanhamento especializado. E para ter mais dicas, siga as nossas redes sociais. Estamos no Twitter e no Facebook!

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