Tamoxifeno – entenda o que é e para que serve o medicamento

Tamoxifeno – entenda o que é e para que serve

tamoxifeno-entenda-o-que-e-e-para-que-serve-o

câncer de mama é o tipo de tumor que mais mata mulheres no Brasil. A estimativa do Inca (Instituto Nacional do Câncer) é que, a cada ano, apareçam mais 60 mil novos casos e o pior dessa notícia é que o problema tende a acometer mulheres cada vez mais jovens. Hoje a medicina pode contar com alguns medicamentos como o tamoxifeno que pode ajudar a diminuir os efeitos colaterais.

Vamos agora falar um pouco mais sobre esse remédio, suas principais informações e como ele pode ajudá-la a passar por essa fase da melhor maneira possível!

O que é tamoxifeno?

Esse é um medicamento que é caracterizado como um modulador seletivo do receptor de estrogênio. Isso quer dizer que o tamoxifeno consegue bloquear a ação do hormônio que é produzido durante toda a vida e só encerra a sua atividade no período da menopausa.

Um desequilíbrio hormonal, normalmente, tem como consequência, uma quantidade elevada de estrogênio. Este, por sua vez, se liga às células cancerígenas, que ainda estão em pouca quantidade e faz com que elas se multipliquem, piorando o estado de saúde da mulher.

Para que ele serve?

Após um diagnóstico detalhado do câncer (tipo, estágio, se possui ou não certas proteínas como a Ki-67 e p53) é verificado também se as células cancerígenas são receptoras de alguns tipos de hormônios como a progesterona e o estrogênio.

Em caso positivo, após o tratamento com quimioterapia, radioterapia ou outros, tanto homens quanto mulheres que passaram por ele, precisam realizar a chamada hormonoterapia (esse tratamento também pode ser realizado ao mesmo tempo em que outros como a radioterapia que acabamos de citar). Nela, será necessário ingerir medicamentos como o tamoxifeno por cerca de 5 a 10 anos.

O que esse medicamento faz é bloquear os receptores de estrogênio, principalmente nos tecidos da região mamária. Assim, o hormônio não consegue mais se ligar aos receptores presentes nas membranas das possíveis células cancerígenas que ainda podem existir.

Quais os efeitos colaterais do tamoxifeno?

Essa é uma das maiores reclamações de quem toma a medicação: os efeitos colaterais. Ele induz a menopausa e assim, todos os sintomas dessa fase acabam aparecendo, muitas vezes, antes do tempo: diminuição da libido, calor excessivo – também conhecido como fogachos –, ganho de peso, ressecamento vaginal e outros.

Há também outros efeitos colaterais que podem surgir e que estão listados na bula do remédio.

Esses efeitos são até esperados já que, no caso da hormonoterapia, o tamoxifeno está inibindo a participação do estrogênio no organismo. Isso gera, como consequência, todos os sinais e sintomas típicos dessa condição.

Como amenizar os efeitos colaterais?

Uma das maiores dificuldades que as pacientes podem sentir é em lidar com os efeitos colaterais dos quais acabamos de falar.

O próprio médico poderá indicar outras medicações que ajudarão a mulher a continuar com o tratamento sem sentir tanto os efeitos. Mas, além das medicações, você também pode lançar mão de estratégias mais naturais como fazer meditação para melhorar a insônia ou realizar atividades físicas com frequência, algo que pode ajudar a controlar o ganho de peso.

Como tomar o tamoxifeno?

A porção recomendada por dia é de apenas 20 mg que pode ser tomada de uma única vez, ou dividida em duas porções, cada uma de 10 mg ao dia. Ainda assim, você deve seguir apenas o que o seu médico recomendar já que ele é o único capaz de saber qual a dosagem que o seu corpo necessita.

Está precisando comprar tamoxifeno? Então acesse o nosso site e descubra uma forma rápida de fazer isso e você ainda recebe o seu medicamento em casa!

Drogaria Liviero

Compartilhe:

2 Comments

  1. Júnior

    16 de novembro de 2018 at 12:37

    Bom dia eu faço academia posso tomar

    Reply

    • Drogaria Liviero

      25 de abril de 2019 at 16:27

      Olá Júnior, não aconselhamos fazer uso desta medicação sem uma orientação de um médico especialista.

      Reply

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *