Tratamentos para Acne? Entenda o que é e qual o melhor!

Tratamentos para Acne? Entenda o que é e qual o melhor!

Quem nunca sofreu com acne na adolescência ou ainda sofre até hoje? Não é à toa, afinal, dados mostram que o problema é comum em 90% dos adolescentes e chega a atingir 50% dos adultos. Para garantir a saúde e a higiene da sua pele, portanto, é fundamental conhecer os principais tratamentos para acne.

A notícia boa é que, por mais comum que seja sofrer com a acne, é ainda mais simples aplicar o tratamento adequado na sua pele. Tanto pela limpeza como pela medicação, é possível encontrar a opção mais adequada para cada situação, garantindo o mais importante: a saúde da sua pele.

Que tal, então, saber mais sobre esse problema e os principais tratamentos para acne disponíveis no mercado? Continue a leitura deste artigo e tire todas as suas dúvidas sobre o assunto. Confira!

O que é acne e quais são as suas causas?

Para quem sempre está de olho em maneiras de preservar a saúde e o bem-estar de toda a sua família, a acne, sem dúvidas, faz parte da sua rotina. Mas, afinal, o que é acne? Nada mais do que uma condição da pele em que as regiões onde nascem os pelos são obstruídas por sebo e outras células mortas.

Muito comum no rosto, no peito, nas costas e nos ombros, a acne pode ser resultado de diferentes causas. A principal delas é a colonização de bactérias, que se alimentam do sebo nas glândulas sebáceas e infestam a região, contribuindo para o surgimento do problema.

Além disso, hábitos diários interferem diretamente no surgimento da acne. Alimentação muito gordurosa e repleta de açúcar, medicamentos, estresse ao provocar um desequilíbrio emocional e consequente aumento da oleosidade na pele também podem gerar uma inflamação na região.

Qual a diferença entre acne e espinhas?

Uma dúvida muito comum está na diferença entre acne e espinhas. Na prática, a acne é uma condição da pele que propicia o surgimento de diferentes lesões na região, como espinhas e cravos. Ou seja, espinhas são consequências da acne.

Quais os melhores tratamentos para acne?

Agora é hora de saber a parte mais importante: quais são os melhores tratamentos para acne? O melhor é o combate diário, com sabonetes que promovam uma limpeza profunda da pele, acabando com a oleosidade. Mesmo assim, espinhas e cravos acabam surgindo e produtos secativos devem ficar no seu armário, já que aceleram a cura dessas lesões.

Em situações mais graves — com a presença de pus e inflamações constantes —, é possível utilizar medicamentos com isotretinoína em sua composição. Os efeitos colaterais, porém, são muitos e é preciso se consultar com um especialista no assunto.

Além disso, é importante nunca espremer as espinhas ou cravos, o que pode causar ainda mais lesões na região ao redor. O ideal é passar algum medicamento e esperar que a lesão se cicatrize de forma mais saudável. Caso o problema persista, é fundamental procurar por um dermatologista para receber o tratamento adequado.

Gostou deste conteúdo? Que tal, então, ficar sempre bem informado sobre assuntos como esse? Para isso, basta assinar a nossa newsletter e receber artigos e matérias diretamente na sua caixa de e-mail!

Compartilhe:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *