Teste de gravidez de farmácia é confiável?

Teste de gravidez de farmácia é confiável?

Quando se está em dúvida sobre uma possível gravidez, o que a mulher mais deseja é confirmar, ou não, o fato o quanto antes. Como os resultados de exames de laboratório podem demorar alguns dias, aumentando a ansiedade, o teste de gravidez de farmácia é muito procurado.

Mas será que esse tipo de teste realmente funciona e não vai indicar um resultado falso? Neste artigo vamos responder a essa e a outras perguntas sobre o assunto. Acompanhe!

teste de gravidez

Como funciona o teste de gravidez de farmácia?

Para quem está com pressa de saber se está grávida ou não, o teste de gravidez de farmácia é a melhor opção para acabar com a dúvida. Ele é prático, tem um preço acessível e é feito em casa, com conforto e tranquilidade, além de revelar o resultado em poucos minutos. Isso é possível porque o teste de gravidez de farmácia funciona com reações químicas. Elas acontecem entre os hormônios presentes na urina e os anticorpos contidos na fita.

Quando o material do teste entra em contato com a urina, ele a absorve e faz com que os anticorpos da fita fiquem solúveis. Se houver a presença do hormônio hCG (gonadotrofina coriônica humana), produzido quando o óvulo é fecundado, a reação se inicia. Os anticorpos se prendem ao hormônio e ambos “caminham” pela fita até o ponto da linha de resultado. Ali eles provocam a reação química que libera o pigmento que faz aparecer a segunda linha no teste, a de positivo.

Apenas uma linha não indica gravidez, pois ela aparece somente para indicar que o teste foi feito da maneira correta.

Existem diversos tipos de teste de gravidez de farmácia, com formatos e inscrições diferentes e também com indicações que facilitam saber se o resultado é positivo ou negativo. No entanto, todos funcionam do mesmo modo, reagindo com o hormônio presente na urina.

O teste de farmácia pode dar errado?

O teste de gravidez de farmácia costuma apontar mais de 99% de precisão, no entanto ele pode dar errado em algumas circunstâncias especiais. Veja a seguir quais são elas:

1. Ao fazer o teste cedo demais

Embora alguns testes indiquem que é possível diagnosticar a gravidez no primeiro dia de atraso da menstruação, o ideal é esperar uma semana de atraso para que o organismo possa produzir o hCG em quantidade suficiente para causar a reação química.

2. Ao fazer o teste no meio do dia

O ideal é fazer o teste utilizando a primeira urina do dia. Ela é mais concentrada, e em caso de gravidez, contém maior quantidade de hormônio. Fazer o teste no meio do dia pode resultar num falso negativo.

3. Ao usar um teste vencido

Se o teste estiver fora da data de validade ele pode acusar resultado falso também. Confira a validade e evite armazená-lo em casa. Compre o teste somente quando for utilizar.

4. Ao fazer uso de alguns medicamentos

Alguns medicamentos para estimular a ovulação e tratar a infertilidade podem conter o hCG e acusar um resultado falso positivo.

5.  Ao apresentar alterações hormonais

As alterações hormonais, como nos casos de aborto recente ou gravidez molar, podem acusar o falso positivo também, pela alta concentração de hCG que ainda pode estar presente no organismo.

6. Ao apresentar problemas de saúde

Casos raros de problemas de saúde, como certos tumores, podem fazer o organismo liberar hCG e o teste de gravidez será falso positivo.

O que fazer se o teste der positivo?

Se o teste de gravidez de farmácia acusar positivo, procure um obstetra ou ginecologista. Ele vai pedir o exame de sangue para ter um diagnóstico devidamente documentado e iniciar o pré-natal.

Se o teste der negativo e a menstruação continuar atrasada, também consulte o ginecologista para descobrir o motivo desse atraso.

O teste de farmácia é eficaz e ajuda a controlar a ansiedade quando há dúvidas sobre uma gravidez. Ele é confiável e, se utilizado da maneira correta, raramente acusa um resultado falso.

Você já fez um teste de gravidez de farmácia? Ainda tem alguma dúvida a respeito do assunto? Deixe seu comentário!

Gostou desse artigo? Então siga-nos no Twitter e curta nossa página no Facebook para conferir mais assuntos interessantes como esse!

Compartilhe:

10 Comentários

  1. Salene

    3 de maio de 2018 at 00:23

    Ola eu tomo anticoncepcional trimestral e não menstruo fiz relações com mu noivo e minha injeção já estavpra vencer tem alguns dias que deceu aquele sangue parecido com o da nidação e sinto todos os sintomas de gravidez mais fiz hontem o teste de gravidez e deu negativo mais eu não sei oq fazer sinto cólicas e enjoous

    Reply

    • Drogaria Liviero

      3 de maio de 2018 at 09:19

      Olá Salene, no seu caso é melhor você entrar em contato com um médico especialista na área para você ter uma posição definitiva.
      Obrigado pelo contato, caso você tenha mais alguma dúvida você pode comentar novamente.

      Drogaria Liviero:
      E-mail: atendimento@drogarialiviero.com.br
      Telefone: (11) 2334-2747.

      Reply

    • Edineia

      23 de abril de 2020 at 14:10

      tomo anticoncepcional a 16 anos muito tempo todos os dias certinho e seguindo o intervalo mas faz 2 meses que minha menstruação não desceu já fiz o teste de farmácia e deu negativo! Por favor me ajude o que está acontecendo!!??

      Reply

      • Drogaria Liviero

        24 de abril de 2020 at 08:01

        Bom dia, Edineia! Existem muitos motivos para esse fato, desde estresse a condições do corpo. Converse com seu ginecologista para que ele possa te orientar!

        Reply

  2. Eeminia

    23 de abril de 2019 at 00:12

    Olha estou tentando engravida depois de 5 anos toamndo anticoncecional minha menstruação veio meio bagunçada dia 5 de abril 3 dias e parou fiz teste de farmácia deu negativa ? espero mais um pouco pra fazer outro o procuro o médico

    Reply

  3. Ana Paula Filier Soares

    4 de junho de 2019 at 22:21

    Boa noite tomo pilula constante porém no.mes de abril E maio tomei muito irregular por ter muita dor estomacal e diarreia dia 24 de maio foi o último comprimido e até hj dia 4 nao desceu ainda fiz o teste de farmácia porém o teste está vencido não tinha visto e deu negativo será q é possível eu estar grávida.

    Reply

    • Nação Digital

      25 de julho de 2019 at 08:04

      Olá, Ana! Faça o teste de gravidez novamente e procure um médico.

      Reply

  4. Barbara

    11 de setembro de 2019 at 05:33

    Tive relação sem proteção 26/07 dia 29/07 minha menstruação desceu normal, dia 27/08 ela desceu em pouca quantidade e por 3 dias, minha menstruação costuma ser de entre 5 e 6 dias. Fiz teste de gravidez dia 31/08 farmácia e 03/09 no posto próximo a minha casa e ambos deram negativo. Eu posso confiar nesse resultado?

    Reply

    • Atendimento Drogaria Liviero

      12 de setembro de 2019 at 16:24

      Olá Barbara!

      A melhor pessoa para lhe orientar neste sentido é seu médico, pois ele poderá solicitar mais exames para comprovar ou não a possibilidade de gravidez.

      Obrigada!

      Drogaria Liviero

      Reply

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.