Tipos de sabonetes – veja os 9 principais do mercado

A indústria cosmética não para de nos surpreender a todo o momento, não é mesmo? A cada dia são lançados novos produtos, como diversos tipos de sabonetes, que prometem tratar da saúde e da beleza da pele.

No entanto, não basta adquiri-los apenas porque os comerciais de cosméticos são encantadores ou, ainda, por apresentarem embalagens e aromas irresistíveis. É preciso também saber quais são as finalidades desses produtos e para quais tipos de peles são mais indicados.

Neste post, você aprenderá a escolher o sabonete correto a partir do seu tipo de pele e, por meio de dicas simples e práticas, conseguirá optar por um dos 9 modelos para cuidar da sua pele com a atenção e o carinho que ela merece. Vamos conferir?

Como identificar os tipos de pele?

Antes de comprar o sabonete, é recomendado saber qual é o tipo de pele de cada usuário, com o objetivo de oferecer os melhores benefícios para derme e, também, evitar danos, tais quais irritações e coceiras, que um cosmético errado pode ocasionar.

Pele seca

Tem como principal característica o ressecamento, devido à falta de hidratação. Isso acontece porque existe uma barreira hídrica que impede que a água do corpo mantenha a pele hidratada. Coceiras e descamações são muito comuns nesses casos.

Pele normal

A pele normal não apresenta áreas ressecadas, bem como não tem pontos de oleosidade. A textura é uniforme, aveludada e os poros costumam estar sempre fechados.

Pele oleosa

Já a pele oleosa tem a superfície muito espessa, espinhas e poros dilatados. A conhecida zona T (testa, nariz e queixo) apresenta brilho excessivo, o que costuma incomodar tanto as mulheres quanto os homens.

Pele sensível

Se a pele apresentar ressecamento e vermelhidões em pontos diferentes do rosto, seja pelo uso de cosméticos novos, seja por exposição a certos fatores climáticos, como o vento ou o frio, certamente, ela é caracterizada como sensível.

Afinal, quais são os tipos de sabonetes encontrados no mercado?

Agora que você já sabe identificar qual é o seu tipo de pele, é hora de conhecer os sabonetes existentes no mercado, a fim de escolher o mais indicado para se cuidar!

1. Sabonete líquido

Ele é o mais indicado para higienizar a derme, uma vez que contém um Ph muito próximo ao dela. A principal vantagem é que o sabonete líquido pode ser usado por todos os membros da família, uma vez que a embalagem não permite o contato direto das mãos.

2. Sabonete em barra

Entre os mais comuns tipos de sabonetes encontrados em mercados, farmácias e perfumarias, o em barra pode ser usado diretamente em toda face e no corpo inteiro. Apesar de não fazer muita espuma, cumpre a função de higienizar a pele, sendo que cada pessoa deve ter o seu.

3. Sabonete antibactericida

O sabonete antibactericida oferece proteção aos corpos que ficam expostos a certos tipos de contaminação, por exemplo, em hospitais, parques, escolas, praias, piscinas etc. Entretanto, ele não deve ser usado diariamente, pois apresenta ingredientes mais potentes em suas formulações.

4. Sabonete hidratante

O mais recomendado para a pele seca é o sabonete hidratante, que pode ser usado todos os dias e promete repor a umidade natural da pele, tanto no corpo quanto no rosto. Há uma grande variedade desse tipo, portanto, não é difícil encontrá-lo no mercado.

5. Sabonete esfoliante

O sabonete esfoliante contém em sua formulação pequenas esferas, que são capazes de remover as impurezas mais profundas da derme, fazendo a função de uma espécie de lixa. Assim sendo, ele não deve ser utilizado indiscriminadamente, pois o uso contínuo pode deixar a pele fina e sensível demais.

6. Sabonete íntimo

O sabonete em questão tem a finalidade de higienizar a região íntima da mulher, permitindo que o Ph vaginal torne-se equilibrado. Desse modo, é possível evitar a proliferação de fungos e bactérias presentes no local. Ainda, é válido lembrar que o seu uso deve ser externo e não apresenta contraindicações.

7. Sabonete para bebê

Conhecidos de todas as mamães pelos aromas e texturas delicados, esse tipo de sabonete contém ingredientes que não agridem a pele frágil do bebê. Logo, o Ph natural da derme consegue manter-se equilibrado. Não tem contraindicações e pode ser usado por crianças maiores também.

8. Sabonete perfumado

Como o próprio nome diz, o sabonete perfumado tem como principal característica o aroma marcante, que pode ser floral, cítrico, amadeirado, entre outras fragrâncias. A ideia é deixar a pele com um agradável perfume logo após o banho.

9. Sabonete hipoalergênico

Entre os tipos de sabonetes vendidos no mercado, o sabonete hipoalergênico é o mais recomendado para prevenir coceiras e irritações sobre a cútis. Por serem livres de agentes conservantes, tais quais o parabeno e a isotiazolinona, o cosmético não causa alergia e promove uma textura mais macia da pele.

O que é preciso saber antes de comprar sabonetes?

Antes de adquirir os sabonetes que você e sua família usarão, é importante considerar alguns itens para garantir a beleza e a saúde da pele de todos. Por isso, fique atento aos seguintes detalhes:

  • marca — certifique-se que o cosmético tem tradição e credibilidade no mercado, bem como se há comentários negativos em sites de reclamações;
  • textura — não utilize sabonetes que estão com texturas leitosas ou quebradiças demais;
  • aroma — o produto que apresenta cheiro desagradável também deve ter o seu uso descontinuado, pois pode estar contaminado ou vencido;
  • preço —  certos tipos de sabonetes, como os antibactericidas ou hipoalergênicos, não devem ser comprados se estiverem muito baratos, porque contêm ingredientes mais elaborados, o que encarecem a comercialização;
  • recomendação médica — fique atento às recomendações dos dermatologistas quanto aos cosméticos que você pode usar, a fim de evitar danos para a pele.

Enfim, como você pode ver, os tipos de sabonetes existentes no mercado são muitos e cada qual apresenta uma função diferente. Então, oriente-se pelas dicas que trouxemos no post e não deixe de consultar o dermatologista antes de utilizar qualquer cosmético. Pense sempre na saúde e beleza da sua pele!

Visite o site da Drogaria Liviero e adquira bons produtos com os melhores preços do mercado!

Compartilhe:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *